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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcello

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Ensino pelo mapa.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MARTINELLI, Marcelo

A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.

Palavras-chave: Atlas geográfico. Mapas. Escala. Localização. Ensino.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira

O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.

Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trajetórias Iniciais: memória das sociedades indígenas no twitter Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MONARCHA, Hellen Maria Alonso

Este artigo apresenta e analisa as relações de poder em que estão envolvidas as trajetórias iniciais dos discursos que estão colocados em circulação no twitter a respeito das sociedades indígenas.

Palavras-chave: Sociedades Indígenas. Twitter. Discursos circulantes. Blogs. Cultura.

Downloads 785  785  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPE  Site http://www.ufpe.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no es Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
JUSTEN, Liana Márcia

A importância do registro de experiências de formação de educadores ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais, promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca de soluções inclusivas para as questões ambientais - princípios básicos da EA.

Palavras-chave: Formação docente. Política pública. Educação Ambiental. Equipes interinstitucionais.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho de Campo como recurso didático no Ensino de Geografia Física Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
CARVALHO, Breylla Campos; SANTOS, André Henrique Bezerra dos; OLIVEIRA, Déborah

Este trabalho se propõe a analisar criticamente a importância do trabalho de campo no ensino de Geografia Física nas escolas e universidades.

Palavras-chave: Aula de Campo. Ensino. Geografia. Relevo. Geomorfologia. Solo. Meio ambiente.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Síntese e complexidade no Pensamento Geográfico Popular Versão: pdf
Atualização:  30/4/2012
Descrição:
ABRAHAO, Cinthia Maria de Sena

Neste artigo tratamos dos marcos da Geografia Moderna através da reflexão sobre os elementos que caracterizaram a influência do romantismo alemão. Para tanto, destacamos a herança humboltiana e de alguns de seus seguidores, que estiveram em expedições pela América ao longo do século XIX. Através da obra destes cientistas é possível perceber o esforço de interconectar formas de compreensão da realidade que foram consideradas incompatíveis pela ciência moderna, a racional e a artística. Contemporaneamente percebe-se um percurso da Geografia em busca de uma nova matriz científica, que dê suporte à complexidade dos fenômenos. Neste contexto, confirma-se e revitaliza-se a necessidade de refletir sobre as contribuições dos naturalistas viajantes do século XIX.

Palavras-chave : Geografia. Complexidade. Viajantes-naturalistas.

Downloads 511  511  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site 
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Síntese cronológica da cartografia no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
Rosely Sampaio Archela

A síntese cronológica da cartografia no Brasil dos tempos coloniais até início do século atual, pontua os principais fatos e instituições mais representativas em cada momento histórico. Considera as principais etapas do mapeamento do território brasileiro e os eventos que contribuíram para que a cartografia alcançasse o status que possui na contemporaneidade. Seu objetivo é contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento da Cartografia no Brasil.

Palavras-chave: Cartografia. Recobrimento cartográfico. IBGE. Inpe.

Downloads 1705  1705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uel.br/revistas/
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!SIG na educação: uma busca por relações educacionais de base rizomática Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
JESUS, J. A.

Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um Sistemas de Informações Geográficas para uso educacional. Dessa forma, objetiva contribuir tanto para a disseminação dos SIG’s na educação, bem como, ampliar discussões em torno da importância de uma educação de base rizomática na contemporaneidade.

Palavras-chave: Sistemas de informações geográficas. Educação. Novas tecnologias. Google Earth. Geografia.

Downloads 815  815  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cpatc.embrapa.br
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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de

O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.

Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.

Downloads 773  773  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.ich.pucminas.br
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