Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O efeito da imaginação técnica na literatura  |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
MACIEL, Ulysses
Objetos técnicos aparecem nas obras literárias como objetos situados no limite entre a arte e a técnica, entre a magia e a razão, entre o real e a representação. Nessa zona fronteiriça onde se desenvolve o discurso literário, o objeto técnico é o desencadeador da ambiguidade e da ilusão. Lima Barreto, no conto "Um e outro", mira um automóvel mas acerta a hesitação de Lola, personagem dividida entre a imaginação do objeto e a paixão pelo chauffeur. Cortázar, no conto "Las babas del diablo", e Antonioni, no filme "Blow up", desconstroem a fotografia como imitação do real. As narrativas desses autores ultrapassam a mera utilidade dos objetos técnicos e apontam para um imaginário que liberta o ser humano de uma relação direta com a técnica. O que este trabalho busca é localizar esses textos literários na zona fronteiriça entre o simbólico e o técnico.
Palavras-chave: Literatura. Representação. Fotografia. Imagem.
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688 0 bytes UNISUL http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
O ensino da compreensão textual na contemporaneidade: um olhar sobre a multimodalidade discursiva  |
Versão: Atualização: 25/8/2016 |
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; CIPRIANO, Luís Carlos; LUCENA, Josete Marinho de
Consoante Moraes e Dionísio (2009), a propalação dos artefatos da informática e da tecnologia deflagrou um amplo contingente de alterações na construção informacional. A composição textual dar-se não só através de signos alfabéticos, como também de um vasto contingente de elementos textual-discursivos provenientes do plano visual. Com isso, o conceito de texto modificou-se consideravelmente e não se refere somente ao código verbal escrito. Hoje, o texto é algo multimodal, o que abrange múltiplas semioses. Para Dionísio (2007), o documento multimodal consiste numa prática de construção textual viabilizada pela mobilização de diferenciadas formas de representação. Isso tem viabilizado a efetivação de novos formatos de leitura. Ancorados em Antunes (2009), Barbosa e Souza (2006), Costa Val (2004), Dionísio (2007), Kleiman (1989), Koch e Elias (2006), entre outros, este trabalho objetiva refletir acerca da compreensão textual pautada em textos multimodais. Ou seja, como o caráter multimodal carrea subsídios para a efervescência de novos formatos de leitura.
Palavras-chave: Multimodalidade. Ensino. Compreensão leitora. Modificações
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