Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Cultura de Massas na Ficção Brasileira Contemporânea  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
LOPES, Irinelson
A cultura de massas ou a Indústria Cultural, como a ela se refere Adorno (1986), é um fenômeno do mundo contemporâneo e tem sido, devido à maneira como vem influenciando o meio cultural, uma constante preocupação entre os teóricos das diversas áreas do conhecimento, entre elas a literatura. Detectar de que forma os elementos da cultura de massas irão influenciar a produção artística tem sido o trabalho de teóricos e pensadores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Umberto Eco, Fredrick Jameson, Ítalo Calvino, Irlemar Chiampi, entre outros, que variam de posição quanto aos benefícios e prejuízos dessa manifestação, considerada por muitos desses mesmos pensadores, anticultural. O objetivo do presente trabalho é, baseando-se nessas diversas opiniões, verificar de que forma os escritores contemporâneos têm utilizado em seus romances os elementos da cultura de massas, fazendo, destes, instrumentos eficazes de expressão artística e cultural. Essa verificação se fará através da análise do romance "Rastros do Verão", de João Gilberto Noll, publicado em 1986, e que se constitui em exemplo satisfatório para o que se deseja comprovar.
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2068 0 bytes Universidade Estadual de Londrina http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/1550058 |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Estética da Recepção e Teoria do Efeito  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva
A teoria literária priorizou em seus estudos, ao longo do tempo, respectivamente, o autor, a obra e o leitor. Num primeiro momento, o autor era considerado o expoente máximo. Com o advento do formalismo e do estruturalismo, o texto passa a ser o centro das análises e, a partir dos estudos da recepção, o leitor, e não mais a obra ou o autor, torna-se o elemento fundamental para os estudos literários. Na recepção, o leitor é quem atribui significado ao texto, atualizando-o através da leitura, transformando-o pela sua ação e transformando-se a partir do diálogo com o mesmo. Por meio da recepção, o leitor concretiza a obra literária e essa concretização pode ocorrer tanto no momento de sua produção quanto no momento de sua leitura. Os estudos da recepção baseiam-se na Fenomenologia, concepção filosófica criada pelo alemão Edmund Husserl (1859-1938), que apresenta uma forma diferenciada de ver a realidade, propondo uma nova discussão em torno da separação do sujeito e do objeto, da consciência e do mundo.
Palavras-Chave: Leitor, recepção, leitura.
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12110 0 bytes UEM |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Força Argumentativa Polifônica do Adjetivo nas Produções Textuais dos Alunos  |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SCHNEIDER, Fernanda
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso do adjetivo em produções textuais dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. Para a realização deste estudo, apresentamos, num primeiro momento, noções e conceitos sobre a Teoria da Argumentação, desenvolvida inicialmente por Oswald Ducrot e Jean-Claude Anscombre, Marion Corel e colaboradores. No interior desse capítulo, destacamos duas seções: a primeira diz respeito à Teoria da Argumentação da Língua e aborda a polifonia já, na segunda, elucidamos alguns aspectos importantes sobre a Teoria dos Topoi e fizemos uma rápida explanação sobre os modificadores. O terceiro e último capítulo compreende o desenvolvimento da metodologia e da análise do corpus desta pesquisa, composta por três textos: uma redação, uma narração e um bilhete. Nesses textos, partindo-se da concepção de que a argumentação está na língua, constatamos que o adjetivo não acrescenta sentido à palavra lexical a qual está aplicado, mas altera a força argumentativa desse léxico, e essa argumentação acontece polifonicamente.
Palavras-chave: Adjetivo. Teoria da Argumentação. Polifonia.
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1247 0 bytes Universidade de Passo Fundo – Mestrado em Letras http://www.letramagna.com/ |
Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A influência dos hipertextos digitais para o ensino e aprendizagem de ortografia: inov@ç@o ou “erro”  |
Versão: Atualização: 29/10/2012 |
Descrição:
SILVA, Suelen Érica Costa da
Neste artigo apresento o resultado de um estudo de caso realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, campus Araxá. A pesquisa teve como objetivo investigar se os problemas ortográficos presentes em produções escolares de um grupo de alunos da referida instituição estão atrelados à linguagem dos hipertextos digitais ou a fatores de outra natureza. Em termos metodológicos, fez-se a opção pela pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados a partir de redações escolares, formulários sociolinguísticos e, posteriormente, analisados à luz dos seguintes teóricos: Fiorin (2008), Toneli (1998), Xavier (2005), dentre outros. Constatou-se que os problemas ortográficos levantados estão atrelados a três dos cinco fatores, que, segundo Toneli (1998), colaboram para a alteração da grafia correta das palavras da língua portuguesa.
Palavras-chave: Hipertexto. Ortografia. Ensino.
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1513 0 bytes Anais Hipertexto 2009 http://http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais.html |
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