Categoria: Geografia Artigos |
A percepção das imagens nos livros didáticos de Geografia |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOZO, Marcus Antonio
A arte de ensinar geografia aponta para os mais diversos caminhos, dentre eles, encontrar a cada dia que passa novas ferramentas que sustentem seus esforços. O objetivo desse trabalho foi buscar, dentre as possibilidades já existentes, mais uma alternativa para ser utilizada em sala de aula, tendo como ponto de partida à análise e percepção das imagens que o livro didático de Geografia apresenta e, a partir dela, desenvolver a construção do conhecimento. Esse trabalho desenvolveu-se metodologicamente em três partes: a primeira consistiu em dividir as imagens do livro didático em quatro categorias diferentes (física, humana, política e econômica). A segunda parte a consistiu na leitura e interpretação dessas imagens pelos alunos sem que esses tivessem acesso ao corpo textual que o livro propunha como acompanhamento de cada imagem e finalmente o confronto da leitura que os alunos fizeram das suas respectivas imagens com a proposta textual que o livro apresentava. A análise e a percepção das imagens demonstraram que em muitos casos, aquilo que o aluno lê, percebe ou interpreta, não condiz com o que o autor "gostaria" que fosse interpretado, revelando dessa forma algumas possibilidades para o professor de geografia explorar ainda mais esses recursos durante suas aulas.
Palavras-chave: Livro didático. Imagem. Percepção. Geografia.
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11364 0 bytes Seed http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br |
Categoria: Geografia Artigos |
O livro didático para as séries iniciais do ensino fundamental e formação no Brasil |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
KATUTA, Angela Massumi
No presente trabalho, resgatamos rapidamente o histórico do livro didático e fazemos uma breve caracterização das relações docentes nas séries iniciais com este recurso. Neste item, indicamos que, historicamente, o professor tem se sujeitado ao livro principalmente em função do tipo de educação que recebe e, também das políticas voltadas à disseminação do seu uso que não privilegiaram a qualificação docente para tal. Em seguida, defendemos a ideia de que a fragmentação do objeto e da razão está no cerne da identidade do polivalência do professor do referido nível de ensino, o que, não obstante, também se expressa nas políticas voltadas à sua formação, na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na política nacional de livros didáticos, em sua produção e, consequentemente, na indicação desses últimos e sua utilização. Tais fatos demostram a necessidade de ruptura com a razão fragmentária nos mais variados âmbitos do ensino e instituições.
Palavras-chave: Formação docente. Razão fragmentária. Livro didático. Polivalência. Séries iniciais.
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Categoria: Geografia Artigos |
Impactos Socioambientais provocados pelas Ocupações Irregulares em Áreas de Interesse Ambiental GO |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FERREIRA, Daniela Figueiredo; SAMPAIO, Francisco Edison; SILVA, Reinaldo Vieira da Costa
O presente artigo trata do agravamento dos impactos socioambientais decorrentes de ocupações irregulares em áreas de interesse ambiental na cidade. No trabalho procura-se entender a lógica de produção e apropriação do espaço urbano e sua relação com as ocupações irregulares, o estudo da legislação pertinente, os principais impactos gerados pela urbanização, e finalmente, tece-se considerações acerca do que poderia ser o meio ambiente urbano desejável. No estudo, partiu-se, inicialmente, de uma abordagem urbano-ambiental mais ampla, para em seguida focar a realidade de Goiânia.
Palavras-chave: Impacto ambiental. Urbanização. Ocupação irregular. Espaço. Periferia.
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17174 0 bytes PUC - Goiás |
Categoria: Geografia Artigos |
Lixo espacial e seus riscos para o meio ambiente e para a exploração espacial |
Versão: pdf Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
RODRIGUES, José Sinésio
O presente artigo busca mostrar como o acúmulo de detritos de origem artificial no espaço próximo à Terra constitui um problema de ordem ambiental, ainda que raramente lembrado em discussões ecológicas. O primeiro problema representado por tais detritos é o fato de não serem eles controlados a partir da Terra, mas, ainda assim, manterem alta velocidade, da ordem de dezenas de milhares de quilômetros por hora, de modo que constituem sério risco à exploração e navegação espacial. Satélites podem deixar de funcionar ou mesmo ser destruídos ao serem atingidos por detritos em órbita, de modo que tarefas por eles habitualmente realizadas deixam de ser efetuadas. Voos espaciais tripulados também passam a sofrer sérios riscos. O segundo problema relaciona-se com a eventual queda de tais detritos, podendo os mesmos chegar à superfície terrestre, constituindo um perigo às áreas habitadas e, ocasionalmente, a causa de impactos ambientais localizados por conterem, muitas vezes, substâncias poluentes e/ou radioativas.
Palavras-Chave: Lixo espacial. Voos espaciais. Órbita terrestre. Meio ambiente.
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32012 0 bytes UEL - Universidade Estadual de Londrina |
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