Este artigo tem por objetivo problematizar as relações entre teoria e prática em dois momentos complementares: o primeiro, no âmbito da Linguística Aplicada e sua relação com os professores; e o segundo, no âmbito da escola na relação entre a apropriação dos conhecimentos e a prática de sala de aula. Para isso, foram estudados artigos e livros de autoria de linguistas aplicados do Brasil e do exterior, além de aulas de leitura e escrita, em língua materna e estrangeira, gravadas em áudio, no 1° e 2° graus da rede estadual de São Paulo e Campinas.
Palavaras-chave: Linguística Aplicada. Discurso da sala de aula. Teoria-prática.
Este artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores.
Eeste trabalho focaliza o que, no decorrer dos tempos, foi a principal característica atribuída à protagonista do romance Moll Flanders: a prostituição, questionando a identificação da personagem como tal.
A partir de uma concepção de cognição conexionista, este trabalho focaliza o papel da instrução explícita no sentido de minimizar as formas desviantes das tidas como alvo durante a produção fonético-fonológica em L2.
Palavras-chave: Cognição e aquisição de L2. Produção oral em L2. Aquisição fonético-fonológica em L2. Conexionismo.
1223 0 bytes Universidade Católica de Pelotas http://
Este trabalho visa apresentar o resultado de uma entrevista feita com professores de escolas públicas em torno de seu sentimento em relação à língua inglesa. A análise das falas mostra como esses professores buscam orquestrar e reorganizar esses dizeres conflitantes.
Palavras-chave: Articulação da fala. Ensino de língua estrangeira. Linguística aplicada. Formação de professores.
642 0 bytes Revista Letras & Letras - Universidade Federal de http://
Com base em uma análise exploratória de uma aula de inglês, língua estrangeira, procurou-se, através deste trabalho, caracterizar a comunicação pedagógica de uma professora de língua inglesa.
Palavras-chave: Fala-em-interação. Comunicação pedagógica. Ensino/aprendizagem de língua estrangeira.
866 0 bytes Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Lín http://
Este trabalho tem como objetivo apresentar os (des) caminhos que levaram o estado do Paraná a um momento de reformulação em seu currículo, levando a saída do Espanhol como componente curricular do Colégio Estadual em Curitiba na década de 1980 e voltando a sua oferta no final da mesma década com a criação do Celem em todo estado.
Palavras-chave: Celem. Componente curricular. Língua estrangeira moderna.
O objetivo deste artigo é apresentar algumas das possíveis implicações da visão pós-estrutural sobre a linguagem, o sujeito e o currículo para a prática de leitura na sala de aula de língua estrangeira.
3303 0 bytes Revista On-line de Literatura e Linguística - UFPE http://