Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Ateneu: espaço de relações de poder Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Vilma Marques da

Objetiva-se desenvolver neste trabalho uma análise das relações de poder em "O Ateneu", de Raul Pompéia. Para tanto, parte-se da perspectiva de que o Ateneu, espaço escolar retratado na obra, é um microcosmo, em que tais relações são estabelecidas por meio de discursos criadores de “verdades”, que alimentam a lógica do poder.

Downloads 4417  4417  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Coloquialismo e a Norma Padrão na Fala Cotidiana de Futuros Profissionais  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MATTOS, Édima de Souza; MARECO, Raquel Tiemi Masuda

O objetivo deste trabalho foi pesquisar a fala cotidiana de universitários dos cursos de Letras e Comunicação Social da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente. Verificou-se a existência de desvios significativos no uso de aspectos formais da língua, os quais foram analisados com base em teóricos que tratam da linguística, da sociolinguística e da gramática de nossa língua. Espera-se, com o resultado desta, incentivar os sujeitos da pesquisa a buscarem mais conhecimento sobre a língua que os colocará no mercado de trabalho, pois tanto o professor de língua portuguesa, como o futuro jornalista e/ou o publicitário, são usuários assíduos da língua padrão e das variedades linguísticas da língua portuguesa e influenciam outros falantes.

Palavras-chave:Comunicação. Coloquialismo. Norma culta.

Downloads 1141  1141  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
IKEDA, Sumiko Nishitani; VIAN, Jr Orlando

Este artigo tem por objetivo principal discutir a implementação de atividades pedagógicas de produção escrita com base na perspectiva sistêmico-funcional (Halliday, 1978, 1985, 1994, 2004) de linguagem. A partir da necessidade de produção de resenhas acadêmicas por alunos em cursos de pós-graduação, focamos nos conceitos da gramática
sistêmico-funcional e como estes podem ser operacionalizados de forma a desenvolver o processo de escrita, bem como incitar a reflexão sobre a relação texto-linguagem-contexto.

Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional (GSF); ensino de produção escrita; resenha acadêmica.

Downloads 1060  1060  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Geógrafo e o Romance: aproximações com a cidade  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARANDOLA, Janaina A. M. Silva

No contexto dos estudos Humanistas e Culturais em Geografia procuramos contribuir para a ampliação das possibilidades de estudo na interface Geografia-Literatura, defendendo os estudos que enfoquem a cidade. Artefato humano por excelência, profundamente comprometido com a Literatura, a cidade moderna produziu e produz inúmeras geografias em forma de romances, que ainda precisam ser melhor exploradas no contexto dos estudos geográficos no Brasil. Esta aproximação pode produzir frutos tanto para a linha de pesquisa Geografia e Literatura, quanto para os estudos urbanos, por acrescentar a lente do artista que vive e escreve sobre a cidade, perscrutando a sua essência e produzindo representações e discursos sobre a cidade e a vida urbana.

Palavras-chave: Literatura. Cidade. Geografia Humanista. Geografia Cultural.

Downloads 1146  1146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O lugar social das palavras africanas no português do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BARROS, Rachel Rocha de Almeida

Este artigo propõe apresentar alguns elementos que facilitem o estabelecimento de uma discussão inicial sobre o assunto dos afrobrasileiros e da invisibilidade de suas referências no território alagoano, valendo-se, para isso, do contexto da língua portuguesa no Brasil e da presença africana na sua constituição. O objetivo é demonstrar que o lugar ocupado pelas palavras africanas no “falar alagoano” reproduz, no plano linguístico, o lugar social do afrodescendente ou, num passado não tão remoto, do negro escravizado.

Downloads 4594  4594  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Alagoas UFAL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O narratário em “Se eu seria personagem" Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

A arte de Guimarães Rosa faz-se a partir da “situação narrativa”, definida por Gerard Genette como um dos aspectos do texto narrativo cujos dois protagonistas são o narrador e o narratário. O narratário é um destinatário imediato do discurso do narrador que interfere no texto de forma, ora mais, ora menos, explícita. Empregando a terminologia de Genette, buscamos realizar uma leitura do conto “Se eu seria personagem”, a fim de perceber qual é a função reservada ao narratário dentro da situação narrativa.

