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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O discurso político na charge  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
SILVA, Rosilene Alves da

O trabalho tem como objetivos: (1) desenvolver uma reflexão sobre o discurso político na charge; (2) definir a charge sob o ponto de vista da Análise do Discurso (AD); (3) apresentar a carnavalização como estratégia discursiva; (4) verificar como ou até que ponto a charge pode veicular informações e comentários. Nesse sentido, propõe-se como metodologia a articulação entre a teoria semiolinguística (Charaudeau) e o “agir comunicativo” (Habermas), uma vez que este seja parte da fonte teórica daquela, uma nova leitura de Habermas pode vir a formular novos conceitos e a desenvolver estudos de recepção para a Análise do Discurso.


Downloads 454  454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG/FALE/POSLIN   Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Web 2.0 e as práticas de línguagem: novos gêneros?  Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César

As práticas de linguagem na web 2.0 demandam gêneros discursivos próprios que precisam ser sistematizados para melhor compreensão e uso. Em função dessa compreensão, o presente trabalho relata uma análise preliminar de dados oriundos de um projeto PIBIC intitulado "Práticas de linguagens na web: links entre gêneros, letramentos, hipermodalidade e convergências de mídias (Etapa I)". Nesse projeto, o objetivo foi estudar as práticas discursivas digitais para compreender os gêneros e os eventos de letramentos que emergem dessas práticas. Metodologicamente, recorreremos à produção desenvolvida por pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa Hiperged, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, pois o nosso projeto faz um mapeamento das pesquisas feitas no referido grupo. Tais pesquisas correspondem à análise do fenômeno da intergenericidade no scrap do Orkut e da incorporação de características da hipertextualidade em transições de gêneros audiovisuais entre a web e a TV. A análise nos permite chegar à premissa de que a web e seu regime semiótico hipermodal influenciam sobremaneira as práticas de linguagem que ali se instauram. Tais resultados nos ajudam a colaborar com os estudos da linguagem na medida em que podem servir de base para o conhecimento e a compreensão dos fenômenos relativos às práticas de linguagens na web 2.0.

Palavras-chave: Web 2.0. Práticas de linguagem. Pesquisa.

Downloads 623  623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Portal de Periódicos da Fale - Universidade Federa  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Leitura e escrita no Orkut: o que os professores veem e o que não veem Popular Versão: 
Atualização:  26/10/2012
Descrição:
BEZERRA, Benedito Gomes

A despeito do caráter multimidiático e multimodal que o caracteriza como ambiente baseado na Web, o site de relacionamentos Orkut ainda seria impensável a não ser como espaço de leitura e escrita. Apesar de isso, em princípio, apontar para uma potencial conexão com os interesses escolares, o que se verifica é o forte estigma que pesa, na escola, sobre os alunos que utilizam o site. À luz de concepções de leitura e escrita ancorados principalmente na Linguística Textual, buscamos, neste estudo, refletir sobre as possibilidades pedagógicas de uso do Orkut, segundo a percepção de professores do ensino fundamental e médio do interior de Pernambuco. O universo da pesquisa consiste de 36 professores, todos cursando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa. Os resultados mostram que muitos professores têm pouca intimidade com as tecnologias digitais, além de alimentarem uma expressiva rejeição ao uso de sites "não-educativos" como o Orkut.

Palavras-chave: Leitura. Escrita. Orkut.

Downloads 664  664  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009  Site http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!“Tia, eu já escrevi o site do 'rotimeio'. Agora é apertar o enter?” O endereço eletrônico na sala na Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
RIBEIRO, Márcia Maria; ARAÚJO Júlio Cesar

Neste trabalho propusemo-nos a mostrar uma análise de como as crianças descobrem a escrita a partir de situações naturais de uso da linguagem na Internet. Para isso, usamos o gênero digital endereço eletrônico o qual se mostrou muito útil ao nosso empreendimento científico, pois sua característica formal despertou a atenção das crianças para as convenções sociais estabelecidas para a funcionalidade da escrita neste gênero.

Palavras-chave: Práticas discursivas. Leitura e escrita. Gênero digital. Endereço eletrônico.

