Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Literatura e Cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto “Pai |
Versão: Atualização: 24/10/2012 |
Descrição:
NAGAMINI, Eliana
O objetivo deste trabalho é apresentar a análise do processo de adaptação do conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, apontando os aspectos históricos como fator determinante da atualização e transmutação do texto literário para a linguagem do cinema. O texto original foi adaptado por Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Cannit, com o título de “Quanto vale ou é por quilo”, em 2005. Os elementos de permanência, ou seja, as relações de poder do período da escravidão, estão presentes na adaptação, atualizadas a partir do jogo de exploração econômica. O paralelo entre os dois momentos históricos (século XVIII e século XXI) mostra que não ocorreram muitas transformações nessas relações e denuncia a permanente crise social e econômica do país.
Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Linguagens.
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1356 0 bytes ABRALIC http://www.abralic.org.br/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Polifonia em Slogans |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ANDRADE, Ana Elis Nogueira de Magalhães; CIRELLI, Renira Appa
A mensagem publicitária tem como objetivo criar um mundo ideologicamente favorável e perfeito com a contribuição do produto a ser vendido. Devido a isso, a mensagem trata a base informativa de forma manipulada, objetivando transformar a consciência do possível comprador. Para que isso aconteça, a propaganda utiliza todos os recursos disponíveis na língua portuguesa, apropriando-se de signos verbais em conjunto com signos visuais, para dar maior impacto em suas peças. Os anúncios publicitários geralmente são dotados de uma estrutura predefinida, composta por título, texto, apelo final e marca acompanhada de slogan. Este será o objeto de nosso estudo, considerando muitas de suas características e seu aspecto polifônico na análise do discurso. A polifonia nos slogans contribui para designar as diversas perspectivas, os pontos de vista ou posições que se representam nos enunciados nas mais diversas circunstâncias. Utilizaremos anúncios impressos, retirados de revistas diversas, como corpus do trabalho e, quando necessário, remeter-nos-emos a alguns anúncios radiofônicos. A dimensão dos anúncios digitalizados não poderá ser muito pequena devido à legibilidade dos slogans que já são grafados em letras reduzidas nos anúncios.
Palavras-chave: Enunciação.Polifonia. Slogan.
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1332 0 bytes REVISTA LETRA MAGNA http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Força Argumentativa Polifônica do Adjetivo nas Produções Textuais dos Alunos |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SCHNEIDER, Fernanda
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do adjetivo em produções textuais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. Para a realização deste estudo, apresentamos, num primeiro momento, noções e conceitos sobre a Teoria da Argumentação, desenvolvida inicialmente por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, Marion Corel e colaboradores. No interior desse capítulo, destacamos duas seções: a primeira diz respeito à Teoria da Argumentação da Língua e aborda a polifonia já, na segunda, elucidamos alguns aspectos importantes sobre a Teoria dos Topoi e fizemos uma rápida explanação sobre os modificadores. O terceiro e último capítulo compreende o desenvolvimento da metodologia e da análise do corpus desta pesquisa, composta por três textos: uma redação, uma narração e um bilhete. Nesses textos, partindo-se da concepção de que a argumentação está na língua, constatamos que o adjetivo não acrescenta sentido à palavra lexical a qual está aplicado, mas altera a força argumentativa desse léxico, e essa argumentação acontece polifonicamente.
Palavras-chave: Adjetivo. Teoria da Argumentação. Polifonia.
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1306 0 bytes Universidade de Passo Fundo – Mestrado em Letras http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Alma Encantadora das Ruas, Os que Começam: Revisitando João do Rio |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DAVILA, Richard Emanuek Silveira
A veiculação da cultura e da cultura civilizatória acontece de modo a ninguém se opor significativamente a este processo, tal qual ocorre por conquista, por apresentação de um novo modelo, cujo ideal é dado como melhor, ou pela imposição que ocorre na maioria das vezes; quando em país estrangeiro, pela imposição da língua, pelos bens de consumo e avanços tecnológicos. O distanciamento, o desenraizamento e a vulgarização da cultura, cada qual com sua inscrição teórico-social, é responsável por denominações mais ou menos ponderadas. O distanciamento sucumbe quando na valorização da produção cultural advinda das margens, garantindo a veiculação de seu sôfrego pensamento, suas aspirações e desejos. O meio intelectualizado também perde um pouco sua função quando não encontra maneiras de ensinar às camadas subalternas, cresce aí o distanciamento; já não há mais sabedoria para lidar com os conceitos internalizados e não sistematizados das classes desfavorecidas. As atrações descritas em grosso modo, são ainda singularmente exploradas pelos que fazem da rua o palco de suas vidas, a serem mostradas e analisadas e como se portam frente as tendências coletivas.
