Categoria: Geografia Artigos |
Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paul  |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
MENDOZA, Edgar S. G.
O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica, quanto antropológica, teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo, tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados, principalmente, como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.
Palavras-chave: Donald Pierson. Escola Sociológica de Chicago. Sociologia urbana. Estudos urbanos na cidade de São Paulo. Etnografia urbana.
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2201 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Contribuição das geotecnologias nos estudos escolares: Comunidade de Vila Aparecida, Bacia Hidrográf  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
COCHEV, Jakeline Santos ; CASARIN, Rosália
A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Buritis, em Vila Aparecida, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeirinha, que pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai/Jauquara (BHPJ), sudoeste de Mato Grosso. A pesquisa se constitui em uma metodologia de ensino-aprendizagem, teve como objetivo demonstrar a contribuição das geotecnologias no ensino Fundamental e Médio através de materiais cartográficos em meio analógico e digital. Foram elaborados mapas e cartas-imagem nos SIGs SPRING e ArcGis, e submetidos aos alunos de 5a a 8a séries para identificar elementos espaciais enquanto eram expostos conteúdos de organização espacial, propostos no plano pedagógico da escola. A prática pedagógica evidenciou boa perspectiva para o ensino-aprendizagem da organização espacial e da interrelação do local, o regional e o global. Ressalva-se que a falta de preparo dos usuários daquela comunidade, de manuseio de materiais cartográficos dificultaram o desempenho proposto. Embora, atualmente, as geotecnologias se constituem em ferramentas elementares para o ensino de Geografia, ainda há amplos empecilhos a serem transpostos.
Palavras-chaves: Geotecnologias. Geografia. Ensino. Cartas-imagem. Mapas temáticos. Bacia hidrográfica. Google Earth.
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2144 0 bytes http://www2.unemat.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Os desafios regionais da mesorregião geográfica oeste do Paraná  |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano; SCHROEDER, Carla Andrea
A abordagem trazida por este estudo se refere à divisão do território paranaense, estabelecida pela dinâmica das mesorregiões geográficas, com a análise da mesorregião Oeste do Paraná. Esta mesorregião se subdivide em três microrregiões: Microrregião de Toledo, Microrregião de Cascavel e Microrregião de Foz do Iguaçu. O trabalho destaca, principalmente, as microrregiões de Toledo e Foz do Iguaçu, e os impactos provocados pela Itaipu nestas microrregiões. Indica a nova configuração da região da Costa Oeste, por meio de um rearranjo econômico e político, consequência da construção da hidrelétrica. Aborda também a questão do pagamento dos royalties, o desenvolvimento da região e o papel das entidades regionais. O objetivo é indicar quais são os desafios regionais e locais desta mesorregião frente aos processos recentes, de forma isolada ou integrada, correlacionando dados comparativos para expressar as dinâmicas desta região. A metodologia utilizada é a descrição, explicação e análise geográfica, por meio do uso de dados quantitativos para subsidiar as análises qualitativas.
Palavras-Chave: Costa Oeste. Itaipu. Mesorregião Oeste. Microrregiões. Território. Paraná. Foz do Iguaçu. Toledo. Cascavel.
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2138 0 bytes Unioeste |
Categoria: Geografia Artigos |
Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia  |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.
Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.
Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.
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2103 0 bytes UEFS http://www.uefs.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Relato de campo sobre os aspectos físicos do terceiro planalto paranaense  |
Versão: Atualização: 3/9/2014 |
Descrição:
JR FRANÇA, Pedro; PETSCH, Carina; VILLA DALLA, Maria Estela Casale; MANIERI, Daiany Duarte
Este trabalho de campo visa abordar aspectos físicos no trajeto de Maringá até os terraços do rio Paraná no Estado do Mato Grosso do Sul. Este trabalho foi realizado sob o cunho de complementação do evento organizado pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente - GEMA, denominado de Primeiro Seminário de Pesquisas Multidisciplinares do Ambiente no período de 28/04/2010 até 01/05/2010. No decorrer do trajeto foram realizadas cinco paradas para observação e demonstração da diferenciação litológica associada com a evolução da paisagem. No primeiro ponto, município de Maringá, foi observado um topo de derrame basáltico e solos provenientes dessa rocha; no segundo ponto em Mandaguaçu, foram analisados rochas e solos provenientes da Formação Caiuá; na terceira parada foi observada uma voçoroca no município de Nova Esperança, formada a partir da concentração de fluxos hídricos, principalmente da rodovia, e alta suscetibilidade à erosão dos solos dessa região; na quarta parada foi evidenciado na paisagem um relevo testemunho diferencial, denominada de "Morro dos Três Irmãos", formado a partir de estratos silicificados do grupo Bauru com maior resistência à ação intempérica; a quinta e última parada foi no rio Paraná, sua planície de inundação e terraços no município de Bataiporã-MS, teve como objetivo a análise dos aspectos geomorfológicos, influência do paleoclima e dinâmica fluvial.
Palavras-chave: Maringá. Solos. Formação Caiuá. Erosão. Rio Paraná.
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Categoria: Geografia Artigos |
Aprendendo Geografia com auxílio das tecnologias de rede  |
Versão: Atualização: 2/5/2013 |
Descrição:
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira
Este artigo é parte da dissertação de mestrado da autora, realizada junto ao PPGEDU‐ UPF‐RS, defendido em setembro de 2010 na qual utilizou‐se as tecnologias de rede (TRs) como potencializadoras no processo de construção do conhecimento geográfico. O trabalho foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola privada. Para tal contextualizou‐se a aprendizagem, a construção do conhecimento geográfico, bem como a utilização das tecnologias neste processos. Apresenta, também, a metodologia desenvolvida para o trabalho, por meio da qual constatou‐se maior integração entre o senso comum e os conceitos científicos, caracterizando assim, a aprendizagem significativa, possibilitando também maior autonomia e interatividade entre os envolvidos na atividade.
Palavras‐chave: Aprendizagem. Conhecimento. Tecnologias de rede. Geografia. Google Earth. Google Maps. You Tube. Google Docs.
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1889 0 bytes UFPE http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/simposio2010.html |
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