Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.

Downloads 1244  1244  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ensino.eb.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sensoriamento Remoto e o ensino da Geografia - Novos desafios e metas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Vânia Maria Salomon Guaycuru de ; CRUZ, Carla Bernadete Madureira ; ROCHA, Elizabeth Maria Feitosa

Este trabalho quer propor a introdução dos produtos de sensoriamento remoto nos níveis de ensino fundamental e médio no Brasil. Para tanto, é necessário a produção de trabalhos e publicações, dirigidas especificamente para esses segmentos, em uma linguagem acessível e compatível que atenda as expectativas de professores e alunos. Assim como a organização de materiais didáticos interessantes, de maneira a ampliar o universo do conhecimento desta tecnologia e também o de imprimir a estes níveis de ensino um incremento de qualidade, com o objetivo de tornar mais dinâmicas as práticas de ensino e mais compatíveis com as necessidades da sociedade atual.

Palavras-chave: Escalas. Geografia. Sensoriamento remoto. Mediação. Percepção. Material didático.

Downloads 829  829  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRJ   Site http://www.inpe.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização cartográfica na escola: uma leitura feita através dos mapas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, A. K. P.; WANKLER, F. L.

O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas.

Palavras-chaves: Alfabetização cartográfica. Ensino de Geografia. Representação cartográfica.

Downloads 1012  1012  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFRR  Site http://www.ufrr.br/revista
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental para uma sociedade sustentável: apropriando-se dos meios tecnológicos para intera Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MIODUSKI, K. A.; FRANCISCO, A. C.

O presente estudo busca melhorar o ambiente de aprendizado e oportunizar novas ferramentas para os professores e alunos, os quais buscam novos suportes educacionais como a internet, é neste processo que a construção das cartilhas virtuais como os blogs e sites gratuitos vêm preencher uma lacuna no aprendizado de sala de aula, propondo interagir igualmente nas tecnologias, objetivando a educação ambiental e a sustentabilidade. Desta forma a dinâmica entre os grupos (professores e alunos) ocorrerá em espaços não apenas materializados como a sala de aula e em alguns momentos pelas práticas ambientais, mas também no ambiente virtual. A internet é bem recebida pelos alunos e com o professor atuando e direcionando o conhecimento nestes espaços, a aproximação do real aprendizado fomentará a base de um conhecimento autônomo, expandindo-se para todos os usuários da internet os quais terão as mesmas oportunidades e acesso as estes materiais construídos pelos próprios professores.

Palavras Chave: Educação ambiental. Internet. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Aprendizagem.

Downloads 3950  3950  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho de Campo como recurso didático no Ensino de Geografia Física Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Breylla Campos; SANTOS, André Henrique Bezerra dos; OLIVEIRA, Déborah

Este trabalho se propõe a analisar criticamente a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia Física nas escolas e universidades.

Palavras-chave: Aula de Campo. Ensino. Geografia. Relevo. Geomorfologia. Solo. Meio ambiente.

Downloads 1246  1246  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Guia Metodológico de Trabalho de Campo em Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
RODRIGUES, Antonia Brito; OTAVIANO, Arcanjo Otaviano

Neste artigo destaca-se a importância do recurso pedagógico aula de campo no processo de ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o planejamento e desenvolvimento da mesma.

Palavras-chave: Trabalho de campo. Procedimentos metodológicos. Ensino de Geografia.

Downloads 1411  1411  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Mapeando alguns roteiros de Trabalho de Campo em Sobral-CE: uma contribuição ao Ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
LIMA, Vanuzia Brito; ASSIS, Lenilton Francisco

Este artigo associa uma breve reflexão sobre o papel do trabalho de campo no ensino de Geografia à sugestão de seis roteiros para serem trabalhados na cidade de Sobral (CE). Defende-se nesta proposta um trabalho de campo bem planejado e contextualizado como uma alternativa à formação de alunos críticos e conhecedores do lugar e do mundo onde vivem.

Palavras-chave: Trabalho de campo. Geografia. Ensino. Sobral. Aula de campo.


Downloads 1325  1325  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da educação ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrograp Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BORTOLOZZI, Arlêude ; PEREZ Filho, Archimedes

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Interdisciplinaridade. Cidadania.

Downloads 2721  2721  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza

Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.

Downloads 2774  2774  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Beatriz Aparecida

O artigo é uma contribuição para o entendimento da história da prática pedagógica da geografia escolar. Busca subsidiar a formação de professores com elementos que permitam a compreensão das concepções pedagógicas que, a partir do século XIX, passaram a nortear a prática de ensino de geografia. O principal objetivo é apresentar uma reflexão a respeito das contribuições de Pestalozzi acerca da metodologia de ensino de geografia, assim como, da repercussão dessas ideias no ensino da geografia brasileira. A conclusão aponta para o entendimento de que muitas das ideias e princípios pestalozzianos encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Metodologia de ensino. Método intuitivo.

Downloads 3169  3169  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »