Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A inserção de geotecnologias na escola por meio de jogo educativo Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CRISCUOLO, Cristina; BACCI, Denise de La Corte; FURTADO, André Luiz dos Santos; RODRIGUES, Cristina Aparecida Gonçalves; SILVA, Shirley Soares da; DOURADO, Luciane

O uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino é considerado uma demanda dos programas oficiais de educação no Brasil. A inclusão de recursos tecnológicos nas atividades pedagógicas ainda é acompanhada de mitos, que se originam pelo caráter recente de sua presença na sociedade e como consequência, ainda não são todos que aprenderam a lidar com suas potencialidades e limitações. Geotecnologias são ferramentas úteis de apoio à pesquisa para produzir informação com referência espacial (mapas, gráficos, tabelas, etc.), baseadas no uso de produtos de sensoriamento remoto e programas computacionais. Diante do potencial interdisciplinar que as imagens de sensoriamento remoto desempenham na execução de projetos em educação ambiental, constata-se que são pouco exploradas e equivocadamente mitificadas. Os satélites artificiais e seus produtos encontram-se mais próximos do cotidiano das pessoas do que se imagina e quando presentes nas discussões em sala de aula podem levar o mundo real para o seu interior; permitem a observação direta dos fenômenos analisados, os quais podem ser trabalhados tanto em escalas locais, quanto regionais ou planetárias. Nesse artigo é apresentada uma proposta metodológica de intervenção na abordagem introdutória dos conceitos de paisagem e lugar, a partir do uso de imagens de satélites. A metodologia desenvolvida foi aplicada a cerca de 300 alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Trata-se do jogo da memória denominado “Outros Olhares de Campinas”, elaborado pela Embrapa Monitoramento por Satélite com apoio do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo em parceria com a Escola Estadual Regina Coutinho Nogueira, localizada no município de Campinas/SP.

Palavras-chave: Geografia. Geotecnologias. Sensoriamento remoto. Paisagem. Lugar. Imagens de satélite.

Downloads 1603  1603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cori.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A Geografia Cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico - metodológicas e pedagógicas Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CORREIA, Marcos A.

O artigo reflete sobre mudanças no projeto da sociedade moderna e perspectivas renovadoras dos saberes dentre eles as possibilidades da geografia cultural (III Milênio) assentadas na percepção e representação associada ao subjetivismo e intersubjetivismo da disciplina de Geografia. Para tanto, aponta algumas questões metodológicas e pedagógicas da Geografia cultural atual, buscando fundamentos fenomenológicos e das representações sociais, para a elaboração de um saber mais humano, transposto a um fazer pedagógico no interior da geografia escolar, o qual poderá contribuir ao projeto da sociedade como um todo. Para isso, volta-se à visão fenomenológica husserliana e merleau-pontyana, assim como a teoria das representações sociais moscoviciana. Essas vêm de encontro a uma geografia humanista, a ser constituída e desenvolvida em ambientes acadêmico e didático-pedagógico da ciência geográfica.

Palavras-Chave: Geografia cultural humanista. Metodologia de ensino. Percepção-Representação. Fenomenologia.

Downloads 1637  1637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site http://cecemca.rc.unesp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Literatura de explorações e aventuras: as "viagens extraordinárias" de Júlio Verne Popular Versão: pdf
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
AMORIM FILHO, Oswaldo Bueno

O forte desenvolvimento dos estudos humanistas-culturais, na geografia mundial, nas últimas décadas facilitou um novo florescimento de uma antiga colaboração entre geografia e literatura. O presente ensaio introdutório busca resgatar uma das manifestações literárias mais próximas da geografia, ou seja, a "literatura de viagens, explorações e aventuras". Esta literatura teve seu apogeu na Europa do século XIX, especialmente na Alemanha, no Reino Unido e na França. Neste último país, o escritor Júlio Verne é o melhor exemplo deste tipo de literatura, com sua extensa coleção das "Voyages extraordinaires". Uma análise das ligações desta coleção literária com a geografia é o principal objetivo do presente ensaio.

Palavras-chave: Geografia humanista-cultural. Literatura de viagens e aventuras. Júlio Verne.

Downloads 1651  1651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC - Minas  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Contribuição das geotecnologias nos estudos escolares: Comunidade de Vila Aparecida, Bacia Hidrográf Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
COCHEV, Jakeline Santos ; CASARIN, Rosália

A pesquisa foi desenvolvida com alunos da Escola Municipal Buritis, em Vila Aparecida, localizada na Bacia Hidrográfica do Córrego Cachoeirinha, que pertence à Bacia Hidrográfica do Paraguai/Jauquara (BHPJ), sudoeste de Mato Grosso. A pesquisa se constitui em uma metodologia de ensino-aprendizagem, teve como objetivo demonstrar a contribuição das geotecnologias no ensino Fundamental e Médio através de materiais cartográficos em meio analógico e digital. Foram elaborados mapas e cartas-imagem nos SIGs SPRING e ArcGis, e submetidos aos alunos de 5a a 8a séries para identificar elementos espaciais enquanto eram expostos conteúdos de organização espacial, propostos no plano pedagógico da escola. A prática pedagógica evidenciou boa perspectiva para o ensino-aprendizagem da organização espacial e da interrelação do local, o regional e o global. Ressalva-se que a falta de preparo dos usuários daquela comunidade, de manuseio de materiais cartográficos dificultaram o desempenho proposto. Embora, atualmente, as geotecnologias se constituem em ferramentas elementares para o ensino de Geografia, ainda há amplos empecilhos a serem transpostos.

