Categoria: Geografia Artigos |
Recurso demográfico, urbanização e desenvolvimento |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MATOS, Ralfo; FILHO, Antônio Dornas de Lima
O conceito de Recurso Demográfico fundamenta esta análise, que tem como pano de fundo o processo histórico e ascircunstâncias que levaram ao surgimento e crescimento das aglomerações urbanas. A partir do surgimento das primeiras civilizações, evidencia-se a importância da instância “recurso demográfico” para o aparelhamento e institucionalização do Estado em seus primórdios. Durante a Idade Média, há um processo crescente de tensão no âmbito das disputas de poder e da busca de um equilíbrio social. No século XVIII, essa complexidade galga uma nova e, para alguns, definitiva era, tendo como corolário a ordem global atual. O esforço de entendimento desse processo evidencia diversos desafios conceituais, entre os quais deve-se ressaltar o de caracterizar a denominada cidade global – espaço privilegiado onde o capital e a informação apresentam uma mobilidade que descaracteriza os tradicionais conceitos de fronteira. Enfim, a proposta aqui alicerçada busca constituir uma análise pela qual o processo histórico possa se aproximar de um ideal de totalidade, e, como conseqüência, possa oferecer melhor compreensão do momento histórico atual.
Palavras-chave: Demografia. Desenvolvimento. Cidades. Espaço geográfico. Região.
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Categoria: Geografia Artigos |
Representação da paisagem por alunos de um 7ª Série do Ensino Fundamental |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento; OBARA, Ana Tiyomi; KIOURANIS, Neide Maria Michellan; PEZZATO, Pedro Pezzato.
Foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental de alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental, nas aulas de Geografia, de uma escola pública do município de Maringá (PR). O objetivo do estudo foi identificar as representações e as percepções dos alunos sobre o termo “paisagem”, em relação às paisagens topofílicas e topofóbicas da escola e do bairro. Primeiramente, foi solicitado aos alunos que fizessem uma produção de texto e desenhassem o que consideravam ser uma “paisagem”. Em seguida, foi realizada a brincadeira da câmera fotográfica, em que cada dupla de alunos foi orientada a desenhar uma paisagem bonita e uma paisagem feia. Observamos que a maioria dos alunos associa o termo “paisagem” com a natureza. Observamos, ainda que, para grande parte dos alunos, a paisagem bonita está relacionada à natureza conservada, e a paisagem feia, à natureza degradada e aos elementos do ambiente construído.
Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.
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Categoria: Geografia Artigos |
Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.
Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.
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