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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pré-vestibular Comunitário:traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior públ Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Aline Adriana et alii

Este trabalho tem como objetivo abordar as experiências vivenciadas na Oficina de Interpretação de Texto e Redação, desenvolvida pelo Pré - vestibular Comunitário do Programa Conexões de saberes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tal oficina era voltada para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibular das Universidades Federais de Pernambuco. Sabemos que, na sociedade atual, a leitura e a escrita são competências linguísticas de fundamental importância, que surgem como diferenciais, sobretudo, no que tange aos processos seletivos, como é o caso das provas de vestibulares. Contudo, a maior parte dos estudantes de escolas públicas tem dificuldade em interpretar e produzir textos para diversos tipos de provas.

Palavras-Chave: Língua. Texto. Ensino. Leitura. Escrita.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A morte e a morte em Mia Couto e Jorge Amado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Ana Cláudia da

Conquanto Mia Couto tenha declarado, em várias entrevistas, a influência de Jorge Amado em sua formação, assinando, mesmo, o prefácio da nova edição de Tocaia grande (AMADO, 2008), não é por esta via, a da relação de fonte e influência, que aproximamos, aqui, a obra dos dois autores. Nossa leitura tem como objeto primordial o texto, para, nele e através dele, ler alguns elementos das culturas africana e afro-brasileira que estão na base das criações de ambos os autores. Tratamos, especificamente, do tema da morte nas duas culturas, ou, melhor dizendo, de como a literatura transforma e recria a morte, superando-a artisticamente e estabelecendo um diálogo vivo entre diferentes culturas de raiz banta. Os estudos antropológicos de Carlos Serrano, Juana Elbein dos Santos e Henri Junod sobre as culturas africanas é que oferecem a base para a nossa leitura da morte nestas obras literárias.

Palavras-chave: Mia Couto. Jorge Amado. Literaturas africanas de língua portuguesa. Literatura brasileira. Morte.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Muitas línguas em uma Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FIGUEIRA, Fabíola Pereira Rodrigues

Ancorado principalmente em Marcos Bagno, este texto discute o preconceito linguístico no Brasil e procura mostrar que não existe português errado, mas uma grande variedade: de Portugal para o Brasil, do Rio de Janeiro para São Paulo, dentro do Rio de Janeiro, em diferentes grupos.

Palavras-chave: Marcos Bagno. Preconceito linguístico. Variedade linguística.

Downloads 594  594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Linguasagem  Site http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao04/04_008.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Notícias de estudos realizados sobre as formas de tratamento no português brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MODESTO, Artarxerxes Tiago Tácito

O estudo das formas de tratamento no Brasil tem merecido muita atenção nos últimos anos. A crescente utilização da forma “você” em detrimento de “tu” tem sido analisada amplamente como uma opção para um tratamento igualitário. É corrente a afirmação que a forma “você” vem adquirindo estatuto pronominal, enfraquecendo a concordância e acarretando muitas mudanças a partir de meados dos séculos XIX. Em meio a essa concorrência, aparece as formas “o senhor” e “a senhora”, que indicam tratamento mais formal. As formas “vós” e “vos”, “vosso”, também desaparecem, cedendo lugar a “Vocês”. Este artigo faz uma reflexão sobre os resultados de alguns trabalhos desenvolvidos no Brasil sobre esse tema, procurando com isso traçar um paralelo entre as formas de tratamento correntes do português brasileiro atual.

Palavras-chave: Tratamento. Tu. Você.

Downloads 560  560  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Polidez linguística no “Telemarketing” Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
APPA, Renira Cirelli

Este trabalho investiga a polidez linguística nas negociações de telemarketing. Visa demonstrar como se dá este funcionamento e pretende contribuir para a melhor compreensão do processo de polidez em ambientes muitas vezes hostis e sempre inesperados, como é o caso das ligações de telemarketing ativo ou passivo. O corpus é composto pela transcrição de ligações telefônicas de telemarketing do BankBoston e SOS Computadores. No discurso informativo e de interesse comercial característico do telemarketing, a polidez facilita a interação, quanto mais interesse comercial houver no contexto, mais importante se tornará a polidez. Já que a unilateralidade da situação não permite a abordagem face a face, a entonação da voz será fundamental para passar a ideia de cortesia ou polidez.

