Categoria: Geografia Artigos |
A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane
O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.
Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.
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1964 0 bytes http://www.cori.unicamp.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Literatura de explorações e aventuras: as "viagens extraordinárias" de Júlio Verne |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno
O forte desenvolvimento dos estudos humanistas-culturais, na geografia mundial, nas últimas décadas facilitou um novo florescimento de uma antiga colaboração entre geografia e literatura. O presente ensaio introdutório busca resgatar uma das manifestações literárias mais próximas da geografia, ou seja, a "literatura de viagens, explorações e aventuras". Esta literatura teve seu apogeu na Europa do século XIX, especialmente na Alemanha, no Reino Unido e na França. Neste último país, o escritor Júlio Verne é o melhor exemplo deste tipo de literatura, com sua extensa coleção das "Voyages extraordinaires". Uma análise das ligações desta coleção literária com a geografia é o principal objetivo do presente ensaio.
Palavras-chave: Geografia humanista-cultural. Literatura de viagens e aventuras. Júlio Verne.
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1990 0 bytes PUC - Minas |
Categoria: Geografia Artigos |
Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.
Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.
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1995 0 bytes UFPE http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html |
Categoria: Geografia Artigos |
Relato de campo sobre os aspectos físicos do terceiro planalto paranaense |
Versão: Atualização: 3/9/2014 |
Descrição:
JR FRANÇA, Pedro; PETSCH, Carina; VILLA DALLA, Maria Estela Casale; MANIERI, Daiany Duarte
Este trabalho de campo visa abordar aspectos físicos no trajeto de Maringá até os terraços do rio Paraná no Estado do Mato Grosso do Sul. Este trabalho foi realizado sob o cunho de complementação do evento organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA, denominado de Primeiro Seminário de Pesquisas Multidisciplinares do Ambiente no período de 28/04/2010 até 01/05/2010. No decorrer do trajeto foram realizadas cinco paradas para observação e demonstração da diferenciação litológica associada com a evolução da paisagem. No primeiro ponto, município de Maringá, foi observado um topo de derrame basáltico e solos provenientes dessa rocha; no segundo ponto em Mandaguaçu, foram analisados rochas e solos provenientes da Formação Caiuá; na terceira parada foi observada uma voçoroca no município de Nova Esperança, formada a partir da concentração de fluxos hídricos, principalmente da rodovia, e alta suscetibilidade à erosão dos solos dessa região; na quarta parada foi evidenciado na paisagem um relevo testemunho diferencial, denominada de "Morro dos Três Irmãos", formado a partir de estratos silicificados do grupo Bauru com maior resistência à ação intempérica; a quinta e última parada foi no rio Paraná, sua planície de inundação e terraços no município de Bataiporã-MS, teve como objetivo a análise dos aspectos geomorfológicos, influência do paleoclima e dinâmica fluvial.
Palavras-chave: Maringá. Solos. Formação Caiuá. Erosão. Rio Paraná.
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2127 0 bytes UEM http://periodicos.uem.br |
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