Palavras-chave: Narrador. Narratário. Conto.

Downloads 886  886  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis  Site http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/viewFile/46/20
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O papel do livro didático no ensino da escrita Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BRITO, Gizele Mancuzo de

Este trabalho se constitui a partir da verificação das condições favoráveis para atividades dialógicas, no espaço de sala de aula, e também nas orientações adequadas ao exercício de elaboração da escrita.

Downloads 1366  1366  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM-PR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O poder do imaginário popular Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
TERCEIRO, Valdemar Ferreira de Carvalho Neto

Um estudo sobre o poder do imaginário - quer em mito ou lenda. Como o ser humano tem um poder imaginativo que se expressa na arte. Um artigo que fala de como o ser humano é apto a criar formas de explicar o seu redor e de criar fabulosas histórias que povoam o imaginário de várias gerações.

Palavras-chave: Mito. Lendas. Imaginário. Cultura. Crença Popular. Literatura.

Downloads 19113  19113  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Site Recanto das Letras  Site http://recantodasletras.uol.com.br/autores/axlneto
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O processo de elaboração de textos: interpretando o “passar a limpo” Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVEIRA,Rosa Maria Hessel

Situando-se na vertente da análise dos processos de elaboração textual, o trabalho focaliza textos produzidos por alunos da 3a. série do 2o. grau, em uma situação de testagem de modelo de Concurso Vestibular, confrontando rascunhos e versões finais dos mesmos. Detém-se especificamente na análise das mudanças ocorridas entre a última formado rascunho e o texto passado a limpo, constatando as várias dimensões envolvidas nas alterações e concluindo pela estreiteza de uma análise que, em primeiro lugar, veja o “passar a limpo” como mera tarefa de “higienização” do texto, e, em segundo lugar, conceba a escrita de textos pelos alunos como inteiramente determinada pelas imagens do professor corretor e da instituição escolar. Acena-se para a urgência da complexificação da análise do processo e para as contribuições que esse tipo de estudo possa trazer para a mesma.

Palavras-chave: Escrita. Produção textual. Re-escrita. Vestibular. Redação.

Downloads 1689  1689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul  Site http://scholar.google.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Professor de Letras e o seu Discurso: A Constituição do Ethos de Professores do ensino  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SOUZA, Gilton Sampaio de Souza; COSTA Rosa Leite da

Os estudos retórico-argumentativos contemporâneos apontam para a
necessidade de reflexão sobre o papel da imagem do orador do discurso nos processos de constituição de sentidos. Partindo, então, do pressuposto de que a imagem que o próprio orador/enunciador transparece e revela de si (o ethos) no discurso tem papel fundamental no êxito das discussões e na defesa de pontos de vista em processos interacionais, objetivamos, aqui, discutir o ethos do professor de línguas, refletindo sobre a forma como ele constrói a imagem de si, enquanto profissional da área de Letras, considerando o(s) seus(s) possível(is) interlocutor(es) e as condições de produção do discurso. Como universo de estudo, temos os professores que atuam no Ensino Superior, especificamente no Curso de Letras do CAMEAM/UERN. Tomaremos como objeto de análise as respostas ao questionário dadas pelos professores sobre o seu trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva de linguagem como interação social de Bakhtin (1995/1997), nos postulados da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação, de Perelman e Tyteca (2002), na discussão retórica sobre o ethos, de Amossy (2008) e na contribuição de autores como Reboul (2002), Souza (2008) e Meyer (2007). Os resultados apontam para a construção de um sujeito histórico/institucional que recorre
a diferentes estratégias de convencimento, para construir uma imagem de credibilidade e confiança. Esperamos, dessa forma, contribuir para o estudo de questões relativas à argumentação no discurso e ao próprio papel do professor como mediador de práticas educativas.

Palavras-chave: Discurso. Ethos. Argumentação.

Downloads 701  701  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 »