Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Polifonia em Slogans |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa
A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Devido a isso, a mensagem trata a base informativa de forma manipulada, objetivando transformar a consciência do possível comprador. Para que isso aconteça, a propaganda utiliza todos os recursos disponíveis na língua portuguesa, apropriando-se de signos verbais em conjunto com signos visuais, para dar maior impacto em suas peças. Os anúncios publicitários geralmente são dotados de uma estrutura predefinida, composta por título, texto, apelo final e marca acompanhada de slogan. Este será o objeto de nosso estudo, considerando muitas de suas características e seu aspecto polifônico na análise do discurso. A polifonia nos slogans contribui para designar as diversas perspectivas, os pontos de vista ou posições que se representam nos enunciados nas mais diversas circunstâncias. Utilizaremos anúncios impressos, retirados de revistas diversas, como corpus do trabalho e, quando necessário, remeter-nos-emos a alguns anúncios radiofônicos. A dimensão dos anúncios digitalizados não poderá ser muito pequena devido à legibilidade dos slogans que já são grafados em letras reduzidas nos anúncios.
Palavras-chave: Enunciação.Polifonia. Slogan.
|
1428 0 bytes REVISTA LETRA MAGNA http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Competência linguística: um dos fatores de inclusão/exclusão no contexto do trabalho industrial. |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LEITE, Relindes Ianke
Relatam-se resultados de pesquisa realizada junto a trabalhadores que buscavam, por meio de uma Agência Recrutadora, serem contratados por uma empresa montadora automobilística. Procurou-se identificar nas fontes escritas e na voz dos candidatos e contratantes, em que medida o uso da linguagem interfere nas práticas de inclusão/exclusão no trabalho industrial. Percebeu-se que, no contexto atual, além do clássico ‘saber fazer’ associado à destreza manual, o sujeito pode ser incluído/excluído nos processos com base nos aspectos do ‘saber ser’ associado às novas exigências do trabalho flexível, tornando-se relevante a habilidade com as diferentes linguagens, a capacidade cognitiva e cultural. A pesquisa se apoiou em autores que discutem a relação Educação e Trabalho e em Bakhtin, Foucault e Certeau, cujas idéias contribuíram para o entendimento das práticas discursivas, bem como a atribuição dada à linguagem no processo de seleção estudado, sendo possível identificar as ‘estratégias’ do empresariado e as ‘táticas’ dos trabalhadores para ocuparem o ‘lugar’.
|
3546 0 bytes Anais 2004, V ANPED SUL, p. 190, 2004. http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
As Sentenças Relativas com núcleo Nominal: Aspectos Semânticos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VALER, Salete Objetiva-se, neste trabalho, inserido nos pressupostos teóricos Gerativistas, observar algumas características dos três tipos semânticos das sentenças relativas para que se possa compreender melhor as especificidades semânticas que envolvem essas construções. Para tanto, foram analisados os fundamentos teóricos de Grosu & Landman (1998), Grosu (2002), entre outros. De acordo com esses autores, a classificação das relativas em restritivas e apositivas é insuficiente para marcar a semântica dessas construções. Por essa razão, apresentam uma nova dicotomia, que toma por base se o núcleo nominal de um tipo de construção relativa é semanticamente construído “fora” ou “dentro” da estrutura do CP (elemento QU). Nessa dicotomia, tanto as restritivas como as apositivas pertencem à classe das relativas de tipo “externo” e, em conseqüência disso, justificam a existência de um terceiro tipo semântico para as relativas: as maximalizadas que seriam do tipo “interno”.
Palavras-chave: Sentenças relativas. Núcleo nominal. Semântica.
|
1061 0 bytes http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Força Argumentativa Polifônica do Adjetivo nas Produções Textuais dos Alunos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SCHNEIDER, Fernanda
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do adjetivo em produções textuais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. Para a realização deste estudo, apresentamos, num primeiro momento, noções e conceitos sobre a Teoria da Argumentação, desenvolvida inicialmente por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, Marion Corel e colaboradores. No interior desse capítulo, destacamos duas seções: a primeira diz respeito à Teoria da Argumentação da Língua e aborda a polifonia já, na segunda, elucidamos alguns aspectos importantes sobre a Teoria dos Topoi e fizemos uma rápida explanação sobre os modificadores. O terceiro e último capítulo compreende o desenvolvimento da metodologia e da análise do corpus desta pesquisa, composta por três textos: uma redação, uma narração e um bilhete. Nesses textos, partindo-se da concepção de que a argumentação está na língua, constatamos que o adjetivo não acrescenta sentido à palavra lexical a qual está aplicado, mas altera a força argumentativa desse léxico, e essa argumentação acontece polifonicamente.
Palavras-chave: Adjetivo. Teoria da Argumentação. Polifonia.
|
1426 0 bytes Universidade de Passo Fundo – Mestrado em Letras http://www.letramagna.com/ |
|