Educadores

Ínicio : Inglês : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa Popular Versão: 
Atualização:  29/6/2012
Descrição:
SALVINO, Cristiane de Moraes

Este artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores.

Palavras-chave: Texto autêntico. Abordagem instrumental. Pesquisa interpretativista. Aprendizagem significativa.

Downloads 1271  1271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Uniabeu - Uniabeu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Instrução-focada-na-forma, lingualização e aprendizagem de ILE por aprendizes brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
VIDAL, Rejane Teixeira

O estudo examina o conceito de lingualização (SWAIN, 2006) em contexto de instrução-focada-na-forma e o seu papel como uma importante ferramenta a ser utilizada por aprendizes de brasileiros de língua estrangeira, sejam avançados ou de nível elementar, se o objetivo é a precisão linguística. Sugere-se que a instrução-focada-na-forma via reflexão consciente sobre uso de língua parece um recurso pedagógico muito atraente para ajudar aprendizes de ILE a aprender a língua-alvo, assim como a desenvolver sua interlíngua.

Palavras-chave: Instrução-focada-na-forma. Produção compreensível. Lingualização. Desenvolvimento da interlíngua. Aprendizagem de ILE.

Downloads 973  973  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Prática reflexiva entre professores: uma abordagem colaborativa na formação de professores de inglês Popular Versão: 
Atualização:  17/9/2013
Descrição:
SANTANA, Ivone; GIMENEZ, Telma Nunes

Este estudo faz parte de um sub-projeto de iniciação científica "Abordagem reflexiva na formação de professores de Inglês e a perspectiva dos formadores", cujo foco era identificar as diferentes concepções de reflexão de um grupo de formadores de professores de Inglês atuando em um curso de Letras. Dando continuidade ao tema, o objetivo deste trabalho será em uma possível instância de aprendizagem em reuniões de educadores envolvidos com a disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa, de modo a detectar os padrões interacionais assumidos e o papel dos interagentes na construção de novos conhecimentos sobre formação de professores de inglês em estágios iniciais.

Palavras-chave: Abordagem reflexiva. Formadores. Interagentes.

Downloads 1905  1905  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!O professor de inglês de instituto de línguas, trabalho e constituição profissional Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
CAMARGO, Gladys Plens de Quevedo Pereira de

Este trabalho está inserido na área de formação de professores de língua inglesa e foi realizado em um instituto particular de ensino de inglês. Objetivou investigar (1) a visão de professores de inglês sobre seu trabalho e o fenômeno da globalização e (2) sua auto-imagem e constituição profissional. A análise das respostas demonstra que as professoras investigadas têm total consciência da relação entre seu trabalho e globalização e da importância do seu papel na formação dos alunos-clientes, na medida em que são elas que os instrumentaliza para a comunicação com o mundo. Além disso, atribuem grande parte da sua constituição profissional às suas próprias experiências sobre aprender e ensinar inglês.

Palavras-chave: Instituto particular. Auto-imagem. Constituição profissional.

Downloads 3271  3271  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!O educador em língua dominante e o desenvolvimento sustentável Popular Versão: 
Atualização:  5/12/2011
Descrição:
PICOLLI, Maria Cecília

Considerando questões de sustentabilidade, este artigo discute a correlação entre o ensino de inglês como língua dominante, educação e desenvolvimento sustentáveis. Grande importância é dada ao ensino da língua e das habilidades linguísticas enquanto os aspectos educacionais que buscam a educação integral da pessoa e o desenvolvimento sustentável são negligenciados.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Língua dominante.

Downloads 2374  2374  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal do Paraná - UFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Traduzindo textos jornalísticos - revendo o papel da tradução em sala de aula de língua estrangeira Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
POLCHLOPEK, Silvana

Este artigo objetiva resgatar de forma breve o uso da tradução em algumas metodologias de ensino, discutir argumentos contra e a favor do uso da tradução em sala e propor, através do trabalho com textos jornalísticos à luz a interface tradução–jornalismo, outro papel para a tradução no processo de aprendizagem de línguas, no que diz respeito ao contexto do ensino médio e de graduação em cursos de Letras, comentando algumas implicações pedagógicas a
partir de uma atividade prática.

Palavras-chave: Ensino de línguas. Tradução. Funcionalismo. Jornalismo.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Eletras - Universidade Tuiuti do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Visões teóricas e breves representações literárias das interações e afastamentos entre Ocidente e Or Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2013
Descrição:
OLIVERIA, Luiz Manoel da Silva; FERREIRA, Maria Fernanda

O principal objetivo deste artigo é propor interpretações do romance Jasmine, da escritora indiana-estadunidense Bharati Mukherjee, através da releitura de passagens e episódios emblemáticos do mesmo sob a perspectiva das interações e afastamentos recíprocos entre o Ocidente e o Oriente.

Palavras-chave: Estudos culturais. Feminismo e pós-colonialismo. Orientalismo.

Downloads 961  961  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Uniabeu - Uniabeu  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Discussão de crenças na prática de ensino de inglês: um estudo de cognições de professoras orientado Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
REIS, Simone; CECCI, Débora Rebouças Milani

Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa que focaliza significados do processo de escrutínio de crenças na Prática de Ensino de inglês na Universidade Estadual de Londrina. Objetivando revelar tanto o valor que cinco orientadoras dão à discussão de crenças quanto o valor que percebem ser atribuído por seus alunos-professores a tal procedimento, o estudo analisa cognições do professor.

Palavras-chave: Escrutínio de crenças. Educadores de professores. Cognição. Cognição situada.

Downloads 1146  1146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://www.letras.ufmg.br/rbla/revista2008_1.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Projetos de formação pré-serviço do professor de língua inglesa: seqüências didáticas como instrumen Popular Versão: 
Atualização:  13/9/2013
Descrição:
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes

O presente artigo tem como objetivo discutir resultados de projetos desenvolvidos em aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa com graduandos do curso de Letras de duas universidades públicas do Brasil.

Palavras-chave: Formação. Pré-serviço do professor. Língua inglesa. Sequências didáticas. Gênero.


Downloads 1207  1207  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Inglês Artigos
Fazer Download agora!Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas Popular Versão: 
Atualização:  16/9/2011
Descrição:
LEFFA, Vilson J.

Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério no ensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separação aparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principal é examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois.

Palavras-chave: Hipótese do Input. Instrução de processamento. Pensamento teórico. Pensamento prático.


Downloads 1235  1235  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG  Site http://www.letras.ufmg.br/rbla/revista2008_1.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »