Desde o início da história do cinema a obra de Poe constituiu-se como fonte de material para a nova arte. A interface entre literatura e cinema configura-se como uma questão polêmica na cultura contemporânea, o que, em relação à obra de Poe, assume contornos muitos específicos e determinantes. A análise dos elementos constitutivos da literariedade do conto “O coração denunciador” orienta a abordagem realizada a respeito da adaptação homônima para o cinema realizada por Jules Dassin em 1941 e da animação da UPA (United Productions of America), de 1953.
Palavras-chave: Edgar Alan Poe. Literatura. Cinema.
538 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do http://
NASCIMENTO, Fábio Santiago; SOCOLOSKI, Thaiane da Silva
O objetivo deste trabalho é analisar criticamente o texto midiático ‘Pope attacks blurring of gender’, como uma etapa preliminar, a fim de se discutir identidade de gênero na aula de leitura em língua estrangeira.
Palavras-chave: Identidade de gênero. Análise Crítica do Discurso. Ensino de leitura em língua estrangeira.
483 0 bytes Revista Letras - Universidade Federal do Paraná http://
A partir de um levantamento sobre como as experiências de professores e estudantes são tratadas na pesquisa em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras (LAELE), seguida de uma breve descrição do que entendo por experiência, proponho um novo tratamento que explore melhor os relatos que documentam experiências e ilustram a maioria dos artigos que têm por foco o que acontece em salas de aula de língua inglesa.
A abordagem geopolítica de uma língua não se limita a examinar no mapa o alcance de sua extensão e seus limites com outras línguas, a constatar a coincidência (ou a não-coincidência) com as fronteiras desse ou daquele Estado. Além disso, é bem raro que uma língua oficial seja a única a ser escrita e falada pela população de um Estado. Com efeito, em cada Estado, há também outras línguas que ali são faladas de fato (e não necessariamente escritas) por grupos mais ou menos importantes, cuja localização suscita, ela também, numerosos problemas. O texto propõe uma discussão sobre a difusão da Língua Inglesa.
Este estudo faz parte de um sub-projeto de iniciação científica "Abordagem reflexiva na formação de professores de Inglês e a perspectiva dos formadores", cujo foco era identificar as diferentes concepções de reflexão de um grupo de formadores de professores de Inglês atuando em um curso de Letras. Dando continuidade ao tema, o objetivo deste trabalho será em uma possível instância de aprendizagem em reuniões de educadores envolvidos com a disciplina Prática de Ensino de Língua Inglesa, de modo a detectar os padrões interacionais assumidos e o papel dos interagentes na construção de novos conhecimentos sobre formação de professores de inglês em estágios iniciais.
O estudo objetivou problematizar o estágio supervisionado por meio da identificação de teorias pessoais de quatro professores em formação universitária sobre o ensino de inglês na escola pública. Além disso, procurou-se identificar mudanças em suas teorias pessoais após o estágio supervisionado e o que as deflagraram.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Teorias pessoais. Ensino de inglês. Escola pública.
2573 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais http://
SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes
O presente artigo tem como objetivo discutir resultados de projetos desenvolvidos em aulas de Prática de Ensino da Língua Inglesa com graduandos do curso de Letras de duas universidades públicas do Brasil.
Palavras-chave: Formação. Pré-serviço do professor. Língua inglesa. Sequências didáticas. Gênero.
1207 0 bytes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Baseando em fundamentos da Análise de Discurso (AD), da Psicanálise freudo-lacaniana e da Teoria da Enunciação (Authier-Revuz), neste trabalho verifica-se, no início do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira por alunos adultos, que o estranhamento ou a familiaridade para como a língua estrangeira estão condicionados por aspectos de ordem do inconsciente e da memória histórica.
Palavras-chave: Estranhamento. Familiaridade. Língua estrangeira.