Educadores

Ínicio : Inglês : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!A memória e os sentidos do ensino do espanhol no estado do Paraná (1980-1990) Popular Versão: 
Atualização:  6/11/2014
Descrição:
CHAGURI, Jonathas de Paula.

Este trabalho tem como objetivo apresentar os (des) caminhos que levaram o estado do Paraná a um momento de reformulação em seu currículo, levando a saída do Espanhol como componente curricular do Colégio Estadual em Curitiba na década de 1980 e voltando a sua oferta no final da mesma década com a criação do Celem em todo estado.

Palavras-chave: Celem. Componente curricular. Língua estrangeira moderna.

Downloads 851  851  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual de Maringá  Site http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/15206/8709
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Prática reflexiva entre professores: uma abordagem colaborativa na formação de professores de inglês Popular Versão: 
Atualização:  17/9/2013
Descrição:
SANTANA, Ivone; GIMENEZ, Telma Nunes

Este estudo faz parte de um sub-projeto de iniciação científica "Abordagem reflexiva na formação de professores de Inglês e a perspectiva dos formadores", cujo foco era identificar as diferentes concepções de reflexão de um grupo de formadores de professores de Inglês atuando em um curso de Letras. Dando continuidade ao tema, o objetivo deste trabalho será em uma possível instância de aprendizagem em reuniões de educadores envolvidos com a disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa, de modo a detectar os padrões interacionais assumidos e o papel dos interagentes na construção de novos conhecimentos sobre formação de professores de inglês em estágios iniciais.

Palavras-chave: Abordagem reflexiva. Formadores. Interagentes.

Downloads 1627  1627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumen Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes

O presente artigo tem como objetivo discutir resultados de projetos desenvolvidos em aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa com graduandos do curso de Letras de duas universidades públicas do Brasil.

Palavras-chave: Formação. Pré-serviço do professor. Língua inglesa. Sequências didáticas. Gênero.


Downloads 998  998  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Narrative reflective writing: “It got easier as I went along” Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
BARKHUIZEN, Gary

Afirma-se que a narrativa é uma forma natural de experiência e que é importante promover a ação reflexiva por parte dos professores. Este artigo procura analisar esses argumentos de maneira crítica, através do estudo de respostas de professores a exercícios de produção de narrativas.

Palavras-chave: Escrita reflexiva. Narrativa. Formação de professores.

Downloads 880  880  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Linguística Aplicada  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Discussão de crenças na prática de ensino de inglês: um estudo de cognições de professoras orientado Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
REIS, Simone; CECCI, Débora Rebouças Milani

Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa que focaliza significados do processo de escrutínio de crenças na Prática de Ensino de inglês na Universidade Estadual de Londrina. Objetivando revelar tanto o valor que cinco orientadoras dão à discussão de crenças quanto o valor que percebem ser atribuído por seus alunos-professores a tal procedimento, o estudo analisa cognições do professor.

Palavras-chave: Escrutínio de crenças. Educadores de professores. Cognição. Cognição situada.

Downloads 942  942  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://www.letras.ufmg.br/rbla/revista2008_1.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Aquisição de língua materna (LM) e língua estrangeira (LE) sob a ótica do pensamento complexo - como Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
ZAMPIETRO, Linei Matzenbacher

O conteúdo deste artigo é parte integrante da dissertação de mestrado “A conjugação de ‘ser’ e de ‘ter’ em alguns livros didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE) sob a ótica do Pensamento Complexo”, do mesmo autor. Nele é feita uma reflexão sobre como o jovem e o adulto, público-alvo dos livros didáticos analisados.

Palavras-chave: Aquisição linguística. Língua estrangeira. Pensamento complexo.

Downloads 677  677  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo línguas estrangeiras in-tandem: histórias de identidades Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
VASSALLO, Maria Luisa

Neste artigo, investiga-se uma experiência compartilhada de aprendizagem in-tandem do português e do italiano – no caso, uma experiência de oito meses por meio de um tandem face-a-face.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Aprendizagem in-tandem. Identidade. Língua estrangeira. Tandem face a face.

Downloads 618  618  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Linguística Aplicada  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!A teoria e a prática: a questão da diferença no discurso sobre e da sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
CORACINI, Maria José R. F.

Este artigo tem por objetivo problematizar as relações entre teoria e prática em dois momentos complementares: o primeiro, no âmbito da Linguística Aplicada e sua relação com os professores; e o segundo, no âmbito da escola na relação entre a apropriação dos conhecimentos e a prática de sala de aula. Para isso, foram estudados artigos e livros de autoria de linguistas aplicados do Brasil e do exterior, além de aulas de leitura e escrita, em língua materna e estrangeira, gravadas em áudio, no 1° e 2° graus da rede estadual de São Paulo e Campinas.

Palavaras-chave: Linguística Aplicada. Discurso da sala de aula. Teoria-prática.

Downloads 2674  2674  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Delta  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!A linguagem, o sujeito e o currículo no pós-estruturalismo: reflexões para a prática de leitura em L Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
PEIXOTO, Cesar Roberto Campos

O objetivo deste artigo é apresentar algumas das possíveis implicações da visão pós-estrutural sobre a linguagem, o sujeito e o currículo para a prática de leitura na sala de aula de língua estrangeira.

Downloads 2858  2858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista On-line de Literatura e Linguística - UFPE  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!A linguagem (pós) colonial, em “The Sacrificial Egg”, de Chinua Achebe (1962) Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
PARADISO, Silvio Ruiz

Este trabalho fomenta uma análise a partir de um estudo que abarca os pressupostos teóricos sobre pós-colonialismo e estudos culturais, como: multiculturalismo, resistência, hibridismo; ou seja, teorias que envolvem as culturas do “terceiro mundo” e, respectivamente, seus estudiosos como Ashcroft, Griffiths e Tiffin. A análise se debruçará sobre o conto em Língua Inglesa “The Sacrificial Egg”, (1962) de Chinua Achebe, autor de origem nigeriana, conhecido por suas narrativas nacionalistas e de resistência.

Palavras-chave: Ab-rogação. Lacuna metonímica. Linguagem. Pós-colonialismo.

Downloads 652  652  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Uniletra - Universidade Estadual de Ponta   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »