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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Paraná em Relevo: Proposta Pedagógica para Construção de Maquetes Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas

O texto aqui apresentado é resultado da oficina-pedagógica ministrada na XIII Semana de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, Campus de Guarapuava-PR. Para isso, inicia-se com uma reflexão sobre as possibilidades da maquete como recurso de apoio-didático pedagógico para a alfabetização cartográfica e, consequentemente, para o ensino de Geografia. Posteriormente, apresenta-se o procedimento, etapa a etapa, para a elaboração da maquete hipsométrica do Paraná.

Palavras-chave: Maquete. Alfabetização Cartográfica. Ensino. Mapa. Escala.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!(Geo)grafando o território: a mídia impressa no Ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
KATUTA, Ângela Massumi; ELY, Deise Fabiana; PAULINO, Eliane Tomiasi et al (Orgs.)

O presente material tem por objetivo dialogar com o educador em Geografia no tocante ao uso da mídia impressa em sala de aula. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, constam breves reflexões sobre a Geografia escolar e o seu papel na construção de conceitos e, portanto, entendimento da realidade. Nesta parte, chama-se a atenção para a centralidade das linguagens no tocante ao entendimento das ordenações espaciais, abordando especificamente o trabalho pedagógico com o jornal impresso. Na segunda, constam reflexões sobre alguns temas caros à Geografia e a abordagem destes nos jornais impressos.

Palavras-chave: Ensino de geografia, mídia impressa.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho de Campo como recurso didático no Ensino de Geografia Física Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Breylla Campos; SANTOS, André Henrique Bezerra dos; OLIVEIRA, Déborah

Este trabalho se propõe a analisar criticamente a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia Física nas escolas e universidades.

Palavras-chave: Aula de Campo. Ensino. Geografia. Relevo. Geomorfologia. Solo. Meio ambiente.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas Geográfico Digital: uma proposta de aplicação no esnsino fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALMEIDA, Andréia Bevilaqua ; SCARAMELLO, Juliana Massensini ; SANTOS, Gustavo Henrique dos

O presente artigo traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental, baseando-se em autores que revelam A subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentindo de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, os atlas geográficos digitais têm um excelente campo de emprego na educação. Para o ensino da Geografia, tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são melhor apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização dos atlas digitais podem proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.

Palavras-chaves: Atlas digital. Informática. Geografia. Novas tecnologias. Aprendizagem.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geografia e recurso audiovisual: o som e a imagem no processo de ensino/aprendizagem Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FONSECA, Ricardo L.; COSTA, Marco A. H.; MANSANO, Cleres N.

Realizado no mês de Agosto, em uma turma de 7ª série. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver nos alunos o raciocínio crítico através de análises das letras das músicas. Percebe-se que eles se sentem menos motivados a participar das aulas que na maior parte das vezes são planejadas em livros didáticos, ou até mesmo de outros recursos pedagógicos tradicionais, portanto, a utilização do som e da imagem faz com que as aulas deixem de ser monótonas e passem a ser dinâmicas, estimulando a vontade do aluno em aprender, a debater e a estudar mais sobre o assunto. Neste trabalho, veremos que o uso de músicas, em seus mais diversos gêneros, interagido com imagens sobre o tema que a música retrata, faz com que os alunos debatam sobre esses temas de forma crítica. Com a ajuda de alguns questionários podemos perceber que os alunos alcançaram o objetivo no decorrer do trabalho. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que este recurso é válido tanto no que diz respeito à relação entre professor e aluno, como também no que diz respeito ao processo cognitivo do aluno.

Palavras-chave: Música. Vídeo. Recurso pedagógico.Geografia. Audiovisual.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcello

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Ensino pelo mapa.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Geoprocessamento aplicado a estudos do Caminho de Peabiru Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
COLAVITE, Ana Paula; BARROS, Mirian Vizintim Fernandes

Este estudo apresenta a aplicação de ferramentas do Geoprocessamento no estudo e demarcação do caminho de Peabiru no estado do Paraná e seu aproveitamento turístico por intermédio da criação de rotas de peregrinação, na Mesorregião Geográfica Centro-Ocidental Paranaense. O caminho de Peabiru é uma rota pré-colombiana que atravessava o estado Paranaense e foi determinante na construção do atual território estadual. O presente estudo utiliza técnicas computacionais e do Geoprocessamento para redefinir através de mapas antigos a rota do Caminho de Peabiru sobre o atual mapa político do Paraná. Com base neste mapeamento e em pesquisas de campo, com auxilio do receptor GPS, são traçadas rotas para o desenvolvimento do turismo local.

