Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Concepções de linguagem e fazer docente: um olhar sobre as práticas pedagógicas do ensino da leitura |
Versão: PDF Atualização: 6/1/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da
Durante décadas, o processo de escolarização brasileiro foi norteado por paradigmas tradicionais. Com isso, a prática docente do ensino da leitura concedeu primazia à Decodificação de Sinais Gráficos. O foco do ensino da leitura era, então, questões de cunho visual. De acordo com Koch & Elias (2006), nos dias atuais, pode ser percebida uma nova concepção de leitura como atribuição/produção de sentido, diretamente relacionada a perspectivas cognitivas, dialógicas, interativas, linguísticas e sociais, acompanhada de novos enfoques e estratégias de ensino. Essas diferentes práticas não emergem de forma neutra. Segundo Koch (2002), o tratamento dado à leitura, na Didática da Escolarização do leitor, tem como base de respaldo as Concepções de Linguagem. Recorrendo, teoricamente, ao trabalhos de Albuquerque (2006), Barbosa & Souza (2006), Bezerra (2010), Geraldi (1984), Kleiman (2008), Koch (2002), Koch & Elias (2006), Perfeito (2007), Santos (2002a), Silva (2012a), Soares (1998), este trabalho tem por objetivo abordar os reflexos das Concepções de Linguagem nas práticas docentes do ensino da leitura no processo de escolarização brasileiro. Decorrente disso, pretende-se traçar um breve resgate histórico do ensino da leitura dos anos 50 aos dias atuais, como também dos fundamentos teóricos, ideológicos, políticos e sociais, que nortearam tais práticas.
Palavras-chave: Educação. Modelos educativos. Procedimentos didáticos.
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5070 0 bytes Revista Urutaguá http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/19487 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Fotografia:Um olhar semiótico sobre uma linguagem não -verbal |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SILVA,Jane Cristina Baptista NETTO, Rosália Maria Pretende-se, neste trabalho, sob o ponto de vista da Semiótica, fazer uma reflexão teórica sobre a linguagem não-verbal contida na fotografia em anexo. Para tanto, utilizaremos os conceitos de A.J.Greimas e Cidmar Teodoro Pais, como instrumento de análise de discurso. Escolhemos a fotografia veiculada na Revista Veja, de 28 de maio de 2008, no21, numa tentativa de demonstrar como o não-verbal torna-se tão verbal, chegando ao ponto de ‘gritar’ aos nossos ouvidos pedidos de socorro. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem não-verbal; Semiótica; Significação
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5755 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://http://www.letramagna.com/ |
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