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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!A teoria da história como hermenêutica da historiografia: uma interpretação Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
ASSIS, Arthur

O presente texto oferece uma interpretação de Do Império à República, o livro de Sérgio Buarque de Holanda que reconta a história política brasileira da segunda metade do século XIX. Baseando-se em conceitos desenvolvidos pelo teórico da história Jörn Rüsen, o artigo detém-se particularmente em três aspectos do referido livro: os artefatos teóricos que presidem a interpretação da crise da Monarquia brasileira, os padrões narrativos que dão suporte à constituição de sentido sobre essa experiência do passado, bem como o contexto atual de orientação que serviu de parâmetro de significado/sentido à interpretação e à representação. Esta análise pretende ilustrar que a teoria da história é não só um meio para explorar abstratamente as complexas questões ligadas à produção do conhecimento histórico, mas também uma ferramenta para a obtenção de imagens concretas acerca da prática intelectual dos historiadores profissionais.

Palavras-chave: Teoria da história. Historiografia. Jörn Rüsen. Sérgio Buarque de Holanda.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Anos de chumbo ou anos de ouro? A memória social sobre o governo Médici Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
CORDEIRO, Janaina M.

As imagens de integração nacional, comemorações, vitórias e modernização presentes no trecho da matéria publicada na revista O Cruzeiro, em setembro de 1971 não eram raras na imprensa durante o período da ditadura civil-militar. Sobretudo, não eram raras durante o governo do general-presidente Emilio Garrastazu Médici. Já no discurso de posse do presidente Médici, podemos observar as tentativas de fazer da "Revolução de 1964", e particularmente de seu governo, o marco de um novo tempo: "Homem de meu tempo, tenho fé em que possamos, no prazo médio de meu governo, preparar as bases de lançamento de nossa verdadeira posição no ano 2000". Assim, o governo do terceiro general-presidente tratava de estabelecer as pontes entre o presente e o futuro, fazendo da "Revolução" a ponte entre os dois.

Palavras-chave: Ditadura militar. Anos de chumbo. Revolução de 1964. Imprensa.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Estudos Históricos - FGV  Site http://cpdoc.fgv.br/revista
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Historiografia e a Escravidão no Paraná: alguns apontamentos Popular Versão: PDF
Atualização:  11/9/2017
Descrição:
NORAES, Airton de; ROCHA, Rita de Cássia Galdin

Este artigo analisa as quatro visões historiográficas produzidas ao longo do século XX, referente ao escravo africano presente na província paranaense. Cada qual dentro do seu contexto, elaborou um discurso priorizando elementos que vinham ao encontro da sua problemática. Sendo assim, as "verdades" expostas pelos diferentes historiadores mostraram ser verdades provisórias, já que cada presente seleciona o passado que deseja e o vê com as lentes do seu tempo.

Palavras-chave: Visões historiográficas. Escravidão africana. Província paranaense.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Negras memórias: o imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
ARAÚJO, Emanoel

Rever a questão que se propõe nesta exposição. A memória negra no Brasil, a memória do negro no Brasil. Negras memórias, em primeiro lugar, memórias do estigma que alimenta o preconceito, tendo como principal motivo o legado do cativeiro. Do estigma que é motivo de longos e permanentes discursos de bem-intencionada denúncia e de tantos estudos acadêmicos sobre a escravidão, por certo importantes achegas a essa arqueologia que, aos poucos, vai descortinando um passado duro, sofrido, dolorido, que deixou chagas ainda não de todo fechadas, no confronto com a impunidade de tanta barbárie perpetrada contra uma raça humana.

Palavras-chave: Escravidão. Memória. Preconceito. Estudos acadêmicos.

Downloads 620  620  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Estudos Avançados - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-estudos-avancados/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Ensino de História nas Instituições de Ensino Superior Baianas: um relato Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
FERREIRA, Carlos A.; Et. Al.

Esta investigação situa-se no espaço educação-história, território de fronteira, no qual se constituem se produzem e se reproduzem o ensino e a aprendizagem em História como campo de pesquisa científica e disciplina escolar. Nesse sentido, este artigo visa apresentar as análises de dados referentes aos TCC’s, Dissertações e Teses de diversas Instituições de Ensino Superior da Bahia, escritas no período de 1993-2007. Ao propormos esse estudo, queremos não só compreender essa produção como também avaliar seus avanços e seus impactos, contribuindo para a formação teórica e epistemológica de professores e pesquisadores de história e áreas afins.

