Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Software, hipermídia, hipertexto e gêneros digitais: observações preliminares. |
Versão: Atualização: 28/2/2012 |
Descrição:
SOUZA, Aguinaldo Gomes de
Ao darmos ao software o status de suporte da escrita eletrônica (SOUZA A. G. 2007; 2008) fomos levados a inferir que a estabilidade e a fixação dos textos e gêneros produzidos e aportados nesse organismo diferem de modo formal e composicional dos de outros suportes. Assim, consideramos que ao interagir com um software - esteja esse software codificado em uma máquina fotográfica digital, em um computador ou até mesmo em um telefone celular – a pessoa que com ele interage está em constante diálogo com esse organismo. Essa relação dialógica entre o software e o usuário da língua existe no nível da interação e faz parte de uma progressão de construção de sentidos. Essa relação guia as outras relações que o sujeito interacional realiza com o sistema, guia as relações entre sujeitos através de interações mediadas que se materializam em forma de gêneros digitais como, por exemplo, uma conversa através de um comunicador instantâneo como o msn messenger ou yahoo messenger. Em todas essas ações, a língua é o elo motor. Os softwares são fabricados e estruturados para gerarem ações sociais. Cada elemento que os forma se estrutura de modo que eles consigam aportar em si as mais diferentes mídias: vídeos, animações, sons, imagens estáticas e também em movimento, formando e dando forma a verdadeiros organismos hipermidiáticos. Nesse trabalho alertamos para distinção necessária entre hipertexto e hipermídia para o estudo dos gêneros digitais. Os softwares, mais ainda, as interfaces dos softwares, situam os gêneros digitais em contextos específicos de uso, agregam aos gêneros digitais características hipertextuais, hipermidiáticas.
Palavras-chave: Software. Dialogismo. Gêneros digitais.
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2919 0 bytes Anais do Encontro Internacional de Texto e Cultura http://www.textoecultura.ufc.br/abert.html |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Guimarães Rosa e uma visão sobre a oralidade |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
VERRI, Valda Suely da Silva
O artigo faz uma leitura do conto “Desenredo”, de João Guimarães Rosa, onde se verifica que, embora se trate de um texto escrito, há a presença de um narrador oral. Ou seja, o texto se mostra rico em marcas de oralidade, dispersas no discurso do narrador, constituindo-se, dessa forma, em uma espécie de texto para ser ouvido em vez de lido. Procuramos mostrar que esse texto contrapõe duas culturas, a oral e a cultura do mundo letrado. Entretanto, o homem pertencente ao universo iletrado não é visto de forma exotizada como fizeram grande parte dos escritores que se dedicaram à literatura regionalista. Ao contrário, Guimarães Rosa busca valorizar o homem com seus sentimentos, dúvidas, desejos, não importando a que universo ele possa pertencer.
Palavras-Chave: Oralidade. Guimarães Rosa. Desenredo.
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2944 0 bytes Revista Boitatá - UEL http://www.uel.br/revistas/boitata/?content=volume_2_2006.htm |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Compreensão de leitura em diferentes suportes: estudo comparativo entre o suporte impresso e digital |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de
Este artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Neste estudo de caso, procurou-se verificar, por meio de oito questões de interpretação de texto da bateria CL-4 de Tapia e López (2000), se a compreensão de um mesmo texto é maior no suporte impresso ou no suporte digital. As questões visavam avaliar: a idéia principal, as intenções do autor, a estratégia de identificação da idéia principal em função da estrutura textual, a compreensão da temporalidade, o estabelecimento da referência textual, a compreensão das partículas conectivas, a identificação do tipo de documento de procedência e o conhecimento do significado dos recursos estilísticos. Os resultados foram analisados com base nos pressupostos de Tapia e López (2000). A pesquisa revelou que a leitura no suporte eletrônico influenciou de maneira positiva o resultado da compreensão.
Palavras-chave: Compreensão. Leitura. Suporte.
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3091 0 bytes UNISUL-SC http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A aula de redação nas redes da nova era : as estratégias de leitura e escrita no universo hiperte |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CLEMENTE, Bianca Jussara Borges
Este trabalho apresenta um breve estudo sobre as estratégias utilizadas nas aulas de redação com a inserção da hipermídia, visto que são múltiplos os olhares ao ensino da leitura e da escrita no mundo hipertextual. Sendo, esse mundo hipermidiático, novo aos olhos da sociedade escolar, mas pertinente à inclusão digital, que se põe em voga na atualidade, busca-se na Linguística Textual e nas explicações de Chartier e Lévy, entre outros teóricos, que inferem sobre as possibilidades de apresentação do texto e do hipertexto como requisitos imprescindíveis à produção textual. Objetiva-se não só discutir a forma oriunda de como o hipertexto é apresentado nos meios hipermidiático, como também verificar as contribuições inseridas nas abordagens textuais, além de como esse oferece entendimentos pertinentes à tessitura textual e às estratégias de escrita e leitura nesta nova era tecnológica.
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3201 0 bytes REVISTA LITTERIS No 2 ISSN http://www.revistaliteris.com.br/arquivo_16.html |
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