Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério no ensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separação aparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principal é examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois.
Palavras-chave: Hipótese do Input. Instrução de processamento. Pensamento teórico. Pensamento prático.
MARINS, Líliam Cristina; WIELEWICKI, Vera Helena Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise da leitura dos alunos do curso de licenciatura em Letras, da Universidade Estadual de Maringá, com relação à obra As aventuras de Huckleberry Finn, traduzida por Monteiro Lobato e originalmente escrita porMark Twain (The adventures of Huckleberry Finn).
Palavras-chave: As aventuras de Huckleberry Finn. Monteiro Lobato tradutor. Formação do leitor. Formação do professor. Literatura traduzida. Recepção literária.
669 0 bytes Revista Acta Scientiarum - UEM http://
Este artigo é centrado numa pesquisa com graduandos de Letras, com o propósito de entender suas concepções sobre ensino-aprendizagem e linguagem para posterior ação educativa na Universidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento de educadores. Linguagem. Memória. Reflexão crítica.
934 0 bytes Revista Brasileira de Lingüística Aplicada http://
Este artigo toma os novos letramentos como aporte teórico e prioriza o trabalho dos letramentos críticos e a noção de expansão de perspectivas. Os autores discutem duas atividades implementadas em cursos de formação continuada que tiveram como objetivos discutir a formação docente e a práxis dos professores participantes no intuito de transpor para a sala de aula de inglês esses debates globais recentes.
Palavras-chave: Língua inglesa. Formação de professores. Novos letramentos. Letramento crítico. Expansão de perspectivas.
778 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Neste artigo, são apresentadas discussões a respeito da teoria do Letramento, do Letramento Literário, dos Novos Letramentos e suas estreitas relações com os diferentes meios em que as Literaturas em Língua Inglesa (LLI) têm circulado no Brasil: histórias em quadrinhos, best-sellers, filmes, seriados, games, textos online.
Palavras-chave: Letramento literário. Literaturas em língua inglesa. Ensino. PCN. DCE do Paraná.
1088 0 bytes Revista X - Universidade Federal do Paraná http://
Este artigo objetivou diagnosticar as referências às abordagens de ensino de LEs que permearam os processos de aquisição de falantes e aprendizes de LE/L2 através de coletas de narrativas de histórias de vida; e refletir sobre como, ora atuando como professores de LEs, essas lembranças influenciaram o uso de uma determinada abordagem em sala de aula.
Palavras-chave: Narrativa. Abordagem de ensino. Aquisição de LE/L2.
1415 0 bytes Revista Brasileira de Lingüística Aplicada http://
O objetivo deste artigo é mostrar a importância da leitura virtual na aprendizagem da língua inglesa, tendo como princípios norteadores a teoria da Biologia da Cognição de Humberto Maturana e Francisco Varela, os estudos sobre tecnologia de Pierre Levy, bem como os pressupostos de Edgar Morin e outros pesquisadores da complexidade.
Bons leitores são, geralmente bons escritores, porque a leitura faz com que os estudantes tenham um melhor vocabulário, aprender regras gramaticais e ter um bom conhecimento geral. Ensinar e aprender leitura na escola tem sido preocupação de muitos professores, e, quando os alunos têm que ler em Inglês fica mais complicado por se tratar de uma língua estrangeira. São necessárias estratégias para ajudar os estudantes a aprender. Este projeto pesquisou algumas destas metodologias de leitura para aplicação em sala.
Palavras chave: Leitura. Língua inglesa. Produção textual.
O artigo tem como tópico a capacidade de leitura de textos de divulgação científica em língua estrangeira, por parte de leitores universitários, de nível de graduação e pós-graduação.
Palavras-chave: Leitura em LE. Vocabulário. Memória. Esquemas.
O presente artigo apresenta o resultado de uma proposta de trabalho prático pedagógico envolvendo as disciplinas de Seminário de Prática em Letras e Língua Inglesa, do Curso de Letras Trilíngüe da Universidade do Contestado – campus Concórdia. O objetivo desta atividade foi compreender como se dá o processo de leitura em aula de língua inglesa e sua influência na ampliação do vocabulário.