A abordagem geopolítica de uma língua não se limita a examinar no mapa o alcance de sua extensão e seus limites com outras línguas, a constatar a coincidência (ou a não-coincidência) com as fronteiras desse ou daquele Estado. Além disso, é bem raro que uma língua oficial seja a única a ser escrita e falada pela população de um Estado. Com efeito, em cada Estado, há também outras línguas que ali são faladas de fato (e não necessariamente escritas) por grupos mais ou menos importantes, cuja localização suscita, ela também, numerosos problemas. O texto propõe uma discussão sobre a difusão da Língua Inglesa.
A partir de um levantamento sobre como as experiências de professores e estudantes são tratadas na pesquisa em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (LAELE), seguida de uma breve descrição do que entendo por experiência, proponho um novo tratamento que explore melhor os relatos que documentam experiências e ilustram a maioria dos artigos que têm por foco o que acontece em salas de aula de língua inglesa.
NASCIMENTO, Fábio Santiago; SOCOLOSKI, Thaiane da Silva
O objetivo deste trabalho é analisar criticamente o texto midiático ‘Pope attacks blurring of gender’, como uma etapa preliminar, a fim de se discutir identidade de gênero na aula de leitura em língua estrangeira.
Palavras-chave: Identidade de gênero. Análise Crítica do Discurso. Ensino de leitura em língua estrangeira.
515 0 bytes Revista Letras - Universidade Federal do Paraná http://
Desde o início da história do cinema a obra de Poe constituiu-se como fonte de material para a nova arte. A interface entre literatura e cinema configura-se como uma questão polêmica na cultura contemporânea, o que, em relação à obra de Poe, assume contornos muitos específicos e determinantes. A análise dos elementos constitutivos da literariedade do conto “O coração denunciador” orienta a abordagem realizada a respeito da adaptação homônima para o cinema realizada por Jules Dassin em 1941 e da animação da UPA (United Productions of America), de 1953.
Palavras-chave: Edgar Alan Poe. Literatura. Cinema.
570 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://
Neste trabalho analisa-se o livro didático de Língua Inglesa da Educação de Jovens e Adultos, volume único, da editora Educarte (1999), objetivando verificar se esse material didático atende às necessidades de aprendizagem dos alunos nessa modalidade de ensino.
Palavras-chave: Gêneros do discurso. Ensino de Língua Inglesa. Livro didático.
1895 0 bytes Revista Uniletras - Universidade Estadual de Ponta http://
O objetivo deste artigo é apresentar os três principais tipos de dicionários utilizados pelo aprendiz brasileiro de língua inglesa – dicionário bilíngue, dicionário monolíngue e dicionário semibilíngue – e verificar que tipo de informações essas obras oferecem para auxiliar nas tarefas de compreensão e produção de textos.
O objetivo deste trabalho é apresentar um breve percurso sobre os estudos em interação oral focalizando, e refletindo sobre os relatos dos pesquisadores voltados para o processo de aprendizagem e ensino de Inglês como língua estrangeira.
Neste artigo, são apresentados e discutidos os resultados obtidos em pesquisa de Mestrado em Estudos da Linguagem (UEL), na qual propusemos que a Língua Inglesa seja ensinada/aprendida por meio de Histórias Infantis (HIs) as quais, por depender da linguagem e por contemplar a necessidade infantil de imaginação e fantasia, podem ser usadas como instrumento de ensino.
Palavras-chave: Gênero textual. História infantil. Ensino-aprendizagem de língua inglesa.