Educadores

Ínicio : História : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História e música: canção popular e conhecimento histórico Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
MORAES, José Geraldo Vinci de

Esse trabalho procura levantar e discutir algumas questões teóricas e metodológicas que surgem das relações entre História, música e a canção popular. As transformações teóricas, as novas concepções de material documental e a prática renovada do historiador determinaram a incorporação de novas linguagens pela História. Seguindo nessa trilha, o artigo pretende justamente mostrar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, como as relações entre história, cultura e música popular podem desvendar processos pouco conhecidos e raramente levantados pela historiografia. Para alcançar esse objetivo é necessário ultrapassar a tradicional concepção de história da música e, para isso, tenta-se refletir e organizar alguns elementos para compreender melhor as múltiplas relações entre a canção e o conhecimento histórico. A discussão aponta para a possibilidade e, principalmente, a viabilidade do historiador tratar a música e a canção popular como uma fonte documental importante para mapear e desvendar zonas obscuras da história, sobretudo aquelas relacionadas com os setores subalternos e populares.

Palavras-Chave: História Cultural. Cultura Popular. Música/Canção Popular.

Downloads 800  800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História e Propaganda: análise de corpos femininos em imagens publicitárias na década de 20 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
SANTOS, Chrislene Carvalho dos

O uso da propaganda como fonte é um campo novo para os historiadores e possibilita outros olhares sobre o cotidiano social. Esse artigo apresenta uma reflexão sobre as imagens femininas da década de 20, representadas nas propagandas de embelezamento e moda, a partir de periódicos laicos e religioso que circularam na cidade de Sobral, no sertão brasileiro, onde ser mulher era aprender novos costumes e manter um cotidiano de preceitos religiosos, e ao mesmo tempo ser a “responsável” pelo seu embelezamento e da família. Era um tempo de urbanização, higiene, beleza e civilidade e as mercadorias representavam esses valores e chamavam as mulheres a serem as protagonistas dos novos hábitos consumidores.

Palavras-chave: Corpo feminino. Propaganda. Gênero.

Downloads 368  368  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Agora  Site http://www.anpuh.org/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=9
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História Nova do Brasil: revisitando uma obra polêmica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
LOURENÇO, Elaine

Este artigo busca discutir os textos e os propósitos da coleção História Nova do Brasil, produção conjunta do Ministério da Educação e Cultura e do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) lançada em 1964 e logo abortada pela ditadura militar. Busca-se reconstituir o contexto da época com vistas a apresentar as múltiplas influências sobre esse projeto, bem como analisar suas repercussões e os debates e embates que gerou, com a intenção de recuperar esse importante esforço de renovação do ensino da História entre nós.

Palavras-chave: História Nova do Brasil. Historiografia e ensino de História. Ditadura militar.

Downloads 387  387  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História oral e memória do povo da fronteira: Santo Antonio do Sudoeste e o golpe de 1964 Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
BERNARDI, Lunalva E.

No artigo, fazem-se reflexões que permitam rever fatos da história oral e a memória do povo da fronteira com a Argentina, buscando através de depoimentos, identificar acontecimentos e aprofundar fatos sobre a eclosão do golpe de 1964 e seus reflexos na vida da comunidade desse município.

Palavras-chave: História oral. Memória. Depoimentos.

Downloads 2946  2946  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História Transcriada Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
WEINBERG, Marie Felice

Este trabalho é baseado em 22 entrevistas com mulheres judias empreendedoras. O período de imigração das entrevistadas, à cidade de São Paulo, foi entre o fim da II Guerra Mundial e 1956, quando um novo ciclo econômico teve inicio. A história oral, como metodologia utilizada, alinhavou a transformação dos valores frente às condições de mulheres economicamente ativas, identidade judaica e aculturação, em circunstâncias favoráveis encontradas no cenário político, econômico e social do período. A partir do levantamento de dados de 22 entrevistas, tabulação foi criada uma personagem ficcionada que apresenta a realidade histórica os resultados estatísticos numa estrutura literária.

Palavras-chave: Imigração. Judeus. Gênero. História Oral. Empresariado. São Paulo (1945 – 1956).

Downloads 319  319  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista História Hoje  Site http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=53
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Estado e Educação: uma leitura sobre o Estado brasileiro (1971-2000) Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto

O artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada sobre se e como o tema Estado e Educação foi abordado na produção acadêmica brasileira, no período compreendido entre 1971 a 2000. Foram pesquisados cinco Anais de Associações Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa e quinze periódicos, das áreas de Educação, Economia, Administração, História, e Ciências Sociais. Buscou-se compreender as perspectivas das áreas, considerando-se o contexto histórico das décadas em que os trabalhos foram produzidos, e evidenciando seus nexos, contribuições e limitações. Neste artigo, é abordada a caracterização do Estado brasileiro, pelos autores dos trabalhos investigados, em especial quanto a três referências principais, que aparecem ao longo de todo o período: Estado capitalista/reprodutor da ordem social; Estado autoritário/centralizador; e Estado ineficiente/omisso, buscando-se compreendê-las em relação ao contexto histórico.

