Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Identidade Cultural Indígena: A Construção do Sujeito na Interação Social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Edigar dos Santos

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a concepção da identidade indígena, da etnia Xukuru, livre de estereótipos históricos e tradicionais. Observando que a identidade de um povo não é marcada por um único aspecto que o diferencia de outros grupos, mas por um conjunto de práticas sociais vivenciadas outros entre os membros do grupo e a sociedade.

Palavras-chave: Identidade. Índio Xukuru.

Downloads 909  909  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de

Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e
Literatura.

Downloads 901  901  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
IKEDA, Sumiko Nishitani; VIAN, Jr Orlando

Este artigo tem por objetivo principal discutir a implementação de atividades pedagógicas de produção escrita com base na perspectiva sistêmico-funcional (Halliday, 1978, 1985, 1994, 2004) de linguagem. A partir da necessidade de produção de resenhas acadêmicas por alunos em cursos de pós-graduação, focamos nos conceitos da gramática
sistêmico-funcional e como estes podem ser operacionalizados de forma a desenvolver o processo de escrita, bem como incitar a reflexão sobre a relação texto-linguagem-contexto.

Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional (GSF); ensino de produção escrita; resenha acadêmica.

Downloads 893  893  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O blog e suas potencialidades para a prática da leitura Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste artigo refletimos acerca das potencialidades do blog para o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, revendo e discutindo brevemente a literatura sobre o assunto. Focamos também o conceito de hipertexto na sua relação com o ato de ler via interatividade, hipertextualidade e multimidialidade. Defendemos a ideia de que os blogs podem, pelas suas características, suscitar novas formas de leitura.

Palavras-chave: Blog. Leitura. Interatividade.

Downloads 878  878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Professare  Site http://uniarp.emnuvens.com.br/professare/article/view/649
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Jubiabá de Jorge Amado em HQ: A Linguagem Quadrinística em Prol do gosto pela Leitura Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
MENDES, Josimara Evangelista

Esta pesquisa analisa a linguagem quadrinística, com enfoque na adaptação em Quadrinhos de Jubiabá organizada por Spacca (2009). Espera-se ampliar as discussões a cerca da percepção dos Quadrinhos como arte autônoma que flexibiliza a leitura e torna possível a releitura de obras clássicas, para o leitor contemporâneo. A análise da adaptação será feita considerando algumas características da linguagem dos Quadrinhos, entre essas, está o uso das cores e dos traços que constroem as cenas. Para tanto, este artigo baseia-se nas reflexões teóricas de Paulo Ramos (2009), Mc’Cloud (2005), Guimarães (2004), Pina (2012) e outros, com o intuito de também destacar a relevância da linguagem das HQ na percepção lúdica do ato de ler.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem. Leitor Contemporâneo. HQ

Downloads 876  876  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.

O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de
aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.

Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.

Downloads 861  861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Coloquialismo e a Norma Padrão na Fala Cotidiana de Futuros Profissionais  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MATTOS, Édima de Souza; MARECO, Raquel Tiemi Masuda

O objetivo deste trabalho foi pesquisar a fala cotidiana de universitários dos cursos de Letras e Comunicação Social da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente. Verificou-se a existência de desvios significativos no uso de aspectos formais da língua, os quais foram analisados com base em teóricos que tratam da linguística, da sociolinguística e da gramática de nossa língua. Espera-se, com o resultado desta, incentivar os sujeitos da pesquisa a buscarem mais conhecimento sobre a língua que os colocará no mercado de trabalho, pois tanto o professor de língua portuguesa, como o futuro jornalista e/ou o publicitário, são usuários assíduos da língua padrão e das variedades linguísticas da língua portuguesa e influenciam outros falantes.

Palavras-chave:Comunicação. Coloquialismo. Norma culta.

Downloads 847  847  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos e a Formação do Leitor Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
PINA, Patrícia Kátia da Costa

Este artigo discute alguns dos desafios que cercam a leitura de literatura, efetuada por crianças e jovens, na contemporaneidade, em face das novas, diferentes e sedutoras mídias e linguagens que nos cercam. Preocupam-me o lugar que o texto literário ocupa no cotidiano de jovens e adultos hoje, bem como as estratégias autorais e,ou editoriais para torná-lo prazeroso e competitivo. O objetivo é investigar como a leitura do texto literário, publicado em outra mídia que não o livro, enfatiza o lúdico, podendo funcionar como forma de apreensão do mundo e construção simbólica de identidades. Para tanto, discutir-se-ão as afirmações de Yunes, Morin, entre outros, no sentido de se definir o ato da leitura como ação lúdica, como jogo, que envolve uma interação autor/editor-texto/imagem-leitor e que prevê inúmeras possibilidades de mediação.

Palavras-chave: Arte. HQ. Leitor Contemporâneo.

Downloads 809  809  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI Colóquio Internacional "Educação e Contemporane  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Contribuições da Teoria da Relevância para a prática de interpretação de textos:uma ilustração por m Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
GOLDNADEL,Marcos ; OLIVEIRA, Rita de Cássia

A Teoria da Relevância constitui, atualmente, um dos importantes paradigmas em Pragmática. O propósito deste artigo é apresentar possíveis contribuições dessa teoria à prática de interpretação de textos em sala de aula a partir da análise de textos de humor.
São apresentados alguns conceitos fundamentais da teoria, com base nos quais é realizada uma análise de textos humorísticos. Em seguida, realiza-se uma reflexão sobre a prática escolar da atividade de interpretação de textos à luz dos conceitos da Teoria da Relevância,
propondo-se atividades de leitura voltadas à conscientização do caráter inferencial do processo de interpretação de enunciados.

Palavras-chave: Teoria da Relevância; implicatura; inferência; interpretação textual; ensino.

Downloads 805  805  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Metalinguagem e intolerância linguística Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARCONDES, Iara Lucia

O texto tem o objetivo de fazer considerações sobre a metalinguagem em língua portuguesa brasileira, divulgada pela mídia moderna, e demonstrar como esse discurso, por se basear em uma visão tradicional de língua, apresenta indícios de intolerância linguística.

Palavras-chaves: Variação linguística. Mudança linguística. Intolerância linguística.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 (12) 13 14 15 16 17 »