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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo” Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVEIRA,Rosa Maria Hessel

Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última formado rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.

Palavras-chave: Escrita. Produção textual. Re-escrita. Vestibular. Redação.

Downloads 499  499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://scholar.google.com.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Polidez linguística no “Telemarketing” Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
APPA, Renira Cirelli

Este trabalho investiga a polidez linguística nas negociações de telemarketing. Visa demonstrar como se dá este funcionamento e pretende contribuir para a melhor compreensão do processo de polidez em ambientes muitas vezes hostis e sempre inesperados, como é o caso das ligações de telemarketing ativo ou passivo. O corpus é composto pela transcrição de ligações telefônicas de telemarketing do BankBoston e SOS Computadores. No discurso informativo e de interesse comercial característico do telemarketing, a polidez facilita a interação, quanto mais interesse comercial houver no contexto, mais importante se tornará a polidez. Já que a unilateralidade da situação não permite a abordagem face a face, a entonação da voz será fundamental para passar a ideia de cortesia ou polidez.

Palavras-chave: Polidez linguística. Conversação telefônica. Telemarketing.

Downloads 493  493  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http:///www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Funções do mas em um texto oral-dialogado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola

Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para
garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.

Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.

Downloads 488  488  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Notícias de estudos realizados sobre as formas de tratamento no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MODESTO, Artarxerxes Tiago Tácito

O estudo das formas de tratamento no Brasil tem merecido muita atenção nos últimos anos. A crescente utilização da forma “você” em detrimento de “tu” tem sido analisada amplamente como uma opção para um tratamento igualitário. É corrente a afirmação que a forma “você” vem adquirindo estatuto pronominal, enfraquecendo a concordância e acarretando muitas mudanças a partir de meados dos séculos XIX. Em meio a essa concorrência, aparece as formas “o senhor” e “a senhora”, que indicam tratamento mais formal. As formas “vós” e “vos”, “vosso”, também desaparecem, cedendo lugar a “Vocês”. Este artigo faz uma reflexão sobre os resultados de alguns trabalhos desenvolvidos no Brasil sobre esse tema, procurando com isso traçar um paralelo entre as formas de tratamento correntes do português brasileiro atual.

Palavras-chave: Tratamento. Tu. Você.

Downloads 486  486  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da

Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a
necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre
a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.

Downloads 464  464  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 437  437  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Influência das línguas africanas no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CASTRO, Yeda Pessoa de.

Downloads 430  430  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes

A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.

Downloads 427  427  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009  Site http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A imagem e o verbo - A adaptação cinematográfica dos livros de Raduan Nassar Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
COUTINHO, Angélica

O ensaio objetiva analisar dois casos de adaptação literária para o cinema que rompe a “regra de ouro” de muitos livros de roteiro ao defender a melhor adaptação como a que mais se afasta do texto original. Os casos estudados – "Um copo de cólera" e "Lavoura arcaica" – são exemplos de filmes que se entregam à prosa do autor Raduan Nassar, reproduzindo não apenas a trama, mas também dramatizando a própria palavra impressa.

Palavras-chave: Adaptação. Literatura Brasileira. Cinema Brasileiro.

Downloads 418  418  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Texto visual na Educação Infantil: contribuições para contrução do conhecimento da criança Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste texto, colocamos em discussão a utilização do texto visual, no contexto da Educação Infantil, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da leitura de mundo da criança e, conseguintemente, para a construção do seu repertório de conhecimentos. Decorrente deste, refletimos sobre: a) a modificação no conceito de texto e seus reflexos no trabalho pedagógico com a leitura; b) as experiências vivenciadas na Oficina O Texto Visual na Creche: um passeio pelas pinturas de Tarsila do Amaral.

Palavras-chave: Imagem. Leitura de mundo. Constituição dos saberes.

Downloads 418  418  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Arredia  Site http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/arredia/article/viewArticle/3290
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