Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental para uma sociedade sustentável: apropriando-se dos meios tecnológicos para intera Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MIODUSKI, K. A.; FRANCISCO, A. C.

O presente estudo busca melhorar o ambiente de aprendizado e oportunizar novas ferramentas para os professores e alunos, os quais buscam novos suportes educacionais como a internet, é neste processo que a construção das cartilhas virtuais como os blogs e sites gratuitos vêm preencher uma lacuna no aprendizado de sala de aula, propondo interagir igualmente nas tecnologias, objetivando a educação ambiental e a sustentabilidade. Desta forma a dinâmica entre os grupos (professores e alunos) ocorrerá em espaços não apenas materializados como a sala de aula e em alguns momentos pelas práticas ambientais, mas também no ambiente virtual. A internet é bem recebida pelos alunos e com o professor atuando e direcionando o conhecimento nestes espaços, a aproximação do real aprendizado fomentará a base de um conhecimento autônomo, expandindo-se para todos os usuários da internet os quais terão as mesmas oportunidades e acesso as estes materiais construídos pelos próprios professores.

Palavras Chave: Educação ambiental. Internet. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Aprendizagem.

Downloads 4051  4051  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Lugar do lixo é no lixo": estudo de assimilação da informação Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2008
Descrição:
TAVARES, Carla; FREIRE, Isa Maria

O presente estudo investiga a assimilação da informação "lugar do lixo é no lixo" por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e a atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos sólidos [lixo].

Palavras-chave: Assimilação da informação. Estudo de usuários. Informação ambiental. Lixo. Educação ambiental. Oficinas de reciclagem artesanal de papel.

Downloads 4077  4077  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de

Geografia da Fome revela a associação harmoniosa da capacidade de argumentar com a segurança científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fenômeno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribuições parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estruturação de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a correção de desequilíbrios regionais e a eliminação do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significação e consequências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinquentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.

Palavras-chave: Nutrição. Alimentação. Fome. Geografia.

Downloads 4860  4860  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 6.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A música como linguagem no espaço geográfico urbano Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
SCHROEDER, Hélio

O presente artigo é fruto do estudo sobre o uso da música como linguagem de ensino da Geografia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, em Guarapuava. Utilizando-se de diferentes atividades como entrevistas, trabalhos de campo, relatos e observação de lugares, bem como da linguagem poética das músicas, buscou-se refletir sobre a realidade vivida pelos alunos, articulando-a ao conhecimento geográfico. Assim, os alunos foram construindo o raciocínio geográfico para compreender a sua realidade. Após diversas leituras e análise, percebeu-se que a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia foi fundamental. Dentre elas, a música foi o recurso de apoio didático pedagógico muito enriquecedor, pois constitui expressões sonoras que podem contribuir na construção do saber de forma lúdica. Além do som, a letra pode contribuir para discussão de diferentes conceitos geográficos. Compreender como utilizar a música como instrumento de ensino para análise do espaço geográfico, especificamente, o espaço urbano, foi, portanto, o objetivo que conduziu e permitiu a realização deste trabalho.

Palavras-chave: Geografia. Espaço urbano. Música. Metodologia. Conhecimento geográfico.

Downloads 4903  4903  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem em Geografia por Adolescentes com Deficiência Visual em uma Escola Estadual Regular Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SGARABOTTO, Aline Lazzari ; DURANTI, Raquel Rosa Tura

O artigo apresenta a realidade observada numa escola com alunos deficientes visuais. As leis que promovem a inclusão escolar permitiram um melhor desenvolvimento dos incluídos em uma escola regular, com outras crianças ditas “normais”. Um bom trabalho de integração consiste em criar situações de ensino-aprendizagem estruturadas para favorecer a vivência de experiências significativas, fortalecendo a autoestima e ensinando o aluno a lidar com seus próprios limites e frustrações. Para que os deficientes visuais possam compreender melhor os conceitos e interagir com o mundo, os educadores devem buscar recursos que permitam a esses alunos aprender através do toque, cheiro ou som, pois os deficientes visuais desenvolvem uma sensibilidade acima do normal para o tato, a audição e o olfato.

Palavras-chave: Geografia. Aprendizagem. Deficientes visuais. Inclusão escolar. Braille.

Downloads 6239  6239  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma AGB - Porto Alegre  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Representação da paisagem por alunos de um 7ª Série do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento; OBARA, Ana Tiyomi; KIOURANIS, Neide Maria Michellan; PEZZATO, Pedro Pezzato.

Foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental de alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental, nas aulas de Geografia, de uma escola pública do município de Maringá (PR). O objetivo do estudo foi identificar as representações e as percepções dos alunos sobre o termo “paisagem”, em relação às paisagens topofílicas e topofóbicas da escola e do bairro. Primeiramente, foi solicitado aos alunos que fizessem uma produção de texto e desenhassem o que consideravam ser uma “paisagem”. Em seguida, foi realizada a brincadeira da câmera fotográfica, em que cada dupla de alunos foi orientada a desenhar uma paisagem bonita e uma paisagem feia. Observamos que a maioria dos alunos associa o termo “paisagem” com a natureza. Observamos, ainda que, para grande parte dos alunos, a paisagem bonita está relacionada à natureza conservada, e a paisagem feia, à natureza degradada e aos elementos do ambiente construído.

Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.

Downloads 7269  7269  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uem.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!As correntes marinhas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ALEXANDRE, José Alberto Afonso

O presente trabalho tem como objetivo o estudo simplificado das correntes marinhas. Neste sentido, estudar-se-ão não só as causas que estão na sua origem, mas também as suas consequências, quer ao nível do clima, como também o seu papel na navegação marítima, favorecendo ou desfavorecendo as rotas dos navios, e ainda o seu importante papel na localização das zonas piscatórias, renovando as águas e alimentando-as. Faz-se, ainda, uma breve alusão à circulação geral dos oceanos e à Corrente do Golfo. Esta corrente, além de nos afetar diretamente, é a mais bem conhecida de todas, pois é dotada de grande velocidade, tem um fluxo mais ou menos constante e permanente, e graças à sua influência, os contrastes climáticos são nítidos entre as regiões por onde passa e aquelas que estão fora do seu domínio.

Palavras-chave: Correntes marítimas. Água. Ventos. Salinidade. Temperatura. Clima.

Downloads 7562  7562  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://br.monografias.com/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Nas trilhas do "Grande Sertão: Veredas": interpretando seus espaços e lugares Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
GUIMARÃES, Solange T. de Lima

Neste texto, sob o enfoque da Geografia Humanística, buscamos na Literatura Regional os recursos para um estudo sobre percepção e interpretação ambiental, enfocando as experiências ambientais concernentes à construção do sentido de espaço e lugar no romance de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”. Ao considerarmos as andanças do personagem Riobaldo pelas trilhas desta paisagem, conseguimos identificar interfaces da construção e da dimensão geossimbólica pertinentes às diferentes realidades ambientais encontradas no estado de Minas Gerais, Brasil.

Palavras-chave: Geografia. Literatura regional. Percepção. Interpretação ambiental. Espaço. Lugar.

Downloads 7651  7651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.olam.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Uma Viagem Virtual pelos Biomas Brasileiros Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
DI MAIO, Angelica C.; FRANCISCO,Cristiane N.; PINTO, Cláudia Andréa L.; NUNES, Eusébio A.; CARVALHO,Marcus V. A. de

Este trabalho gerou produtos em meio digital que visam dinamizar o ensino da Geografia através do emprego de tecnologias da informação e comunicação, incentivar a utilização dos laboratórios de informática nas escolas de Ensino Básico, divulgar a importância do uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na educação e promover o conhecimento dos diferentes biomas do Brasil. O trabalho desenvolveu atividades sobre os biomas brasileiros em um CD-ROM, divididas em seis módulos, cada um correspondendo a um bioma brasileiro Na primeira etapa, o estudante localiza os biomas no território brasileiro por regiões e estados. A segunda etapa relaciona os biomas aos tipos de clima e às bacias hidrográficas. Na terceira etapa realiza atividades de Cartografia, de orientação espacial e cálculos de distância e área. Essas etapas são realizadas no Sistema de Informação Geográfica (SIG) EduSPRING, elaborado especialmente para ser usado na educação, adaptado do SIG SPRING 5.0 do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No CD-ROM estão incluídos o EduSPRING, os bancos de dados, o caderno de exercícios e o manual das atividades. O banco de dados é constituído por imagens e mapas temáticos, representando os biomas, as bacias hidrográficas, os tipos climáticos e as regiões brasileiras, além dos limites dos estados, as capitais, os principais rios, os parques nacionais e estaduais e as reservas indígenas Este trabalho faz parte do Projeto GEOIDEA (Geotecnologia como instrumento da Inclusão Digital e Educação Ambiental), que também prevê a realização de um curso para professores das redes municipal e estadual, visando à capacitação para utilização desse material com seus alunos. Através dos temas abordados - desmatamento, queimadas, expansão urbana, atividades econômicas, uso indevido do solo, delimitação de parques e áreas indígenas, procurou-se promover o uso das novas tecnologias no ensino da Geografia, levando à reflexão da situação atual de cada bioma estudado. Outra contribuição importante é a disseminação do uso SIG como uma ferramenta eficaz no ensino da Geografia.

Palavras-chave: Geografia. Ensino. SIG. Biomas. Brasil. Spring. Inpe. Imagens. Mapas temáticos.

Downloads 7734  7734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A utilização e interpretação de mapas temáticos no ensino de Geografia como forma de compreender a r Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
MOREIRA, Paulo Fabricio

Muita gente enfrenta dificuldades para chegar a um lugar desconhecido utilizando um mapa. São conhecimentos básicos que precisam ser adquiridos em um processo de alfabetização, através da linguagem cartográfica. Aprender a ler e a utilizar um mapa ou uma representação do espaço é elemento fundamental para a formação de um cidadão independente e consciente.

Palavras-chave: Mapa. Linguagem cartográfica. Representação. Escala.

Downloads 11220  11220  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.webartigos.com
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 (15) 16 »