Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio

A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.

Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.

Downloads 11266  11266  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Seed  Site http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O livro didático para as séries iniciais do ensino fundamental e formação no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi

No presente trabalho, resgatamos rapidamente o histórico do livro didático e fazemos uma breve caracterização das relações docentes nas séries iniciais com este recurso. Neste item, indicamos que, historicamente, o professor tem se sujeitado ao livro principalmente em função do tipo de educação que recebe e, também das políticas voltadas à disseminação do seu uso que não privilegiaram a qualificação docente para tal. Em seguida, defendemos a ideia de que a fragmentação do objeto e da razão está no cerne da identidade do polivalência do professor do referido nível de ensino, o que, não obstante, também se expressa nas políticas voltadas à sua formação, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na política nacional de livros didáticos, em sua produção e, consequentemente, na indicação desses últimos e sua utilização. Tais fatos demostram a necessidade de ruptura com a razão fragmentária nos mais variados âmbitos do ensino e instituições.

Palavras-chave: Formação docente. Razão fragmentária. Livro didático. Polivalência. Séries iniciais.

Downloads 16508  16508  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Impactos Socioambientais provocados pelas Ocupações Irregulares em Áreas de Interesse Ambiental GO Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FERREIRA, Daniela Figueiredo; SAMPAIO, Francisco Edison; SILVA, Reinaldo Vieira da Costa

O presente artigo trata do agravamento dos impactos socioambientais decorrentes de ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental na cidade. No trabalho procura-se entender a lógica de produção e apropriação do espaço urbano e sua relação com as ocupações irregulares, o estudo da legislação pertinente, os principais impactos gerados pela urbanização, e finalmente, tece-se considerações acerca do que poderia ser o meio ambiente urbano desejável. No estudo, partiu-se, inicialmente, de uma abordagem urbano-ambiental mais ampla, para em seguida focar a realidade de Goiânia.

Palavras-chave: Impacto ambiental. Urbanização. Ocupação irregular. Espaço. Periferia.

Downloads 16997  16997  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Goiás  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Lixo espacial e seus riscos para o meio ambiente e para a exploração espacial Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
RODRIGUES, José Sinésio

O presente artigo busca mostrar como o acúmulo de detritos de origem artificial no espaço próximo à Terra constitui um problema de ordem ambiental, ainda que raramente lembrado em discussões ecológicas. O primeiro problema representado por tais detritos é o fato de não serem eles controlados a partir da Terra, mas, ainda assim, manterem alta velocidade, da ordem de dezenas de milhares de quilômetros por hora, de modo que constituem sério risco à exploração e navegação espacial. Satélites podem deixar de funcionar ou mesmo ser destruídos ao serem atingidos por detritos em órbita, de modo que tarefas por eles habitualmente realizadas deixam de ser efetuadas. Voos espaciais tripulados também passam a sofrer sérios riscos. O segundo problema relaciona-se com a eventual queda de tais detritos, podendo os mesmos chegar à superfície terrestre, constituindo um perigo às áreas habitadas e, ocasionalmente, a causa de impactos ambientais localizados por conterem, muitas vezes, substâncias poluentes e/ou radioativas.

Palavras-Chave: Lixo espacial. Voos espaciais. Órbita terrestre. Meio ambiente.

Downloads 31096  31096  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEL - Universidade Estadual de Londrina  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A alfabetização cartográfica nas séries iniciais Popular Versão: 
Atualização:  27/10/2011
Descrição:
SANTOS, T. A. dos; BANDEIRA, S. M. de; LIMA, M. C.

A cartografia permite ler e interpretar o espaço próximo ou distante através de símbolos que se relacionam entre si, representando no papel um espaço reduzido, que fornece ao leitor informações que o ajudarão a se localizar no espaço e a compreender os diferentes espaços do mundo e suas dimensões. Esta temática deve ser trabalhada já nas séries iniciais do ensino fundamental, através de jogos e brincadeiras (MARTINELLI, 1998).

Palavras-chave: Cartografia. Espaço geográfico. Geografia. Alfabetização cartográfica.

Downloads 38038  38038  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPel  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Regionalização do Brasil segundo Roberto Lobato Corrêa Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SILVA, Simone Affonso da

A partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica do geógrafo Roberto Lobato Corrêa, especialmente dos textos relacionados diretamente à problemática da região e regionalização do Brasil, obteve-se a síntese de uma importante reflexão sobre os “conceitos” de região e organização espacial e a proposta de regionalização do espaço brasileiro dela decorrente, realizada em 1989. Esta difere da Divisão Regional do Brasil oficial tanto pela natureza dos critérios selecionados quanto pelo reagrupamento das unidades federativas.

Palavras-chave: Região. Organização espacial. Regionalização do Brasil. Três Brasis. Roberto Lobato Corrêa.

Downloads 73105  73105  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 (16)