Este trabalho analisa o impacto da inserção da Internet como fonte de material didático e como meio de ensino na criação e execução de tarefas pedagógicas elaboradas por alunos/professores em um Curso de Letras.
CARNIN, Anderson; MACAGNAN, Maria Júlia Padilha; KURTZ, Fabiana Diniz
Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão O Ensino de Línguas e a Ressignificação da Prática Docente, realizado por um grupo de professoras do Curso de Letras da UNIJUI, desde o ano de 2006.
Palavras-chave: Ensino de línguas. Tecnologias da informação e comunicação. Proposta didática. YouTube®.
O Laboratório de Ensino e Pesquisa de Leitura e Redação - Projeto LER, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, insere-se na grande área de interesse das Ciências Humanas, mais especificamente na Linguística Aplicada com o objetivo geral de qualificar o ensino de leitura e redação, através da pesquisa sobre texto e discurso e do desenvolvimento de propostas experimentais de ensino de línguas, associados à formação e à educação continuada do profissional de Letras. O texto propõe discussão sobre leitura e produção de texto: Língua Inglesa.
O cinema norte-americano pode nos ajudar a entender a evolução do conceito de "alteridade" como imagem social. Nos filmes contemporâneos, é em gêneros como a comédia ou a ficção científica que se pode vislumbrar o estado em que se encontra o desenvolvimento dessa idéia em um nível mais profundo do que o mostrado no "políticamente correto" das produções mais idealistas.
O presente artigo apresenta o resultado de uma proposta de trabalho prático pedagógico envolvendo as disciplinas de Seminário de Prática em Letras e Língua Inglesa, do Curso de Letras Trilíngüe da Universidade do Contestado – campus Concórdia. O objetivo desta atividade foi compreender como se dá o processo de leitura em aula de língua inglesa e sua influência na ampliação do vocabulário.
O artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação.
Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.
Bons leitores são, geralmente bons escritores, porque a leitura faz com que os estudantes tenham um melhor vocabulário, aprender regras gramaticais e ter um bom conhecimento geral. Ensinar e aprender leitura na escola tem sido preocupação de muitos professores, e, quando os alunos têm que ler em Inglês fica mais complicado por se tratar de uma língua estrangeira. São necessárias estratégias para ajudar os estudantes a aprender. Este projeto pesquisou algumas destas metodologias de leitura para aplicação em sala.
Palavras chave: Leitura. Língua inglesa. Produção textual.
O objetivo deste artigo é mostrar a importância da leitura virtual na aprendizagem da língua inglesa, tendo como princípios norteadores a teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela, os estudos sobre tecnologia de Pierre Levy, bem como os pressupostos de Edgar Morin e outros pesquisadores da complexidade.
Este artigo objetivou diagnosticar as referências às abordagens de ensino de LEs que permearam os processos de aquisição de falantes e aprendizes de LE/L2 através de coletas de narrativas de histórias de vida; e refletir sobre como, ora atuando como professores de LEs, essas lembranças influenciaram o uso de uma determinada abordagem em sala de aula.
Palavras-chave: Narrativa. Abordagem de ensino. Aquisição de LE/L2.
1415 0 bytes Revista Brasileira de Lingüística Aplicada http://