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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!(Re)ler e (res)significar Pêcheux em relação a Althusser Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ROSA, Ismael Ferreira; MESQUITA, Diana Pereira Coelho de; CARVALHO, Sônia de Fátima Elias Mariano

O trabalho ora proposto objetiva analisar os fundamentos da teoria marxista na teoria materialista do discurso, proposta por Michel Pêcheux, quando da instauração de outro campo de estudos dentro da Linguística – a Análise do Discurso –, por meio de uma análise interfacial entre os pressupostos teórico-conceptuais de Louis Althusser e as noções propostas por Pêcheux. Nesse sentido, problematizaremos alguns elementos da episteme desse campo teórico que se inaugurou no imo dos terrenos da Linguística, procurando perceber em que medida Michel Pêcheux (res)significou, (re)leu o que Althusser preconizou a respeito do materialismo histórico. Para realizar esse intento, estabeleceremos uma análise da obra Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, com o fito de mapear as retomadas que o autor faz das noções defendidas por Althusser e como ele as (res)significa e promove deslocamentos conceptuais que vão compor o construto teórico da Análise do Discurso. Tal mapeamento revelou a preocupação de Pêcheux em buscar uma teoria que demonstrasse o lugar da materialidade dos processos políticos, econômicos e ideológicos que tecem a trama da luta de classes, ressaltando um lugar que instaura efeitos desses processos.

Palavras-chave: Michel Pêcheux. Louis Althusser. Ideologia. Discurso. (Re)Tomadas. (Res)Significação.

Downloads 826  826  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Alfa: Revista de Linguística  Site http://www.alfa.unesp.br
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia da Leitura: Quais as Teorias Subjacentes? Popular Versão: PDF
Atualização:  6/1/2016
Descrição:
SILVA, Silvio Profirio da

Neste estudo, colocamos em discussão as teorias subjacentes às práticas pedagógicas do ensino da leitura. O propósito, aqui, é refletir acerca das especificidades e particularidades dos modelos teóricos - Perspectiva do Texto, Perspectiva do Leitor e Perspectiva Interacionista, bem como do Modelo Ascendente e/ou Bottom-up, Modelo Descendente e/ou Top-down e o Modelo Interativo – que fundamentam o ensino dessa ferramenta linguística. Mais precisamente, nosso propósito, aqui, é demonstrar como tais modelos teóricos, mesmo possuindo alguns fatores que são objeto de crítica, constituem em teorias que carregam consigo aspectos relevantes a serem aplicados à prática pedagógica do ensino da leitura.

Palavras-chave: Modelos teóricos. Prática pedagógica. Decodificação. Especificidades. Sentido.

Downloads 819  819  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Travessias  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/10888
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Literatura em Quadrinhos: Uma questão de adaptação Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
LIMA, Marcelo Soares de

Nosso trabalho analisa o processo de adaptação de um texto literário para as histórias em quadrinhos, buscando compreender o que se ganha e o que se perde nessa transição de meios; se é possível um livro ser transportado e a história se manter fiel, e ainda atrativa, dentro das características das histórias em quadrinhos; e se o que encontramos é um processo de adaptação ou uma tradução/decodificação da essência do livro para o quadrinho. Para tanto, analisamos quatro adaptações literárias da obra O Alienista de Machado de Assis, embasando nossas observações nas discussões promovidas por Sobral (2008), Silva (2009), Rama/Vergueiro (2004) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Adaptação Literária. Quadrinhos e
Literatura.

Downloads 795  795  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Identidade Cultural Indígena: A Construção do Sujeito na Interação Social Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
CARVALHO, Edigar dos Santos

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a concepção da identidade indígena, da etnia Xukuru, livre de estereótipos históricos e tradicionais. Observando que a identidade de um povo não é marcada por um único aspecto que o diferencia de outros grupos, mas por um conjunto de práticas sociais vivenciadas outros entre os membros do grupo e a sociedade.

Palavras-chave: Identidade. Índio Xukuru.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O ensino do gênero resenha pela abordagem sistêmico-funcional na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
IKEDA, Sumiko Nishitani; VIAN, Jr Orlando

Este artigo tem por objetivo principal discutir a implementação de atividades pedagógicas de produção escrita com base na perspectiva sistêmico-funcional (Halliday, 1978, 1985, 1994, 2004) de linguagem. A partir da necessidade de produção de resenhas acadêmicas por alunos em cursos de pós-graduação, focamos nos conceitos da gramática
sistêmico-funcional e como estes podem ser operacionalizados de forma a desenvolver o processo de escrita, bem como incitar a reflexão sobre a relação texto-linguagem-contexto.

Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional (GSF); ensino de produção escrita; resenha acadêmica.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Linguagem e Ensino - Universidade Católica  Site http://rle.ucpel.tche.br/index.php?sCentro=php/edicoes/v12n1/v12n1.php
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A Poética da Imagem como o Atrativo de HQs Popular Versão: 
Atualização:  26/4/2013
Descrição:
DOURADO, Eliane

A Graphic Novel Dom Quixote em quadrinhos, por Caco Galhardo, foi criada a partir do romance Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e apresenta em sua construção narrativa o que para Ricoeur (2005) é a poética da imagem. Esse é o recurso responsável por atrair cada vez mais um público leitor exigente, capaz de reconhecer em uma publicação, além de sua qualidade, seu teor crítico-alegórico imergindo-o num universo narrativo ficcional que lhe proporcionará uma reflexão sobre sua realidade.

Palavras-chave: Literatura. HQ. Graphic Novel. Adaptação.

Downloads 788  788  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma ANAIS DA III JORNADA DE ESTUDOS SOBRE ROMANCES GRÁ  Site 
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!A HIPERTEXTUALIDADE EM “AS MARGENS DA ALEGRIA E OS CIMOS” – DOIS CONTOS DE PRIMEIRAS ESTÓRIAS, DE Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Cássia Jacqueline Fernandes
O estudo dos mecanismos lingüísticos que referenciam espaços enunciativos é objetivo dessa pesquisa. Para isso, valeu-se dos contos “As margens da alegria” e “Os cimos”, textos da coletânea de 21 contos de Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa. Buscou-se evidenciar as operações cognitivas necessariamente envolvidas na implementação da discursivização, segundo Fauconnier & Turner (2002):Identificação, Integração, Imaginação. Observou-se que os dois contos são como duas imagens superpostas, em cuja superposição se evidenciam diferenças e similaridades que configuram uma nova imagem. Nessa imagem integrada, surgem duas realidades discursivas: a de um Menino e a da construção da “grande cidade”.
PALAVRAS-CHAVE: Processamento discursivo; Espaços Mentais; Instâncias de enunciação.

Downloads 776  776  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://www.letramagna.com
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!Nível de letramento do professor:. implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DELA JUSTINA, Eliege Wernke Niehues.

O presente trabalho objetiva apresentar o nível de letramento do professor de português da escola pública de Santa Catarina a partir da leitura e escrita de textos pertencentes aos gêneros da esfera social do trabalho docente. A questão norteadora refere-se à dificuldade da transposição didática pelo professor, da teoria à prática, pela leitura que faz do texto oficial da educação no estado (a Proposta Curricular de Santa Catarina). A pesquisa fundamenta-se em teorias do letramento de Soares (1998, 2001), Kleiman (1995), Rojo (1998, 2000, 2002), Leite (2001), entre outros, e na noção de gênero do discurso bakhtiniana, como foi discutida por Rodrigues (2000, 2001), Rojo (2002) e Schneuwly (mímeo). O corpus analisado resultou de
aplicação de uma pergunta sobre gêneros e tipos textuais a quatro professores da Escola de Educação Básica Dom Joaquim, de Braço do Norte, Santa Catarina. Constatou-se, com a pesquisa, que o nível de letramento do professor de português não é suficiente para que ele compreenda e discuta o capítulo referente à Língua Portuguesa do documento em questão, pelo menos ao ponto de constituir práticas reflexivas no seu cotidiano profissional a partir do que lhe vem sendo proposto. Há ausência total de planejamento de aulas que contemplem os gêneros textuais nos Planos de Curso dos professores pesquisados. Tais professores, também não conseguiram, em sua totalidade, diferenciar gênero de tipo textual.

Palavras-chave: letramento; gêneros do discurso; tipo textual; leitura.

Downloads 751  751  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNISUL  Site http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=1024_1&tipo_pesquisa=&filtro_b
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Coloquialismo e a Norma Padrão na Fala Cotidiana de Futuros Profissionais  Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MATTOS, Édima de Souza; MARECO, Raquel Tiemi Masuda

O objetivo deste trabalho foi pesquisar a fala cotidiana de universitários dos cursos de Letras e Comunicação Social da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente. Verificou-se a existência de desvios significativos no uso de aspectos formais da língua, os quais foram analisados com base em teóricos que tratam da linguística, da sociolinguística e da gramática de nossa língua. Espera-se, com o resultado desta, incentivar os sujeitos da pesquisa a buscarem mais conhecimento sobre a língua que os colocará no mercado de trabalho, pois tanto o professor de língua portuguesa, como o futuro jornalista e/ou o publicitário, são usuários assíduos da língua padrão e das variedades linguísticas da língua portuguesa e influenciam outros falantes.

Palavras-chave:Comunicação. Coloquialismo. Norma culta.

Downloads 712  712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.letramagna.com/
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos
Fazer Download agora!O Ritmo no Romance Lírico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
TOFALINI, Luzia Aparecida Berloffa

Este trabalho objetiva demonstrar que o ritmo constitui um dos inúmeros aspectos, dentre os que a polissemia de Húmus possibilita concorrentes para a liricização do romance. Na obra, ocorre um entrelaçamento das categorias da narrativa com os modos líricos, resultando em um gênero híbrido: o romance lírico.

Palavras-chave: Ritmo. Romance lírico.

Downloads 694  694  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma REVISTA LETRA MAGNA  Site http://www.letramagna.com
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