Categoria: História Artigos |
Comércio e circulação de livros entre França e Portugal na virada do século XVIII para o XIX  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
DENIPOTI, Cláudio
Este trabalho busca investigar algumas formas de comércio e circulação de livros em Portugal, na virada do século XVIII para o XIX, através do estudo da correspondência que Marino Miguel Franzini trocou com livreiros europeus — franceses, em especial — e agentes comerciais responsáveis pela aquisição e transporte dos livros até Portugal. A documentação concentra-se principalmente nas décadas anteriores ao movimento liberal, compondo-se de listas de livros (solicitadas ou entregues), catálogos de obras, faturas, listas de livrarias e cartas trocadas entre Franzini e pessoas ligadas ao comércio de livros. As pistas fornecidas pela documentação reforçam a noção de que a literatura filosófica iluminista e liberal em Portugal foi amplamente disseminada por mecanismos que variavam da compra direta, intermediada por livreiros, marinheiros e mercadores, até o contrabando e a contrafação, realizada por imigrantes e agitadores liberais de diversas nacionalidade.
Palavras-chave: História do livro. Ideias liberais. Redes de comércio.
|
538 0 bytes Revista Brasileira de História - USP http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/ |
Categoria: História Artigos |
Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos 1920 e 1930  |
Versão: PDF Atualização: 25/9/2013 |
Descrição:
CATELLI, Rosana E.
Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnicas audiovisuais foram pensados, entre eles, o filme documentário. Baseados no que já se fazia em países como a França e os Estados Unidos, teceram várias considerações a respeito das possíveis contribuições do cinema documentário para a educação. Pretendemos, neste artigo, discutir as concepções presentes entre os educadores da Escola Nova com relação ao vínculo entre cinema documentário e educação.
Palavras-chave: Cinema educativo. Cinema documentário. Escola Nova. Cinema nacional. Educação.
|
626 0 bytes Educação & Sociedade - Unicamp http://www.cedes.unicamp.br/ |
|