Palavras-chaves: Geotecnologias. Geografia. Ensino. Cartas-imagem. Mapas temáticos. Bacia hidrográfica. Google Earth.

Downloads 1653  1653  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www2.unemat.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O Banco imobiliário, um jogo geográfico Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
O Banco Imobiliário é um jogo mundialmente conhecido, com múltiplas versões nacionais, que constituem um bom indicador das grandes áreas de influência geopolítica. O Monopoly francês usa um tabuleiro que representa as ruas de Paris em 1935. Esta geografia imobiliária dos anos 30 continua atual? Os autores propõem um novo quadro do jogo parisiense, mais fiel à hierarquia imobiliária e social de hoje que a versão clássica e que as versões recentemente comercializadas.

Palavras- chave: Banco imobiliário. Jogo. Geografia. Urbanização. Ruas. Especulação imobiliária.

Downloads 1681  1681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://confins.revues.org
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Intersecções entre o ambiente e a realidade técnica: contribuições do pensamento de G. Simondon Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
ANDRADE, Thales de

Esse artigo trata da relação entre técnica e ambiente. De acordo com o pensamento ambientalista, o desenvolvimento técnico é a principal causa de diversos dos problemas ecológicos da era industrial. Aqui é desenvolvida uma discussão sobre as contribuições teóricas de Gilbert Simondon, autor francês que construiu uma filosofia das técnicas ampla o suficiente para articular as preocupações técnicas e ambientais.

Palavras-chave: Técnica. Ambiente. Simondon.

Downloads 1770  1770  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os desafios regionais da mesorregião geográfica oeste do Paraná Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
NASCIMENTO, Wagner Cipriano; SCHROEDER, Carla Andrea

A abordagem trazida por este estudo se refere à divisão do território paranaense, estabelecida pela dinâmica das mesorregiões geográficas, com a análise da mesorregião Oeste do Paraná. Esta mesorregião se subdivide em três microrregiões: Microrregião de Toledo, Microrregião de Cascavel e Microrregião de Foz do Iguaçu. O trabalho destaca, principalmente, as microrregiões de Toledo e Foz do Iguaçu, e os impactos provocados pela Itaipu nestas microrregiões. Indica a nova configuração da região da Costa Oeste, por meio de um rearranjo econômico e político, consequência da construção da hidrelétrica. Aborda também a questão do pagamento dos royalties, o desenvolvimento da região e o papel das entidades regionais. O objetivo é indicar quais são os desafios regionais e locais desta mesorregião frente aos processos recentes, de forma isolada ou integrada, correlacionando dados comparativos para expressar as dinâmicas desta região. A metodologia utilizada é a descrição, explicação e análise geográfica, por meio do uso de dados quantitativos para subsidiar as análises qualitativas.

Palavras-Chave: Costa Oeste. Itaipu. Mesorregião Oeste. Microrregiões. Território. Paraná. Foz do Iguaçu. Toledo. Cascavel.

Downloads 1799  1799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A cartografia de processos de escrita uma experiência com metodologia da sensibilidade Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale

Este trabalho retoma pressupostos do que eu venho chamando e A Metodologia da Sensibilidade. Parte, então, do reconhecimento da implicação do sujeito na pesquisa e defende uma captação mais sensível, complexa, sistêmica. Além disso, apresenta aspectos da Metodologia na (e da) Pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo, sobre Osprocessos de escrita do jovem adulto como expressão da subjetividade e da comunicação contemporâneas.

Palavras-chave: Metodologia. Cartografia. Sensibilidade.

Downloads 1858  1858  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.usp.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Os benefícios das atividades lúdicas na sala de aula de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
MONIZ, Adilza; BRAGA, Maria Cleonice B.

Foi durante o desenvolvimento do Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia que se levantou vários questionamentos sobre a importância das atividades lúdicas para a sala de aula no terceiro ciclo do Ensino Fundamental. Entendendo a sala de aula como uma espécie de laboratório que oferece condições para que os futuros professores possam, através de diferentes experiências, perceber que essa é formada por seres sociais, diferentes e que o processo de ensino aprendizado ocorre de formas variadas. Sendo assim, diversos problemas deverão aparecer, entre eles estão: a indisciplina, a dificuldade na aprendizagem, o desinteresse, o isolamento, entre outros. Daí a importância do Estágio Supervisionado, que, segundo Godoi e Saiki (2007, p. 29), “tem um papel fundamental na formação do futuro professor. Essa foi uma possibilidade visualizada, naquele momento, como mecanismo para tentar superar a desmotivação dos alunos pelas aulas da disciplina. Em outras palavras, as atividades lúdicas foram utilizadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos conteúdos geográficos e, ao mesmo tempo, melhorar a convivência e o comportamento dos alunos em sala de aula.

Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Ensino. Conteúdos Geográficos.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEFS  Site http://www.uefs.br
Avaliação: 8.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre o Ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARQUES, Valéria

O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, analisando como foram construídas as formas de pensar e de fazer o ensino de Geografia nessas séries. Partindo da análise da inserção oficial no currículo, perpassando pelo Estudos Sociais e a Educação Moral e Cívica e os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Palavras-chave: Ensino Geografia. Séries iniciais. Parâmetros Curriculares Nacionais. Estudos Sociais.

Downloads 1958  1958  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unesp  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 »