Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O blog e suas potencialidades para a prática da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste artigo refletimos acerca das potencialidades do blog para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, revendo e discutindo brevemente a literatura sobre o assunto. Focamos também o conceito de hipertexto na sua relação com o ato de ler via interatividade, hipertextualidade e multimidialidade. Defendemos a ideia de que os blogs podem, pelas suas características, suscitar novas formas de leitura.

Palavras-chave: Blog. Leitura. Interatividade.

Downloads 694  694  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Professare  Site http://uniarp.emnuvens.com.br/professare/article/view/649
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Força Argumentativa Polifônica do Adjetivo nas Produções Textuais dos Alunos  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SCHNEIDER, Fernanda

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do adjetivo em produções textuais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. Para a realização deste estudo, apresentamos, num primeiro momento, noções e conceitos sobre a Teoria da Argumentação, desenvolvida inicialmente por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, Marion Corel e colaboradores. No interior desse capítulo, destacamos duas seções: a primeira diz respeito à Teoria da Argumentação da Língua e aborda a polifonia já, na segunda, elucidamos alguns aspectos importantes sobre a Teoria dos Topoi e fizemos uma rápida explanação sobre os modificadores. O terceiro e último capítulo compreende o desenvolvimento da metodologia e da análise do corpus desta pesquisa, composta por três textos: uma redação, uma narração e um bilhete. Nesses textos, partindo-se da concepção de que a argumentação está na língua, constatamos que o adjetivo não acrescenta sentido à palavra lexical a qual está aplicado, mas altera a força argumentativa desse léxico, e essa argumentação acontece polifonicamente.

Palavras-chave: Adjetivo. Teoria da Argumentação. Polifonia.

Downloads 682  682  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Passo Fundo – Mestrado em Letras  Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Breve Reflexão sobre duas Leituras de "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SILVA, Marcos Antonio Martiliano

O artigo propõe um breve estudo comparativo de dois textos duplamente essenciais para a nossa crítica literária, na medida em que: 1) propõem consistentes leituras de um dos mais célebres romances brasileiros, "O Cortiço", de Aluísio Azevedo e; 2) redirecionam, com essas mesmas leituras, os parâmetros sobre os quais se pautava toda a nossa crítica literária brasileira até então. Trata-se das leituras de "O cortiço" feitas por Affonso Romano de Sant’Anna e Antônio Candido.

Palavras-chave: Literatura. Crítica. Estruturalismo.

Downloads 663  663  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
PINA, Patrícia Kátia da Costa

Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias e linguagens que nos cercam. Preocupam-me o lugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como as estratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Para tanto, discutir-se-ão as afirmações de Yunes, Morin, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.

Palavras-chave: Arte. HQ. Leitor Contemporâneo.

Downloads 661  661  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva

O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador,
constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.

Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.

Downloads 635  635  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Boitatá - UEL  Site http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O universo on-line e a construção do ciberleitor Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SABADINI, Daniele Cristina

Discussão sobre leitura de texto digital e suas implicações, as diferenças e semelhanças das revistas. Em toda a história da leitura e dos leitores não há como desvincular tal prática dos objetos e usos que deles se fizeram. Os suportes pelos quais textos e discursos são e sempre foram veiculados produziram ao longo da história significados diversos para leitores vários.

Palavras-chave: Hipertexto. Jornalismo. Interação. Relações. Jornalismo.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O CARETA E O PORRA-LOUCA:DOIS AMANTES DA LITERATURA Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
FORTES,Rita Felix
RESUMO: O propósito deste estudo é analisar como, no romance Trapo, de Cristovão Tezza, a literatura está investida de tal poder salvístico que se revela capaz de revitalizar a mesquinha trajetória de um careta professor aposentado e de redimir um jovem suicida e porra louca.
PALAVRAS-CHAVE: Cristovão Tezza; literatura; careta; porra-louca

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais da 4ª Jornada de Estudos Lingüísticos e Lite  Site http://www.cristovaotezza.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos:uma ilustração por m Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GOLDNADEL,Marcos ; OLIVEIRA, Rita de Cássia

A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor.
São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância,
propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Teoria da Relevância; implicatura; inferência; interpretação textual; ensino.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura e Cinema: adaptação, tradução, diálogo, correspondência ou transformação?  Popular Versão: 
Atualização:  24/10/2012
Descrição:
CURADO, Maria Eugênia

A discussão sobre a apropriação de textos literários para o cinema traz à tona não só o específico da linguagem cinematográfica, como também a fidelidade do filme com a obra literária. Diante disso, o propósito do presente ensaio é fazer algumas considerações sobre o imbricamento do texto literário com o cinematográfico, tendo em vista alguns aspectos da tradução intersemiótica do filme "A hora da estrela", de Suzana Amaral, baseado em obra homônima de Clarice Lispector.

Palavras-chave: Cinematográfico. Literário. Intersemiótico.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.nee.ueg.br/seer/index.php/temporisacao/article/vi
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leituras com base nas análises da psicologia  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
WANDE, Greice Santana Cordeiro; SILVA, Silvio Profírio

Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, para o desenvolvimento de novas perspectivas, estratégias e práticas de ensino de leitura.

Palavras-Chave: Psicologia Cognitiva. Estratégias. Práticas de ensino. Leitura.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Anais da X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 »