Palavras-chave: Ensino de História. Instituições. Fontes. Arquivos.

Downloads 616  616  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=14&impressao
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Da senzala ao cortiço: história e literatura em Aluísio Azevedo e João Ubaldo Ribeiro Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
DALCASTAGNÈ, Regina

O artigo analisa dois romances brasileiros de épocas diferentes — O cortiço, de Aluísio Azevedo, lançado em 1890, e Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, de 1984. Apesar das muitas diferenças que os separam, ambos narram o processo de formação das elites brasileiras, revelando a violência nele envolvida. O naturalismo de Azevedo e o tom paródico de Ribeiro estabelecem, cada um a seu modo, um instigante diálogo com a história brasileira.

Palavras-chave: Literatura e história. Violência. Elites.

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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Prata, açúcar e escravos: de como o império restaurou Portugal Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
SCHWARTZ, Stuart B.

O texto trata das relações entre Portugal e Espanha em meados do século XVII, bem como do papel das colônias e do comércio atlântico da prata, do açúcar e dos escravos no fortalecimento do império português. Destaca a importância das estruturas imperiais globais e a centralidade do papel do império no quadro da restauração portuguesa. Por fim, enfoca a importância das colônias e em particular do Brasil nas mudanças que ocorrem ao longo do século.

Palavras-chave: Portugal. Império Português. Comércio Colonial.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Tempo - UFF  Site http://www.historia.uff.br/tempo/site/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!O paradoxo da esquerda no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos

A esquerda costuma vencer as eleições no Brasil, mas não governa. Para sustentar o argumento, este artigo repassa os conceitos de direita e esquerda, definindo os grupos políticos de esquerda pela disposição a arriscar a ordem em nome da justiça social. Em segundo lugar, argumenta que, nas democracias modernas, não há inconsistência entre uma coalizão de esquerda e o capitalismo. Por fim, mostra como na experiência brasileira a esquerda de fato vence as eleições, mas não governa.

Palavras-chave: Partidos políticos. Esquerda. Democracia moderna. Sociedade civil.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Novos estudos CEBRAP  Site http://novosestudos.uol.com.br/v1/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Para uma definição de Didática da História Popular Versão: PDF
Atualização:  27/9/2013
Descrição:
CARDOSO, Oldimar

Este artigo visa definir a Didática da História de acordo com a atual bibliografia alemã, que a considera mais próxima da História do que da Educação. Associada à palavra Geschichtsdidaktik, essa definição se opõe aos conceitos de Didática da História como a arte de ensinar — Lehrkunst — História ou como uma coleção de métodos utilizáveis tanto no ensino de História quanto no de outras disciplinas escolares — Unterrichtsmethoden. Em oposição a essas duas definições, este artigo dialoga com as bibliografias alemã, francesa e brasileira para propor uma concepção de Didática da História como uma subárea da História, uma vez que ela não trata apenas da História escolar, mas de todas as elaborações da História sem forma científica — nichtwissenschaftsförmigen Geschichtsverarbeitungen.

Palavras-chave: Didática da História. Metodologia de pesquisa didático-histórica. Ensino de História.

Downloads 600  600  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Em busca da caixa mágica: o Estado Novo e a televisão Popular Versão: PDF
Atualização:  25/9/2013
Descrição:
BUSETTO, Áureo

A análise histórica sobre a Exposição de Televisão (Rio de Janeiro, 1939), evento promovido pelo Estado Novo em parceria com o Terceiro Reich alemão, permite trazer, além de dados sobre a história da TV no Brasil, elementos de compreensão sobre as primeiras relações entre poder político e esse meio de comunicação no país. Pois, a demonstração pública da TV aos brasileiros foi utilizada como peça de propaganda do Estado Novo, servindo-lhe para reforçar a sua propalada superioridade sobre outras formas de governo, legitimar o regime entre os vários segmentos sociais e compor o rol de argumentações favoráveis ao alinhamento Brasil-Alemanha. Ademais, o artigo pretende jogar novas luzes sobre as pretensões da ditadura varguista com relação à propaganda política e sobre a ação da imprensa frente ao controle estadonovista no período anterior ao funcionamento do DIP.

Palavras-chave: Televisão. Estado Novo. Propaganda política.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
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