Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil?  |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
BONINI, Adair.
O presente artigo procura estabelecer um inventário inicial dos gêneros que circulam nos jornais brasileiros. Buscou-se, deste modo, determinar a forma como a noção de gênero tem sido tratada na literatura teórica e prática da área de comunicação e, a partir daí, levantar os gêneros que são citados como representativos desse meio social. Percebe-se, nesta literatura, que a noção de gênero é pouco precisa e que há grande divergência nos rótulos citados, o que, contudo, também se mostra como rico material de pesquisa.
Palavras-chave: Gênero textual. Discurso. Comunicação. Jornalismo.
|
541 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial.  |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.
Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.
Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.
|
444 0 bytes http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Palavras escritas, indícios de palavras ditas  |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
GERALDI, João Wanderley Segundo o ponto de vista bakhtiniano, toda a enunciação é apenas uma fração de uma “corrente de comunicação verbal ininterrupta”. Como situar nesta corrente os textos escritos por crianças em seus primeiros anos de escolaridade? Excluí-los desta corrente significaria assumir que o esforço da criança para escrever produz o perverso efeito de uma desterritorialização enunciativa: enquanto falantes, as crianças participariam do processo contínuo de produção de enunciados; enquanto aprendizes da escrita, face ao estranhamento próprio dos convívios iniciais, produziriam textos excluídos deste mesmo fluxo, como se fossem estrangeiros diante das palavras de sua própria língua. Meu objetivo neste trabalho é encontrar, com base na leitura de um conjunto aleatório de textos escritos por crianças, indícios de outros textos, produtos de práticas discursivas escolares cujas palavras, retomadas pelos aprendizes da escrita, adquirem novos tons apreciativos em seus textos e podem revelar suas compreensões das palavras, dos discursos, das atitudes e das relações que se instituem no ambiente escolar.
Palavras-chave: Enunciação. Subjetividade. Escrita. Ensino.
|
537 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes?  |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.
Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.
|
3179 0 bytes Revista Travessias http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888 |
|