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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella

Este artigo tem como objetivo tratar da aprendizagem e da didática no âmbito da geografia escolar, respaldado nas concepções teóricas da psicogenética. Para tanto, apresentamos alguns aspectos do pensamento geográfico, articulando-o com o saber pedagógico. A partir dos pressupostos da teoria piagetiana propusemos uma nova leitura da didática no ensino da Geografia.

Palavras-Chave: Educação. Geografia. Aprendizagem. Saber pedagógico e formação.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcelo

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Mapas. Escala. Localização. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Colonização e integração kaingang na sociedade paranaense Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
STOCKMANN, Jaime

O trabalho trata da historiografia clássica do índio Kaingang e de fontes históricas como os Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná. A política indigenista dos aldeamentos na Província tinha como ponto básico a limpeza de territórios destinados à ocupação de colonizadores; a catequização foi utilizada como método de atração e integração Kaingang na sociedade paranaense; mas a catequese nunca teve uma política bem definida pelo Estado. A política provincial via no índio sua utilização para suprir a mão de obra tão escassa para o desenvolvimento da produção na Província; os índios demonstraram serem exímios no corte de machado para a abertura de estradas. A resistência do Kaingang em contrapor-se aos avanços do colonizador sobre seus territórios demonstrou, no período em que ocorreu a colonização, ser o índio um sujeito na construção de sua história e não um espectador dos acontecimentos no Paraná Provincial.

Palavras-chave: Kaingang. História. Política indígena. Paraná.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um olhar geográfico sobre a construção do atlas municipal e escolar de Rio Claro Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
CARREIRO, Maria Silvia Almeida

O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma retrospectiva do processo de construção do Atlas Municipal Escolar de Rio Claro. Nesta trajetória foi possível reconhecer a importância do estudo da localidade, do domínio da linguagem do mapa e da integração entre as três formas de linguagem que estão presentes nas suas páginas: o mapa, a fotografia e o texto escrito. O desafio foi grande e viveu-se intensamente esse projeto desde a reflexão sobre as práticas docentes do grupo de professores-autores da rede pública de ensino até a aplicação das páginas nas escolas participantes.

Palavras-chave: Ensino de geografia. Construção de mapas. Atlas escolares. Formação de professores.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As disputas pela terra no Sudoeste do Paraná: os conflitos fundiários dos anos 50 e 80 do século XX Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BATTISTI, Elir

Situada na confluência da História, da Geografia, da Sociologia e da Antropologia, esta pesquisa recupera e reflete a organização e luta fundiária dos camponeses, na região Sudoeste do Paraná em dois períodos distintos - anos 50 e 80 -, mas correlacionados. Trata-se de uma região que ganhou projeção nacional, não apenas pela peculiaridade dos padrões de colonização e organização produtiva, mas também por desenrolar-se num espaço em disputa entre projetos governamentais e empresariais. A pesquisa inova ao incorporar discussão teórica recente oriunda inclusive de outros campos disciplinares sobre as organizações, compreendidas em sua dimensão cultural, o que permite tratar de questões complexas como a do imaginário e da identidade coletiva.

Palavras-chave: Conflitos fundiários. Movimentos sociais. Mulher camponesa. Sudoeste do Paraná.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia saindo da sala de aula para o mundo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CASSOL, Ana D. C.

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Jamais poderá ser uma disciplina estanque. A falta de atenção e de disponibilidade no aprendizado fez repensar minhas práticas dentro da sala de aula. Fez ver que o tédio de uma aula está justamente na falta de oportunidade em aprender. Esta oportunidade somente será oferecida pelo professor. Partindo destes pressupostos comecei a diversificar minhas técnicas metodológicas. As práticas pedagógicas foram substituídas com vários recursos pedagógicos como: trabalho de campo, aulas na cozinha, no riacho, no mato, sentados no gramado, recriando ambientes, criando espaços de novidades e curiosidades. O espaço usado nas aulas eram sugestões dos educandos. É importante lembrar do trabalho coletivo, no qual a família foi convidada a ajudar em certas atividades com coleta de materiais e sucatas, contribuição com ingredientes para realização das práticas culinárias. Assim, indiretamente, os pais interagiam com a classe. Castrogiovanni (1998) acredita na importância e mesmo na necessidade de uma educação voltada para a cidadania, considerando, assim, os valores e os padrões culturais da vida e de aprendizagem dos grupos sociais. Segundo o mesmo autor, é pela educação que tais sociedades podem expressar sua cultura, seu saber e defendê-los a fim de impedir a massificação e a globalização de outros valores tidos como certos e universais. Não podemos deixar nossas crianças crescerem não sabendo o básico geográfico. E só haverá a verdadeira educação quando nos livrarmos das “amarras” tradicionais e investirmos numa educação que busca, que experimenta, que faz, transforma e conclui. Assim teremos verdadeiros sujeitos transformadores do meio em que vivem e cidadãos comprometidos com a sua rua, seu bairro, seu município, pais e o mundo que habita.

Palavras-chave: Geografia. Práticas pedagógicas. Educação. Cultura. Aprendizagem. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o Ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARQUES, Valéria

O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, analisando como foram construídas as formas de pensar e de fazer o ensino de Geografia nessas séries. Partindo da análise da inserção oficial no currículo, perpassando pelo Estudos Sociais e a Educação Moral e Cívica e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Palavras-chave: Ensino Geografia. Séries iniciais. Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Sociais.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os ecologistas sabem fazer política? Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
FARIA, Alexandre Agripa

O autor analisa o desenrolar da cena política no contexto da globalização econômica recente, advogando uma postura afirmativa dos ecologistas no modo de fazer política. Em ressaltando a capacidade destes de releitura das principais correntes ideológicas do pensamento ocidental, o autor propõe uma possível classificação para as políticas ecológicas em curso, baseada nesta releitura dos verdes. O autor sustenta, por fim, um dilema para os ecologistas, qual seja, uma aparente ausência de uma postura política mais clara e afirmativa, o que parece estar a merecer pela ausência também de uma centralidade de comando e regulação da parte do Estado no contexto da globalização econômica, para a qual os verdes parecem responder como figuras de coordenação técnica nos espaços nacionais, regionais e locais.

Palavras-chave: Globalização. Ambientalismo. Políticas ecológicas.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As imagens na geografia coordenadas semióticas para a compreensão da ordenação dos lugares Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

O presente trabalho resulta dos desdobramentos oriundos de minha tese de doutoramento intitulada O Estrangeiro no “mundo da geografia”. Neste, inicialmente discuto, a relevância das imagens enquanto indícios, testemunhas oculares (Burke 2004), representações e registros de geograficidades e, portanto, sua imprescindibilidade no processo de construção dos conhecimentos geográficos. Posteriormente, indico a relevância da cartografia e, em específico do mapa, enquanto linguagem-imagem ou discurso fundamental para a compreensão das geograficidades do fenomênico. Contudo, aponto também a necessidade de apropriação de linguagens artísticas, dentre elas, o exemplo a ser utilizado será o da pintura, que auxilia no entendimento da ordenação espacial do fenomênico a partir da dimensão subjetiva-objetiva .

Palavras-chave: Imagens. Geografia. Linguagem. Ciência. Arte.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no es Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
JUSTEN, Liana Márcia

A importância do registro de experiências de formação de educadores ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais, promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca de soluções inclusivas para as questões ambientais - princípios básicos da EA.

Palavras-chave: Formação docente. Política pública. Educação Ambiental. Equipes interinstitucionais.

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