Categoria: Geografia Artigos |
A Análise Ambiental Legal de uma Bacia Hidrográfica com o Recurso Fotográfico: O caso do Rio Bacache |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
SAUER, Carlos Eduardo
O presente trabalho é uma pesquisa dos aspectos legais relacionados ao uso e ocupação do solo, utilizando como estudo de caso a sub-bacia do Rio Bacacheri, afluente do rio Atuba e pertencente à bacia do alto Iguaçu situada na região nordeste da cidade de Curitiba-PR. Analisando alguns fatores relacionados às condições atuais de uso e características físicas das áreas ocupadas pela bacia, esta pesquisa elucida as incongruências promovidas às margens da bacia, demonstrando incompatibilidades com a legislação nas esferas, federal, estadual e municipal. Esta problemática é decorrente do acelerado processo de urbanização. O incorreto uso do solo e consequente desrespeito a legislação, tem colocado em cheque o poder fiscalizador estatal, destacando visivelmente o interesse econômico, que predomina em detrimento a defesa ambiental. Para melhor entendimento dos fenômenos o trabalho foi subsidiado com acervo fotográfico, o qual além de apontar as temáticas ambientais, compara as condições atuais com parâmetros legais vigentes.
Palavras-chave: Legislação. Meio ambiente. Fotografia. Bacia hidrográfica. Mata ciliar.
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2678 0 bytes UFPR http://www.caminhosdegeografia.ig.ufu.br |
Categoria: Geografia Artigos |
Laboratório didático experimental de Geografia na Educação de Jovens e Adultos |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
BOTTON, Elis Angela; STURMER, Arthur Breno; SCHIAVONE, Eduardo
Compreender a prática pedagógica que vem sendo desenvolvida na disciplina de Geografia ministrada aos jovens e adultos requer o conhecimento mínimo da realidade do educando, além de participar diretamente com seu ambiente de ensino-aprendizagem na escola. Para tanto, foram levantadas informações sobre a vida do educando e realizadas observações do trabalho docente em sala de aula, levando em consideração todos os fatores que interferem ou contribuem para o processo educativo. Sabe-se que não basta levantar dado e informações sobre a realidade escolar sem propor algo diferente, desta forma foram elaborados um conjunto de atividades didático-experimentais voltadas ao ensino de jovens e adultos referente à Geografia do Rio Grande do Sul. Tais atividades compreendem o que denominamos, de palestras-aula e oficinas, que abordaram temas teóricos e práticos sobre a Geografia Gaúcha. Assim, a partir dos dados levantados, as atividades didático experimentais e da aplicação e avaliação das mesmas, verifica-se que os professores, juntamente com os demais membros da escola, devem semear a ideia da inovação. A inovação requer práticas pedagógicas que estimulem o educando, tornando-o reflexivo.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Geografia. Laboratório.
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Categoria: Geografia Artigos |
Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.
Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.
Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.
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Categoria: Geografia Artigos |
Globalização e mudanças na configuração espacial: da economia mundial: uma visão panorâmica das últi |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
GALVÃO, Olímpio J. de Arroxelas
Este artigo faz um exame dos macrocenários mundiais nas últimas décadas, apontando os principais problemas atuais, os riscos, desafios e oportunidades com que se defrontará o mundo ao longo dos próximos anos. O trabalho mostra que nas últimas décadas aumentou significativamente a distância entre os países ricos e pobres, mas o desempenho da economia mundial, do ponto de vista geográfico, ocorreu de forma extremamente desigual. Enquanto o Sul e o Leste da Ásia apresentaram desempenho extraordinariamente dinâmico, a maioria das demais regiões do mundo em desenvolvimento, e de modo particular a África Subsaariana, os países ex-comunistas da Europa e a América latina exibiram taxas medíocres ou mesmo negativas de crescimento de seus PIBs per capita. Com esse padrão de evolução, a economia mundial estaria passando por grandes mudanças na configuração espacial da produção, alterando o equilíbrio das forças econômicas globais e criando uma nova geografia do poder. Um contraponto com o Brasil é apresentado ao final do artigo.
Palavras-chave: Globalização e macrocenários mundiais. Brasil. China e Índia. Mudanças na geografia econômica mundial.
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Categoria: Geografia Artigos |
Os ecologistas sabem fazer política? |
Versão: Atualização: 7/5/2013 |
Descrição:
FARIA, Alexandre Agripa
O autor analisa o desenrolar da cena política no contexto da globalização econômica recente, advogando uma postura afirmativa dos ecologistas no modo de fazer política. Em ressaltando a capacidade destes de releitura das principais correntes ideológicas do pensamento ocidental, o autor propõe uma possível classificação para as políticas ecológicas em curso, baseada nesta releitura dos verdes. O autor sustenta, por fim, um dilema para os ecologistas, qual seja, uma aparente ausência de uma postura política mais clara e afirmativa, o que parece estar a merecer pela ausência também de uma centralidade de comando e regulação da parte do Estado no contexto da globalização econômica, para a qual os verdes parecem responder como figuras de coordenação técnica nos espaços nacionais, regionais e locais.
Palavras-chave: Globalização. Ambientalismo. Políticas ecológicas.
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Categoria: Geografia Artigos |
Popularização da taxonomia de solo: vocabulário mínimo e aspectos sócio-econômicos no contexto do en |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
DINIZ, Adriana Araújo; BATISTA, Rui Bezerra; SANTOS, Roseilton Fernandes dos
Este estudo objetivou construir uma proposta pedagógica com alunos de nível fundamental na comunidade de São Miguel, Esperança (PB). Procurou-se despertar o interesse dos estudantes para a importância do solo em suas vidas, bem como adequar a terminologia usada na pedologia à linguagem cotidiana dos alunos. Seguiu-se como método a abordagem paulofreireana na qual se considera que o contexto da escola extrapola o da sala de aula, devendo envolver o máximo de pessoas da comunidade. Assim, procurou-se levantar informações quanto à renda familiar, moradia, número de irmãos e irmãs, atividade principal do responsável pela família, etc. Deste levantamento, extraiu-se, também, o vocabulário mínimo, com palavras e expressões geradoras que sintetizam o universo de conhecimento em São Miguel. Os resultados denotaram a dureza do cotidiano e uma educação repressiva diante da indomabilidade dos filhos. Observou-se que elementos pedagógicos presentes no vocabulário mínimo podem facilitar a popularização do saber pedológico no ensino fundamental. O vocabulário mínimo promoveu uma melhor comunicação durante as aulas entre educadores e educandos, bem como permitiu a construção de conceitos para as ordens de solos mais representativas da região: Neossolos e Argissolos. A construção de monólitos de solos constituiu importante recurso auxiliar nas aulas expositivas e dialógicas, despertando nas crianças maior interesse para o tema solo e meio ambiente.
Palavras-chave: Pedologia. Linguagem. Taxonomia de solo.
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