Palavras-chave: Estado. Educação básica. Políticas educacionais. Produção acadêmica. História da Educação.

Downloads 646  646  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educar em Revista - UFPR  Site http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Patrimônio e Educação Escolar: Diálogos e Perspectivas Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Evandro Cardoso

Este trabalho é resultado de três anos de pesquisa sobre patrimônio e educação no que se refere ao conhecimento histórico escolar. Para delimitar a presente pesquisa neste artigo, optou-se por apresentar as relações teóricas e práticas deste triângulo (história, patrimônio e educação) de forma a explicitar as divergências e aproximações destes conceitos. Para trabalhar o conceito de história são utilizadas as teorias de Jörn Rüsen, mais especificamente as apresentadas no livro Razão histórica, onde expõe os conceitos de práxis, narrativas, consciência e fontes históricas. Ao se tratar do patrimônio histórico e cultural são utilizadas fontes legislativas disponibilizadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além de conceitos teóricos trabalhados pela pesquisadora Márcia Sant’anna e pelo professor Leandro Magalhães. Por fim, para trabalhar as relações entre história e patrimônio no contexto educacional foram utilizadas como referência as teorias da educação histórica, discutidas pelo grupo de pesquisa do LAPEDUH – UFPR (Laboratório de Pesquisas em Educação Histórica da Universidade Federal do Paraná).

Downloads 6361  6361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista de Educação Histórica - UFPR  Site http://www.lapeduh.ufpr.br/revista/
Avaliação: 9.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!História, Trabalho, e Educação: o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
PADILHA, Lucia Mara de Lima; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura

O presente trabalho refere‐se à pesquisa de doutorado, do programa de Pós‐Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Esta pesquisa propõe investigar o processo educacional das crianças negras nas comunidades quilombolas mais antigas do Paraná no período histórico delimitado entre o final do século XIX e meados do século XX. Neste período histórico, os discursos liberais republicanos propagavam a ideia de ‘liberdade’ e ‘igualdade’, propunham que a educação fosse oferecida pelo Estado e estivesse ao alcance de todos. Esse processo se concretizou ao longo do século XX, mas com a lenta inclusão da população negra nas escolas. Com esta pesquisa em História da Educação junto às comunidades quilombolas pretende‐se realizar a reconstrução histórica, por meio do
levantamento de dados e informações junto a estas comunidades, de como se deu a educação das crianças quilombolas. A escolha desta fonte de pesquisa deve‐se ao fato de que as pesquisas realizadas sobre os quilombos no Paraná dirigem‐se às especificidades das outras áreas do conhecimento, portanto, o resgate histórico do processo educacional das crianças quilombolas será de grande importância para a compreensão da História da Educação dos negros no Paraná. O método de análise desta pesquisa terá como pressuposto teórico‐metodológico o Materialismo
Histórico e Dialético. Analisar o processo histórico educativo das crianças negras nos quilombos do Paraná, utilizando como referencia essa orientação metodológica, pressupõe realizar uma análise da totalidade das relações, políticas, econômicos e sociais, presentes na sociedade da época, pois a educação não se dá de forma isolada, mas faz parte da vida do ser humano e articula‐se às transformações do modo como os mesmos produzem materialmente a sua existência. Para dar conta desta problemática e compreendê‐la imprimiremos a investigação e a escolha das categorias de análise (Estado, Trabalho, Educação), com os quais nos aproximaremos do objeto em estudo.

Palavras‐chave: Educação. Quilombos. Paraná.

Downloads 269  269  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPB  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Histórias (co) movedoras: História Oral e estudos de migração Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
THOMSON, Alistair

Este artigo pretende rever a contribuição dada pela história oral aos estudos sobre migração nos últimos vinte e cinco anos, especialmente entre a Grã-Bretanha e a Austrália. O título "histórias (co) movedoras" é um útil jogo de palavras sobre a história oral da migração porque está centrado na experiência pessoal de mudança entre lugares, assim como indica a natureza comovedora dos relatos para o narrador e sua audiência.

Palavras-chave: História oral. Estudos de migração. Grã-Bretanha. Austrália.

Downloads 958  958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de História - USP  Site http://www5.usp.br/servicos/revista-brasileira-de-historia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: História Artigos
Fazer Download agora!Historicidade e interdiscurso: pensando a educação em ciências na escola básica Popular Versão: PDF
Atualização:  26/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Maria José P. M. de

É discutida a possibilidade de diferentes abordagens da dimensão histórica na História da Ciência e apontada a necessidade de que elas sejam explicitadas quando se pensa a utilização da História da Ciência no ensino da Ciência.

Palavras-chave: História da Ciência. Ensino da Ciência. Historiografia. Interdiscurso.

Downloads 315  315  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ciência & Educação - UNESP  Site http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&nrm=iso&rep=&lng=pt
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 19 20 »