Categoria: Geografia Artigos |
Folhas do Cerrado no Parque Nacional da Serra do Cipó, um jogo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RABELO, Fernanda C. F. ; RIBEIRO, Kátia Torres
Um grande desafio em muitas unidades de conservação abertas à visitação, é despertar nos diversos tipos de visitantes uma maior compreensão do ambiente a sua volta e de sua importância ecológica. Uma ferramenta interessante é a elaboração de cartilhas educativas. O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado em Minas Gerais, próximo à região metropolitana de Belo Horizonte, recebe centenas de visitantes nos feriados, fins de semana e períodos de férias. Possui algumas trilhas abertas à visitação, que vão aos pontos turísticos sem a participação de um guia, vistas muitas vezes como um obstáculo a ser enfrentado pelos visitantes, fato explicado pela longa distância do percurso como, por exemplo, na trilha que vai para a Cachoeira da Farofa, sendo 8 quilômetros ao todo. Com objetivo de despertar o interesse dos visitantes, desenvolveu-se um guia que oferece uma fonte de informação sobre o bioma presente no percurso, sendo também um aliado para a interpretação ambiental. O guia propõe um jogo no qual o visitante tenta descobrir, através dos desenhos das folhas, a árvore ou arbusto correspondente. Os desenhos das folhas foram obtidos pela técnica do decalque em papel com uso de lápis preto, escaneados e depurados em computador. Foram escolhidas 15 árvores típicas da vegetação de cerrado, com o intuito de valorizá-las, chamando atenção para sua diversidade de formas. Valorizou-se também a diversidade de usos medicinais e culturais com as várias partes destas plantas. O envolvimento da comunidade foi fundamental na elaboração do guia, principalmente no reconhecimento das espécies alvos e curiosidades a respeito.
Palavras-chave: Jogo. Folhas do cerrado. Parque Nacional da Serra do Cipó. Trilhas interpretativas. Educação ambiental. Região.
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1044 0 bytes PUC - MG http://www.pucminas.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribe |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
ALVES, Humberto Prates da Fonseca
Fatores demográficos e socioeconômicos associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira: discussão dos resultados de uma análise integrada de dados censitários e de sensoriamento remoto, através de um sistema de informação geográfica.
Neste trabalho, vamos apresentar e discutir a metodologia e os principais resultados da minha tese de doutorado intitulada “Análise dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira através da integração de dados censitários e desensoriamento remoto”, recém apresentada ao IFCH-Unicamp. As duas perguntas gerais que a tese procurou responder foram: 1) Qual o papel dos fatores demográficos e socioeconômicos nos processos de mudanças na cobertura da terra, ocorridos na região do Vale do Ribeira, na década de 1990? 2) Qual o papel das unidades de conservação, da topografia e da infraestrutura viária e urbana nos referidos processosde mudanças na cobertura da terra? A metodologia geral, que utilizamos para a análise empírica dos fatores associados às mudanças na cobertura da terra no Vale do Ribeira, foi a integração de dados censitários e de sensoriamento remoto (imagens de satélite), ao nível dos setores censitários, através de um sistema de informação geográfica (SIG).
Palavras-chave: 1. Desmatamento; 2. Mata Atlântica - Aspectos ambientais; 3.Sensoriamento remoto - Aspectos ambientais; 4. Sistemas de informação Geográfica.
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3308 0 bytes http://www.unicamp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Entre o Virtual e o Real: a transformação do espaço urbano através da EAD em Minas Gerais |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PORTES, Raquel von Randow
O estudo pretende abordar as transformações no espaço urbano, particularmente em Minas Gerais, face as ações de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da criação de Polos de Educação a Distância da UFJF, distribuídos nas várias regiões do território mineiro, percebe-se a criação de uma nova dinâmica intra-urbana e regional. Uma nova organização social, possibilitada pelo uso das TIC, se materializa nos espaços urbanos e se legitima no espaço virtual. O enfoque deste trabalho incide sobre esta nova conformação do espaço e as repercussões geradas no mesmo, na atualidade, pelo surgimento de novas centralidades, caracterizadas pelos Polos de Educação.
Palavras-chave: Espaço Urbano. Educação a Distância. Minas Gerais. Geografia. Cidades.
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1139 0 bytes UFPE http://www.ufpe.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Educação Escolar Quilombola: Fotografia no Ensino de Geografia |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
SOARES, Edimara; NETO, Clemilda Santiago
O artigo resulta de uma pesquisa no âmbito do Estado do Paraná sobre identificação, mapeamento das Comunidades Remanescentes de Quilombos/CRQs e Comunidades Tradicionais Negras/CTNs, e posterior elaboração de políticas públicas, portanto, apresenta-se um recorte dessa pesquisa, cujas fotografias compõem o acervo das autoras. A Educação Escolar Quilombola é uma modalidade de ensino, recente no âmbito da educação nacional, considerando a aprovação da Resolução Nº 08/2012 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Escolar Quilombola na Educação Básica, e os séculos de invisibilidade e exclusão escolar dos/as quilombolas. A Educação Escolar Quilombola se estrutura e se desenvolve na perspectiva de conexão entre saberes tradicionais quilombolas e o currículo escolar, portanto, trata- se de pensar o currículo escolar sintonizado as dimensões históricas, culturais e sociais pulsantes nas CRQs e CTNs. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo principal contribuir com a implementação da Educação Escolar Quilombola na disciplina de Geografia, através do uso de fotografias. Trata-se de fornecer subsídios para prática pedagógica, na perspectiva de desvelar e interpretar espaços históricos/culturais até então ocultos no ensino da Geografia escolar. Entende-se que a Geografia ancora-se em conceitos fundantes para análise e compreensão dos fenômenos geográficos, tais como: lugar, paisagem, região, território, sociedade e natureza, diante disso, optou-se pelos conceitos de lugar e paisagem, visando uma consciência espacial dos fenômenos naturais, históricos e sociais que compõem o lugar e a paisagem quilombola. O uso das fotografias na perspectiva da Educação Escolar Quilombola no ensino da Geografia escolar constitui-se em instrumentos pedagógicos úteis à medida que contribuem para leitura do mundo a partir do seu mundo, para enfrentamento das condições ideológicas de dominação e subordinação cultural e econômica.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Ensino de Geografia. Fotografia.
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436 0 bytes Copene http:// |
Categoria: Geografia Artigos |
Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paul |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
MENDOZA, Edgar S. G.
O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica, quanto antropológica, teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo, tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados, principalmente, como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.
Palavras-chave: Donald Pierson. Escola Sociológica de Chicago. Sociologia urbana. Estudos urbanos na cidade de São Paulo. Etnografia urbana.
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2335 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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