Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
A Estética da Recepção e Teoria do Efeito |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Márcia Hávila Mocci da Silva
A teoria literária priorizou em seus estudos, ao longo do tempo, respectivamente, o autor, a obra e o leitor. Num primeiro momento, o autor era considerado o expoente máximo. Com o advento do formalismo e do estruturalismo, o texto passa a ser o centro das análises e, a partir dos estudos da recepção, o leitor, e não mais a obra ou o autor, torna-se o elemento fundamental para os estudos literários. Na recepção, o leitor é quem atribui significado ao texto, atualizando-o através da leitura, transformando-o pela sua ação e transformando-se a partir do diálogo com o mesmo. Por meio da recepção, o leitor concretiza a obra literária e essa concretização pode ocorrer tanto no momento de sua produção quanto no momento de sua leitura. Os estudos da recepção baseiam-se na Fenomenologia, concepção filosófica criada pelo alemão Edmund Husserl (1859-1938), que apresenta uma forma diferenciada de ver a realidade, propondo uma nova discussão em torno da separação do sujeito e do objeto, da consciência e do mundo.
Palavras-Chave: Leitor, recepção, leitura.
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Uma Perspectiva Semiótica em o Corvo, Edgar Alan Poe |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
DAVILA, Richard Emanuel Silveira
Não nos propomos fazer aqui uma análise do poema de Edgar Alan Poe, muito menos pretendemos atribuir-lhe uma decifração total, visto que um texto poético de tal envergadura se constitui numa galáxia de significados que a análise jamais o esgota. Pretendemos apenas estudar-lhe o plano da expressão, sob os aspectos denotativos, conotativo e mítico, dentro de determinado enfoque, sem negar-lhe a possibilidade de outros percursos de leitura. Partindo do princípio de que a grandeza do poeta consiste no modo como explora as palavras e que entre estas há as que encerram um significado em si (substantivos, adjetivos, verbos) e outras que são palavras de relação, sem significado ou com significação latente (pronomes, preposições, conjunções), é com as primeiras que vamos nos ocupar, embora não esqueçamos do que na obra literária aquelas posições podem ser invertidas na escala de valores. Nossa preferência se explica também pela própria finalidade deste trabalho que é a análise semiótica de relação expressão / conteúdo em escala ascendente a partir do nível denotativo.
Palavras-Chave: Poesia. Semiótica. Análise. Literatura.
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Categoria: Língua Portuguesa Artigos |
Gênero narrativo: uma dialogia entre a leitura e a escrita |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
CREPALDI, Nilza Pereira
Apresenta as concepções de Vygotsky e Bakhtin sobre o desenvolvimento da linguagem, situando o gênero discursivo narrativo (Contos de Fadas) como uma possibilidade do aluno internalizar abstrações e experiências, alargando os níveis mentais superiores, ajudando-o a reelaborar e reorganizar seus pensamentos e transformando-o psicologicamente. Essa abordagem reflete a importância do locutor e do interlocutor para a produção de um enunciado o qual é determinado pelo tema, composição e estilo, numa dada situação social. Mostra o ensino da leitura e da escrita como um processo externo, mediado pelo professor, provocando reflexões que possibilitam transformações internas e ações responsivas, levando o leitor-escritor a reelaborar sua fala interior, melhorando -a para um novo interlocutor, o que só se efetiva pela dialogia e pela interação social.
Palavras-chave: Discurso literário. Ensino. Sociointeracionismo. Leitura. Escrita.
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