Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
PISSINATI, Mariza C. ; ARCHELA, Rosely S.

Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calçadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.

Palavras-chave: Alfabetização cartográfica. Mapa. Localização. Geografia. Ensino.

Downloads 1236  1236  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A geografia humanista no III milênio: uma nova perspectiva Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos Antonio

O artigo evidencia a geografia humanista e suas formas inovadoras de trabalhar com os saberes. Para tanto faz pequena reflexão sobre o conhecimento geográfico no III milênio e as novas perspectivas humanistas deste conhecimento. Portanto destaca o sentimento e a emoção, partindo do subjetivismo e da relação que as pessoas tem com o ser espaço vivido e percebido. Estas reflexões são tratadas enquanto conhecimento de modo geral e geográfico em particular, destacando neste, as categorias que envolvam o cotidiano local, como as mais evidentes e substanciais, tanto para a ciência como para o seu ensino da disciplina geográfica.

Palavras-chave: Geografia Humanista. Subjetivismo. Ciência-Ensino.

Downloads 1237  1237  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Mídia, cultura e comunicação Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ROCHA, Everardo

O fenômeno do consumo na cultura contemporânea define um campo de investigação fundamental. A cultura é o centro da reflexão antropológica e o consumo é a experiência capaz de nomear o mundo no qual vivemos – a sociedade de consumo. Não é por outra razão que a articulação entre ambas indica uma área de reflexão acadêmica na qual caberia uma imensidão de ideias, teorias e pesquisas e que pode se revelar uma das mais promissoras para o projeto de compreender melhor a vida que levamos.

Palavras-chave: Globalização. Consumo. Mídia. Comportamento. Cultura. Relações sociais.

Downloads 1241  1241  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.comciencia.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia saindo da sala de aula para o mundo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CASSOL, Ana D. C.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Jamais poderá ser uma disciplina estanque. A falta de atenção e de disponibilidade no aprendizado fez repensar minhas práticas dentro da sala de aula. Fez ver que o tédio de uma aula está justamente na falta de oportunidade em aprender. Esta oportunidade somente será oferecida pelo professor. Partindo destes pressupostos comecei a diversificar minhas técnicas metodológicas. As práticas pedagógicas foram substituídas com vários recursos pedagógicos como: trabalho de campo, aulas na cozinha, no riacho, no mato, sentados no gramado, recriando ambientes, criando espaços de novidades e curiosidades. O espaço usado nas aulas eram sugestões dos educandos. É importante lembrar do trabalho coletivo, no qual a família foi convidada a ajudar em certas atividades com coleta de materiais e sucatas, contribuição com ingredientes para realização das práticas culinárias. Assim, indiretamente, os pais interagiam com a classe. Castrogiovanni (1998) acredita na importância e mesmo na necessidade de uma educação voltada para a cidadania, considerando, assim, os valores e os padrões culturais da vida e de aprendizagem dos grupos sociais. Segundo o mesmo autor, é pela educação que tais sociedades podem expressar sua cultura, seu saber e defendê-los a fim de impedir a massificação e a globalização de outros valores tidos como certos e universais. Não podemos deixar nossas crianças crescerem não sabendo o básico geográfico. E só haverá a verdadeira educação quando nos livrarmos das “amarras” tradicionais e investirmos numa educação que busca, que experimenta, que faz, transforma e conclui. Assim teremos verdadeiros sujeitos transformadores do meio em que vivem e cidadãos comprometidos com a sua rua, seu bairro, seu município, pais e o mundo que habita.

Palavras-chave: Geografia. Práticas pedagógicas. Educação. Cultura. Aprendizagem. Ensino.

Downloads 1268  1268  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://ENPEG
Avaliação: 8.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Contribuição para o ensino aprendizagem de Geografia utilizando computador Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CHAMCHAUM, Liene Frota

O presente artigo apresenta uma estratégia interdisciplinar envolvendo a disciplina Geografia e Informática, a qual foi aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental. Foi abordado o tema Europa: integração, desigualdades e conflitos regionais. Após apresentação do tema pelo professor de geografia, foram propostas atividades complementares aplicando os conhecimentos adquiridos na informática, de forma que os conteúdos foram trabalhados simultaneamente. A partir do desenvolvimento dessa ação conjunta ficou evidente que o uso da informática deve ser inserido de forma interdisciplinar para a construção de um pilar para a educação, levando o discente a adquirir conhecimentos, ser criativo, ator de sua própria história e exercer sua cidadania. E, levando o docente a assumir seu papel de facilitador e transformador no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: interdisciplinaridade. Geografia. Informática educacional.

Downloads 1283  1283  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Representação Espacial e Violência: Pontos, linhas e feitos delimitando espaços citadinos Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BARROS, Omar Neto Fernandes

A violência e representação espacial traz em seu bojo a presença de elementos marcantes na constituição do homem e de suas criações. É impossível adentrar na história da humanidade sem perceber esses elementos como constituintes primários na construção das civilizações desde as aldeãs até as pequenas, médias e grandes cidades globais. A crescente aglomeração humana em cidades tem trazido perspectivas, limitações e anseios para seus habitantes. Estamos continuamente ligados ao mito da Urbe ideal, como meio para o desenvolvimento e evolução de nossas humanidades. As grandes transformações na reconfiguração do espaço mundial surgem com maior afinco a partir da transformação do modelo econômico, ou seja, a Ascensão do Capitalismo. E o mesmo presságio das cidades pós burgos de que “ O ar da cidade é o ar da liberdade” (MUNFORD), ecoa atualmente por entre as cidades médias.