Palavras-chave: Polidez linguística. Conversação telefônica. Telemarketing.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http:///www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Funções do mas em um texto oral-dialogado Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SELLA, Aparecida Feola

Este artigo retrata pesquisa sobre o estudo da conjunção ‘mas’, considerando-se a proposta de Ducrot (1984) referente às orientações argumentativas operadas pelo mas. Empreende-se uma tentativa de conjugar a proposta desse autor às condições de produção de um texto oral-dialogado, nas quais os falantes empreendem esforços para
garantirem a auto-imagem. Essa condição propicia usos dos ‘mas’ que extrapolam o universo da significação da frase, já que promove atos do tipo asserções, constatações, perguntas, dúvidas, os quais estão sob constante vigilância por parte dos interactantes. Sendo assim, tenta-se conciliar a possibilidade de se considerar tanto marcas inscritas na própria língua quanto traços de condução discursiva, no caso do texto oral-dialogado.

Palavras-chave: conversação; preservação da face; mas.

Downloads 558  558  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da

Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a
necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre
a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.

Downloads 546  546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A imagem e o verbo - A adaptação cinematográfica dos livros de Raduan Nassar Popular Versão: 
Atualização:  22/10/2012
Descrição:
COUTINHO, Angélica

O ensaio objetiva analisar dois casos de adaptação literária para o cinema que rompe a “regra de ouro” de muitos livros de roteiro ao defender a melhor adaptação como a que mais se afasta do texto original. Os casos estudados – "Um copo de cólera" e "Lavoura arcaica" – são exemplos de filmes que se entregam à prosa do autor Raduan Nassar, reproduzindo não apenas a trama, mas também dramatizando a própria palavra impressa.

Palavras-chave: Adaptação. Literatura Brasileira. Cinema Brasileiro.

Downloads 530  530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Graus de explicitação: marcas da intervenção oral docente em reescrita de produção textual Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RAUEN, Fábio José; SOUZA, Jamille Militão de

Neste estudo de caso, com base na teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995), analisam-se os efeitos da intervenção oral docente nos graus de explicitação da reescrita de uma produção textual por um aluno da 3a série do ensino médio de Imbituba, Santa Catarina. A pesquisa foi organizada em três etapas: na primeira, o aluno produziu
um texto, cujos graus de explicitação foram avaliados pelo docente; na segunda, houve uma intervenção oral; e, na terceira etapa, solicitou-se a reescrita desse texto. Os resultados corroboram: a) a hipótese de que a reescrita contém marcas da intervenção docente, dos ambientes cognitivos ativados nas fases anteriores e das informações inéditas advindas da elaboração do segundo texto; e b) a hipótese do aumento do grau de explicitação na reescrita.
Neste artigo, aplicando-se a metodologia de Rauen (2005), esses resultados são apresentados na análise da primeira produção textual, da intervenção oral e da reescrita do aluno.

Palavras-chave: cognição; teoria da relevância; reescrita.

Downloads 506  506  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Revista Linguagem e Ensino   Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Autointertextualidade em romances de José Saramago: notas sobre ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CINTRA, Agnes Teresa Colturato

Questões específicas sobre o gênero romance e a sua criação estão dispersas no todo da obra ficcional de José Saramago, produzindo um intenso dialogismo interior. A contribuição de Levantado do chão (1979) à sistematização de uma poética diz respeito às reflexões que o texto suscita acerca da complexa relação de proximidade entre narrador e personagem, a partir da posição que o primeiro ocupa na narrativa. Em O homem duplicado, obra de 2002, uma singular experimentação tensiona tal relação. Propomos tecer considerações sobre a autointertextualidade em romances de José Saramago, considerando a interface estabelecida ente esses dois pólos da sua produção.

Palavras-chave: Autointertextualidade. Romance. Saramago. Narrador. Personagem.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Congresso Internacional da ABRALIC  Site http://www.abralic.org.br/anais/cong2008/AnaisOnline/simposios/008.htm
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