Categoria: História Artigos |
História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura
O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.
Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.
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Categoria: História Artigos |
Invisibilidade Negra no Oeste do Paraná: uma Revisão Historiográfica |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
Duarte, Sônia Oracílio
Este artigo se propõe a apresentar a invisibilidade negra na região oeste do Paraná, utilizando-se da literatura acadêmica produzida até então. Por Invisibilidade compreende a ausência da participação negra nos relatos históricos e oficiais da região. Frente a este contexto, este trabalho está subdividido em duas fases, a primeira denominada “exaltação da frente sulista”, a qual, os autores, ao utilizarem documentos produzidos por empresas colonizadoras, reproduziram o seu discurso. Já a segunda fase, denominada “a vez do outro”, apresenta trabalhos que dão visão a novos personagens da história do Oeste Paranaense, que até o momento eram invisibilizado. Apesar de esta nova fase priorizar outros grupos, a população negra ainda permanece na invisibilidade, sendo a questão racial o ponto ainda não discutido.
Palavras-chave: Invisibilidade. Negro. Oeste do Paraná.
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Categoria: História Artigos |
O Pioneirismo Negro no Norte do Paraná: Justiniano Clímaco da Silva, o doutor Preto |
Versão: PDF Atualização: 11/9/2017 |
Descrição:
PANTA, M.A.dos S.; SOUZA, N.R. de; PRATAVIEIRA, E.; MERISSI, Lais Celis; DINIZ, L.M.; MELO, M.A. da S.
Dentre os objetivos do projeto LEAFRO (Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros), destaca-se a busca pelo reconhecimento e valorização de personalidades negras que fizeram história no município de Londrina. Por meio de pesquisas (oral, documental, bibliográfica, hemerográfica e iconográfica) foi possível evidenciar as contribuições da população negra para a constituição da cidade de Londrina-PR. A história oficial do município, apesar de sua heterogeneidade étnica, não menciona a comunidade negra, ainda que, sua presença possa ser constatada por meio de relatos dos descendentes dos primeiros negros que chegaram à cidade e também nas fotografias dos álbuns das famílias. Como resultados parciais, o projeto LEAFRO divulga a primeira biografia de uma das personalidades negras que desempenhou um importante papel desde o início da colonização de Londrina até o final da década de 1990, o pioneiro Justiniano Clímaco da Silva, primeiro médico negro e deputado estadual de Londrina, bem como, compreendeu e percebeu a necessidade ressaltar a identidade da população negra londrinense, que se configura também, como uma reparação do processo histórico local.
Palavras-chave: Projeto LEAFRO. Personalidades negras. Justiniano Clímaco da Silva.
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Categoria: História Artigos |
O papel das mulheres na organização do espaço social na sociedade colonial brasileira |
Versão: PDF Atualização: 27/9/2013 |
Descrição:
BURILLE, Celma Faria de S.
Esse artigo foi originalmente apresentado ao final do módulo História da Mulher, no curso de Mestrado pela UFPR e depois reorganizado para ser apresentado como texto para a oficina do DEB Itinerante/2010, no NRE de Cascavel. Ele pretende refletir os conflitos entre homens e mulheres: uma questão de relações de poder, através das ideias de Foucault, que afirma que o poder está em todas as partes, que o poder reprime, mas produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades e práticas. Pretende também conhecer um pouco da trajetória e a importância do papel da mulher na formação da sociedade brasileira, para entender a sua organização, bem como as transformações na sociedade brasileira ao longo da história, do período colonial até a atualidade, para compreender as mudanças ocorridas; qual seu papel na sociedade. Atualmente a mulher tem múltipla jornada: casamento, casa, filhos e trabalho. Muitas responsabilidades sociais e muitas cobranças: da família, do marido, da escola, da igreja. A grande questão que se coloca hoje para a mulher é: “Ser ou não Ser – Amélias, Giseles ou Zilda?!” Trataremos um pouco do papel da mulher na formação da sociedade brasileira através de algumas ideias de 03 historiadoras brasileiras: Maria Odila.
Palavras-chave: Mulher. Poder. Submissão.
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Categoria: História Artigos |
A etiqueta: símbolo de "controle social" na corte de Luiz XIV |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
FRASSON, Antonio Carlos
Como pressuposto teórico deste trabalho, utilizamos o conjunto de obras de Norbert Elias, priorizando a Sociedade de Corte, na busca de elementos que favoreçam uma compreensão das interdependências, sociedade, poder e controle social que instalaram-se no reinado de Luiz XIV, enfocando a etiqueta como símbolo de controle social, tendo como principal estrutura de organização o cerimonial do palácio, através do qual o rei podia controlar as emoções, tensões e estabelecer os valores de prestígio hierarquizado na corte, fazendo crescer a interdependência entre o rei e os nobres. Esta análise feita em dois momentos, traz em primeiro plano a função da etiqueta como instrumento de dominação e num segundo como instrumento de controle social objetivando encontrar a essência da relação do rei para com os nobres.
Palavras-chave: Relações de poder. Relações culturais. História. Controle social. Etiqueta. Sociedade cortesã.
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