Palavras-chave: Geoprocessamento. SIGs. GPS. Caminho de Peabiru. Turismo rural.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Espaço e gênero na compreensão do processo saúde-doença da mulher brasileira Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Trata-se de um ensaio onde é abordada a questão da determinação social do processo saúde-doença da mulher (através da sua inserção em classes sociais e da condição de gênero), articulada à noção de espaço social e historicamente construído, dada pela geografia crítica. As reflexões são ilustradas com dados de um estudo sobre determinação social do perfil reprodutivo de mulheres atendidas em unidades básicas de saúde de um município da Região Metropolitana de são Paulo.

Palavras-chave: Gênero. Mulher. Processo Saúde-Doença. Geografia crítica. Espaço.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Características das ilhas de calor em cidades de porte médio: exemplos de Presidente Prudente (Brasi Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
AMORIM, Margarete C.C.T; DUBREUIL, Vincent; QUENOL, Hervé; NETO, João L. S.

A expressão mais concreta da mudança do balanço de energia nos ambientes urbanos configura-se na geração das ilhas de calor. Caracterizada por uma cúpula de ar quente que cobre a cidade, a ilha de calor urbana (ICU) é a manifestação do aumento das temperaturas causado por características físicas (alta densidade de construções, concentração de materiais construtivos de grande potencial energético de emissividade e reflectância) e as atividades urbanas. A ICU é essencialmente definida pela diferença de temperatura entre a área central da cidade e o ambiente rural ou zonas periféricas com baixa densidade de construções. Além da distinção simples urbano-rural ou centro-periferia, é principalmente uma diferença de uso e ocupação do solo. O ambiente urbano e especialmente o centro é normalmente ocupado por uma alta densidade de construções, com superfícies verticais, enquanto que o ambiente rural é ocupado por baixa densidade de construções e vegetação arbórea esparsa ou gramados. A intensidade e a extensão espacial da ICU dependem da localização da cidade, da morfologia urbana (forma e densidade das construções), do tipo de materiais construtivos, das atividades industriais, das condições climáticas e da sucessão das situações sinóticas e tipos de tempo. A ICU é especialmente importante sob condições atmosféricas estáveis (sistema anticiclônico), que se caracterizam pela baixa velocidade do vento e pela ausência de nebulosidade(CANTAT, 2004). O intenso processo de urbanização que ocorreu durante o século XX fez com que muitos estudos sobre a ICU fossem realizados, principalmente nas grandes cidades como, por exemplo, na Cidade do México, em São Paulo e em Paris. Foram poucos os estudos realizados em cidades médias. Neste artigo apresentam-se os resultados dos estudos sobre a ICU, em duas cidades: Rennes (França) e Presidente Prudente (Brasil). Os procedimentos da pesquisa foram semelhantes nas duas cidades. Foram utilizadas medidas convencionais em pontos fixos e móveis e dados térmicos do satélite Landsat-TM (AMORIM et al., 2008; Dubreuil et al.,2008) para determinar as mudanças do uso do solo durante os últimos vinte anos e a repartição das fontes de calor dentro das cidades na origem da formação da ICU.

Palavras-chave: Ilhas de calor. Presidente Prudente. Rennes. França. Brasil. Temperatura. Clima. Cidade. Uso do solo. Ambientes urbanos. Imagem Landsat. Ocupação do solo. Indústrias. Urbanização.

Downloads 1093  1093  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://confins.revues.org
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As alternativas para o gerenciamento dos resíduos sólidos em Curitiba - PR, e sua contribuição com a Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Nilza A. da Silva

O artigo trata exclusivamente sobre a forma de gerenciamento dos resíduos sólidos em Curitiba-PR, destacando as várias alternativas utilizadas para isto, bem como, salienta a necessidade de mudanças de hábito dos cidadãos para a contribuição na melhoria da qualidade de vida. A pesquisa foi realizada, tendo como fundamentação teórica as entidades dos órgãos públicos de Curitiba, bem como outros órgãos do governo que fornecem subsídios sobre o assunto.

Palavras- Chave: Resíduos sólidos. Gerenciamento e qualidade de vida.

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