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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho de Campo como recurso didático no Ensino de Geografia Física Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Breylla Campos; SANTOS, André Henrique Bezerra dos; OLIVEIRA, Déborah

Este trabalho se propõe a analisar criticamente a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia Física nas escolas e universidades.

Palavras-chave: Aula de Campo. Ensino. Geografia. Relevo. Geomorfologia. Solo. Meio ambiente.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Guia Metodológico de Trabalho de Campo em Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
RODRIGUES, Antonia Brito; OTAVIANO, Arcanjo Otaviano

Neste artigo destaca-se a importância do recurso pedagógico aula de campo no processo de ensino-aprendizagem e apresenta-se um conjunto de orientações para o planejamento e desenvolvimento da mesma.

Palavras-chave: Trabalho de campo. Procedimentos metodológicos. Ensino de Geografia.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Mapeando alguns roteiros de Trabalho de Campo em Sobral-CE: uma contribuição ao Ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
LIMA, Vanuzia Brito; ASSIS, Lenilton Francisco

Este artigo associa uma breve reflexão sobre o papel do trabalho de campo no ensino de Geografia à sugestão de seis roteiros para serem trabalhados na cidade de Sobral (CE). Defende-se nesta proposta um trabalho de campo bem planejado e contextualizado como uma alternativa à formação de alunos críticos e conhecedores do lugar e do mundo onde vivem.

Palavras-chave: Trabalho de campo. Geografia. Ensino. Sobral. Aula de campo.


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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Diagnóstico da educação ambiental no ensino de Geografia: Piracicaba, Capivari and Jundiaí hidrograp Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BORTOLOZZI, Arlêude ; PEREZ Filho, Archimedes

Este estudo objetivou buscar a integração entre a questão ambiental e o sistema educacional, detectando as potencialidades disponíveis nas escolas públicas de 1º grau, localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí no Estado de São Paulo, para o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental. Analisando qualitativamente as atividades da chamada Educação Ambiental, faz o seu diagnóstico na rede oficial de ensino, levantando, registrando e analisando, através de questionários e entrevistas, as atividades desenvolvidas pelos professores que ensinam Geografia para detectar suas visões de crise ambiental e da própria Educação Ambiental. Procurando contribuir com a capacitação dos professores e a melhoria da qualidade de ensino, oferece sugestões para o desenvolvimento de programas interdisciplinares que permitam maior compreensão dos problemas ambientais da região, uma vez que esses envolvem tanto os aspectos do meio físico como também os socioeconômicos, políticos e culturais. Visa contribuir, sobretudo, para a construção da cidadania e a promoção de ações educativas mais adequadas à busca de soluções dos problemas ambientais das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Palavras-chave: Educação ambiental. Geografia. Interdisciplinaridade. Cidadania.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Ge Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CAVALCAMTI, Lana de Souza

Este texto faz uma síntese da teoria vygotskyana sobre o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, destacando alguns conceitos dessa teoria, tais como internalização, mediação semiótica, Zona de Desenvolvimento Proximal, conceitos cotidianos e conceitos científicos, que são especialmente instrumentalizadores da análise dos processos educativos e de sua relação com o desenvolvimento dos processos psicológicos. A partir de uma síntese do pensamento de Vygotsky, o texto busca especificar possíveis contribuições dessa teoria para o ensino de geografia, particularmente para a formação de conceitos geográficos.

Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. Formação de conceitos. Ensino de Geografia.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O método intuitivo e a percepção sensorial como legado de Pestalozzi para a geografia escolar Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ZANATTA, Beatriz Aparecida

O artigo é uma contribuição para o entendimento da história da prática pedagógica da geografia escolar. Busca subsidiar a formação de professores com elementos que permitam a compreensão das concepções pedagógicas que, a partir do século XIX, passaram a nortear a prática de ensino de geografia. O principal objetivo é apresentar uma reflexão a respeito das contribuições de Pestalozzi acerca da metodologia de ensino de geografia, assim como, da repercussão dessas ideias no ensino da geografia brasileira. A conclusão aponta para o entendimento de que muitas das ideias e princípios pestalozzianos encontram-se presentes nas atuais propostas de ensino, porém enriquecidas pelas reflexões de renomados teóricos do pensamento pedagógico e geográfico contemporâneo.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Metodologia de ensino. Método intuitivo.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Na última década, as recomendações curriculares de História e Geografia para o Ensino Fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de Geografia, História e Ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paul Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
MENDOZA, Edgar S. G.

O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica, quanto antropológica, teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo, tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados, principalmente, como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.

Palavras-chave: Donald Pierson. Escola Sociológica de Chicago. Sociologia urbana. Estudos urbanos na cidade de São Paulo. Etnografia urbana.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro; BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar tanto no corpo docente, quanto no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do Ensino Fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades, os estudantes responderam a testes antes e depois do processo educativo que mediram mudanças obtidas com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-da-cara-roxa e de seu ambiente. Os resultados indicaram que a utilização do exemplo de uma espécie, ameaçada de extinção e que ocorre próximo às comunidades envolvidas no processo de conservação, serviu de base para a associação do tema específico para com uma realidade ambiental mais ampla e contextualizada localmente.

Palavras-chave: Conservação da natureza. Espécie-bandeira. Paranaguá e Guaraqueçaba.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educaç Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
ELALI, Gleice Azambuja

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Ambiente escolar. Natureza. Relações criança-ambiente. Psicologia ambiental.

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