Downloads 1314  1314  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.julioaraujo.com/site/interna/artigos.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Reflexões em torno da escrita nos Novos Gêneros Digitais da Internet Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
XAVIER, Antonio Carlos

A internet tem levado as pessoas a lerem mais e a usarem mais a escrita. Dessa forma, muitos internautas têm ficado mais habilidosos no manuseio e na criação de formas específicas de lidar com a língua. Este ensaio discute uma questão que vem ocupando ultimamente espaço na mídia e na sociedade em geral. A escrita utilizada pelos internautas nos e-mails, bate-papos e agora nos weblogs e orkut estaria prejudicando a aprendizagem da escrita na escola? Por outro lado, questiona-se também por que muitos deles escrevem e se comunicam com fluência quando utilizam estes novos gêneros digitais, mas apresentam desinteresse e até dificuldades de escrever textos na escola. Nossa intenção é discutir essas questões e ponderar algumas possíveis respostas para estes diferentes comportamentos no uso da escrita, além de analisar a rápida apropriação dos gêneros digitais que circulam na rede hoje por esses mesmos jovens usuários da linguagem.

Downloads 1140  1140  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educa  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Questões de estilo no gênero chat aberto e implicações para o ensino de Língua Materna. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
ARAÚJO, Júlio César; RODRIGUES, Bernadete Biasi

A Internet é uma invenção humana incrível que recebeu fortes influências da mistura dos serviços de telefonia com os serviços da informática, originando a telemática. Com isso, parece ser inconteste o fato de que está em sua gênese a vocação para a hibridização, pois as possibilidades combinatórias de linguagens, de gêneros e de estilo parecem ser inesgotáveis nesse ambiente discursivo. Por esta razão, entendemos a Internet como um espaço ou uma esfera de atividade humana, no sentido bakhtiniano do termo, no qual se ambientam inúmeras práticas discursivas singulares.

Palavras-chave: Gênero chat. Práticas discursivas. Linguagem.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.julioaraujo.com/site/interna/artigos.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Estudo sobre língua e linguagem: considerações Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
MINUZZI, Crislaine

Este artigo tem como objetivo esclarecer o que é Linguagem, Língua, suas origens, e outras questões relevantes. Já dizia nosso grande escritor Saramago que a linguagem é apenas um instrumento de comunicação, que serve para demonstrar emoções, sentimentos, o que nos torna capazes de se comunicar com outros seres é a Linguagem. Para este estudo serão perfunctoriamente utilizados os pressupostos teóricos de Eugen Rosenstock – Huessy (2002).

Palavras-chave: Língua. Linguagem. Origem Linguagem. Língua Portuguesa.

Downloads 2139  2139  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Assis Gurgacz  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Os mediadores das práticas de letramento de professores em formação inicial. Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia.

Tomando como base a geração de dados proporcionada pela pesquisa “Formação do professor: processos de retextualização e práticas de letramento”, focalizo o processo de apropriação da prática de leitura vivenciada pelos professores em formação inicial. Nas narrativas de memórias sobre suas experiências pessoais da infância, da juventude e da contemporaneidade do curso de Pedagogia, identificamos indícios de como esses sujeitos se inseriram nas práticas de letramento das quais se apropriaram ao longo de seus percursos. Nesse processo de inserção no mundo da escrita, conforme narrado pelos professores, emergem diversos mediadores de suas práticas leitoras. Tendo como referência teórico-metodológica do trabalho de campo a História Oral, os princípios da etnografia, e assumindo a abordagem dos estudos do letramento e da História Cultural, procuro identificar esses diferentes mediadores e discutir seu papel no percurso de formação do profissional do ensino. Considerando, portanto, a memória de leituras narradas e o que elas nos trazem de conhecimento acerca dos variados personagens que co-protagonizaram suas histórias, busco apontar possibilidades de trabalho com relação à formação de professores.

Palavras-chave: Letramento. Leitura. Formação de professores. Memória. Narrativa.

Downloads 501  501  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro” Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da

Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.

Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.

Downloads 1563  1563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais Hipertexto 2009   Site http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O efeito da imaginação técnica na literatura Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
MACIEL, Ulysses

Objetos técnicos aparecem nas obras literárias como objetos situados no limite entre a arte e a técnica, entre a magia e a razão, entre o real e a representação. Nessa zona fronteiriça onde se desenvolve o discurso literário, o objeto técnico é o desencadeador da ambiguidade e da ilusão. Lima Barreto, no conto "Um e outro", mira um automóvel mas acerta a hesitação de Lola, personagem dividida entre a imaginação do objeto e a paixão pelo chauffeur. Cortázar, no conto "Las babas del diablo", e Antonioni, no filme "Blow up", desconstroem a fotografia como imitação do real. As narrativas desses autores ultrapassam a mera utilidade dos objetos técnicos e apontam para um imaginário que liberta o ser humano de uma relação direta com a técnica. O que este trabalho busca é localizar esses textos literários na zona fronteiriça entre o simbólico e o técnico.

Palavras-chave: Literatura. Representação. Fotografia. Imagem.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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