Palavras-chave: Rua. Pós-Modernidade. Ruptura Social. Tendências. Cultura.
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1237 0 bytes OVERMUNDO http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
(Re)ler e (res)significar Pêcheux em relação a Althusser |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ROSA, Ismael Ferreira; MESQUITA, Diana Pereira Coelho de; CARVALHO, Sônia de Fátima Elias Mariano
O trabalho ora proposto objetiva analisar os fundamentos da teoria marxista na teoria materialista do discurso, proposta por Michel Pêcheux, quando da instauração de outro campo de estudos dentro da Linguística – a Análise do Discurso –, por meio de uma análise interfacial entre os pressupostos teórico-conceptuais de Louis Althusser e as noções propostas por Pêcheux. Nesse sentido, problematizaremos alguns elementos da episteme desse campo teórico que se inaugurou no imo dos terrenos da Linguística, procurando perceber em que medida Michel Pêcheux (res)significou, (re)leu o que Althusser preconizou a respeito do materialismo histórico. Para realizar esse intento, estabeleceremos uma análise da obra Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, com o fito de mapear as retomadas que o autor faz das noções defendidas por Althusser e como ele as (res)significa e promove deslocamentos conceptuais que vão compor o construto teórico da Análise do Discurso. Tal mapeamento revelou a preocupação de Pêcheux em buscar uma teoria que demonstrasse o lugar da materialidade dos processos políticos, econômicos e ideológicos que tecem a trama da luta de classes, ressaltando um lugar que instaura efeitos desses processos.
Palavras-chave: Michel Pêcheux. Louis Althusser. Ideologia. Discurso. (Re)Tomadas. (Res)Significação.
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1224 0 bytes Alfa: Revista de Linguística http://www.alfa.unesp.br |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Mentira minha vale por dez verdades tuas: A montagem cinematográfica na Literatura de Valêncio X |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ARAUJO, Rodrigo Gomes de
Este trabalho discute a produção literária de Valêncio Xavier (1933-2008). Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba, o artista atuou como cineasta, jornalista e escritor. Seus livros apresentam desafios aos padrões narrativos e questionam os limites da escrita literária e historiográfica. Busco problematizar duas de suas obras, O mez da grippe (1981) e Maciste no inferno (1983), pois recorrem a recursos de montagem cinematográfica para representar um tipo bastante peculiar de verossimilhança. Nas obras de Valêncio, são utilizados recursos de colagem de obras pré-existentes, como jornais impressos e cenas de filme, se apropriando de fatos verídicos para criar ficção literária. Os livros em questão apresentam diálogos com a teoria de montagem do cineasta Sergei Eisenstein, segundo o qual através da junção de fragmentos dotados de sentido próprio é possível obter diferentes sentidos que são organizados pelo autor. Observando as obras de Valêncio, é possível perceber que sua narrativa apresenta um tipo de verossimilhança almejada pela historiografia, além disso, inquietam e chegam a confundir o leitor, sendo difícil caracterizá-las como ficção. O recurso de colagem utilizado pelo artista funciona como um equivalente das fontes utilizadas no trabalho historiográfico, entretanto em seus livros o efeito de verossimilhança surge de forma mais eficaz do que na historiografia, criando um efeito de realidade.
Palavras-Chave: narrativa; historiografia; verossimilhança; O mez da grippe; Maciste no inferno.
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1139 0 bytes UFPR - UNICENTRO http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010&page=paper&op=view& |
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