Palavras-chave: Humanidade. Cidades globais. Aglomeração humana. Capitalismo. Economia.

Downloads 1335  1335  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFMG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Relato de campo sobre os aspectos físicos do terceiro planalto paranaense Popular Versão: 
Atualização:  3/9/2014
Descrição:
JR FRANÇA, Pedro; PETSCH, Carina; VILLA DALLA, Maria Estela Casale; MANIERI, Daiany Duarte

Este trabalho de campo visa abordar aspectos físicos no trajeto de Maringá até os terraços do rio Paraná no Estado do Mato Grosso do Sul. Este trabalho foi realizado sob o cunho de complementação do evento organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA, denominado de Primeiro Seminário de Pesquisas Multidisciplinares do Ambiente no período de 28/04/2010 até 01/05/2010. No decorrer do trajeto foram realizadas cinco paradas para observação e demonstração da diferenciação litológica associada com a evolução da paisagem. No primeiro ponto, município de Maringá, foi observado um topo de derrame basáltico e solos provenientes dessa rocha; no segundo ponto em Mandaguaçu, foram analisados rochas e solos provenientes da Formação Caiuá; na terceira parada foi observada uma voçoroca no município de Nova Esperança, formada a partir da concentração de fluxos hídricos, principalmente da rodovia, e alta suscetibilidade à erosão dos solos dessa região; na quarta parada foi evidenciado na paisagem um relevo testemunho diferencial, denominada de "Morro dos Três Irmãos", formado a partir de estratos silicificados do grupo Bauru com maior resistência à ação intempérica; a quinta e última parada foi no rio Paraná, sua planície de inundação e terraços no município de Bataiporã-MS, teve como objetivo a análise dos aspectos geomorfológicos, influência do paleoclima e dinâmica fluvial.

Palavras-chave: Maringá. Solos. Formação Caiuá. Erosão. Rio Paraná.

Downloads 1344  1344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://periodicos.uem.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira

Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.

Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.

Downloads 1354  1354  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Comunicação cartográfica com a utilização do philcarto: Um estudo do acesso do lazer em Londrina -  Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ARCHELA, Rosely Sampaio; BORTOLO, Marizangela A. de ; FORMIGA, Michel Oliveira.

Esse trabalho é uma análise dos dados levantados sobre os clubes e associações na cidade de Londrina, correlacionados, com dados de população e renda, evidenciando a distribuição e o acesso ao lazer proporcionado por esse tipo de serviço em Londrina. Utilizamos o software Philcarto, que consiste em um programa de cartografia temática, e outros dois softwares, o Microsoft Excel® e o Adobe Ilustrator®, para a produção de mapas temáticos, com o objetivo de obter uma melhor visualização da concentração das variáveis em estudo. Os mapas elaborados nesta pesquisa farão parte do Atlas Digital Urbano­ Ambiental de Londrina, com previsão de término em dezembro de 2004.

Palavras-chave: Cartografia. Mapas temáticos. Espaço geográfico. População. Philcarto.

Downloads 1384  1384  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://br.monografias.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Londrina-Imagens, Paisagens & Personagens - Um Olhar Geográfico pelo Atlas Digital Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GRATÃO, Lúcia H. B.; ARCHELA, Rosely S.; BARROS, Mírian V. F.; BARROS, Omar N. F.

A cidade se compõe por múltiplas imagens; múltiplos olhares; múltiplas percepções! Estudada por diferentes métodos, técnicas e ferramentas e os mais variados objetivos. Na leitura e representação dessa pluralidade em conceber a cidade encontra-se o ”Atlas Digital Urbano Ambiental de Londrina”. Os atlas digitais são ferramentas extremamente úteis para os propósitos de estudos e planejamento. Um olhar geográfico pelo atlas digital possibilita a obtenção de informações valiosas a respeito de aspectos sociais e ambientais. Através dos atlas digitais, a cartografia também vem utilizando novas tecnologias, que somadas à cognição contribuem para o conhecimento da cidade. Embora exista um considerável volume de informações sobre Londrina, este é o primeiro atlas digital disponível na Internet. As imagens geradas por meio da cartografia digital, são ferramentas fundamentais que podem indicar novos caminhos. Agora navegamos através do conhecimento e essa nova forma, inclui as teorias psicológicas, semiológicas e cognitivas. Nesta direção, segue nosso texto. Londrina foi despertada nos anos de 1920, quando a Inglaterra teve notícias da sua riqueza - terra roxa – ouro verde! Foram os ingleses que abriram as portas do Norte do Paraná para construir a "Pequena Londres". O solo fértil foi a grande atração para os colonizadores em direção ao “ouro verde”. Desse chão brotou Londrina. Suas diversas imagens hoje, são produtos do (per)curso histórico. Paisagens/Paisagem numa só composição.O texto procura fazer a leitura e interpretação destas paisagens/paisagem, buscando revelações por diferentes percepções e imagens poéticas. A cidade aqui, não é uma cidade “fechada” pelos “padrões científicos”, mas uma cidade “aberta” que permite os mais variados imaginários e imagens. Uma cidade que pode ser (per)corrida e contemplada pela abertura à subjetividade.

Palavras-chave: Atlas digital. Mapas. Geografia. Cidade. Paisagem.

Downloads 1498  1498  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 »