CARDOSO, Karine Patrícia Dias; LIMA, Diógenes Cândido de
Assumindo que a questão da afetividade pode influenciar positiva ou negativamente na aquisição de língua estrangeira e considerando a autonomia um outro fator que tem poder de interferência nesse processo, o presente trabalho objetiva identificar sinais de variáveis afetivas e de comportamento autônomo em narrativas de aprendizagem da Língua Inglesa – escritas, no ano de 2004, por graduandos e graduados do Curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Palavras-chave: Afetividade. Autonomia. Narrativas. Língua estrangeira.
O objetivo deste trabalho é desenvolver o conceito de "cidadania global", não como compreendido para a manutenção da hegemonia ocidental, mas entendendo-o como quem reflete sobre a complexidade das relações de poder internacionais, considerando sua responsabilidade para com aqueles que estão em desvantagem devido à configuração global atual, que resiste ativamente à perpetuação dessa configuração, e isso a fim de que outros grupos possam existir ativamente em uma realidade com mais justiça social.
O objetivo do trabalho é repensar, a partir da perspectiva do Letramento Crítico, o design dos programas de Literatura Estrangeira. Além disso, o autor pretende reescrever esses programas considerando o tema na perspectiva dos cursos superiores em universidades rasileiras.
O romance The French Lieutenant’s woman, de John Fowles, é considerado por Linda Hutcheon como um exemplo de metaficção historiográfica, dada a utilização de recursos como a intertextualidade, a paródia e a autoconsciência narrativa, resultando em uma refocalização da Era Vitoriana à luz do olhar contemporâneo.
Esse artigo analisa a qualidade de ser irlandês, na ficção australiana contemporânea, tendo o século XIX como pano de fundo. Discute-se a representação do detento, do mateiro e do católico, colocados em ordem ascendente na medida em que encarnam o grau de qualidade de irlandês que cada um carrega na ficção australiana.
Palavras-chave: Ficção australiana. Qualidade de ser irlandês. Literatura pós-colonial.
Este texto tem como objetivo levantar uma série de questões que levem à reflexão acerca das diversas variáveis envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira.
Palavras-chave: Ensino de língua estrangeira. Contemporaneidade. Identidade cultural.
731 0 bytes Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades - U http://
Com base em estudos que mostram a capacidade biológica do ser humano em aprender línguas e, na teoria de aquisição desenvolvida por Krashen (1982), este trabalho pretende mostrar a necessidade de as escolas se preocuparem com o ensino da língua estrangeira desde as séries iniciais.
Palavras-chave: Séries iniciais. Língua estrangeira. Ensino. Aquisição.
1560 0 bytes Revista Educare et Educere - Unioeste http://
O principal objetivo deste trabalho é promover uma reflexão, juntamente com os professores de séries iniciais, sobre as implicações da inserção da disciplina de língua estrangeira no currículo escolar, principalmente nas séries iniciais.
1444 0 bytes Revista Educare et Educere - Unioeste http://