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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CAZETTA, Valéria

Na última década, as recomendações curriculares de História e Geografia para o Ensino Fundamental incentivaram a produção de atlas municipais, uma vez que permitem incluir num só volume mapas, textos, fotografias, gráficos, entre outras fontes de informação, a respeito do espaço local. Este artigo apresenta uma experiência em que a produção de atlas municipais se tornou projeto de pesquisa colaborativa entre pesquisadores da universidade e professores de Geografia, História e Ciências de três municípios. Problemas como recorte curricular, linguagem cartográfica e formação de professores consistem nos pontos principais da pesquisa, a qual traz uma contribuição significativa para a constituição de uma linha de pesquisa que vem sendo chamada de cartografia escolar.

Palavras-chave: Fotografias aéreas verticais. Aprendizagem escolar. Cartografia escolar.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Donald Pierson e a escola sociológica de Chicago no Brasil: os estudos urbanos na cidade de São Paul Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
MENDOZA, Edgar S. G.

O artigo, em termos amplos, trata da influência de Donald Pierson, formado na Escola Sociológica de Chicago, que teve maior repercussão na pesquisa urbana no Brasil, nos anos 30 e 50, tanto na Sociologia quanto na Antropologia, na cidade de São Paulo. A pesquisa urbana no Brasil tanto sociológica, quanto antropológica, teve referenciais teóricos que deixaram sua marcas nos trabalhos da época. No meu argumento, se pensarmos nos campos científicos da Antropologia e da Sociologia Urbana no Brasil, uma das tendências teóricas em um momento histórico e teórico foi a Escola Sociológica de Chicago. Um resgate de pesquisas precursoras de estudos urbanos na cidade de São Paulo poderiam comprovar a influência da Escola de Chicago. Apesar de serem pesquisas isoladas, enfatizaram fortemente questões propriamente urbanas. Seria arriscado defini-las nesta época como uma Sociologia Urbana propriamente dita, em São Paulo. O motivo de trazê-las é demonstrar que realmente foram um antecedente dos estudos urbanos no Brasil, entre 1935-1950. Assim, posso dizer que a Sociologia da Escola de Chicago teve influência em três campos no Brasil: a) relações raciais (negros, brancos e imigrantes), b) estudos de comunidade (pequenas cidades rurais) e c) estudos na cidade (principalmente São Paulo). Portanto, estou pensando a cidade de São Paulo como um cenário em termos gerais, como uma agenda de pesquisa institucional nos anos 35-50. Entre as poucas e modestas pesquisas de Sociologia na cidade de São Paulo, tomada como objeto de estudo, foi feita uma etnografia na cidade ou uma etnografia urbana diferente dos clássicos estudos de comunidades em pequenas cidades rurais. Temos inicialmente oito trabalhos que foram publicados, principalmente, como artigos em revistas, sendo o objeto de pesquisa alguns bairros da cidade ou em outras cidades. O ponto central do artigo está na ampla bibliografia que foi encontrada, e apresentada no final do texto sobre a influência da Escola de Chicago e sua repercussão no Brasil.

Palavras-chave: Donald Pierson. Escola Sociológica de Chicago. Sociologia urbana. Estudos urbanos na cidade de São Paulo. Etnografia urbana.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro; BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar tanto no corpo docente, quanto no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do Ensino Fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades, os estudantes responderam a testes antes e depois do processo educativo que mediram mudanças obtidas com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-da-cara-roxa e de seu ambiente. Os resultados indicaram que a utilização do exemplo de uma espécie, ameaçada de extinção e que ocorre próximo às comunidades envolvidas no processo de conservação, serviu de base para a associação do tema específico para com uma realidade ambiental mais ampla e contextualizada localmente.

Palavras-chave: Conservação da natureza. Espécie-bandeira. Paranaguá e Guaraqueçaba.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educaç Popular Versão: 
Atualização:  7/5/2013
Descrição:
ELALI, Gleice Azambuja

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação infantil. Ambiente escolar. Natureza. Relações criança-ambiente. Psicologia ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
GUIMARÃES, Mauro; VASCONCELOS, Maria das Mercês N.

A partir dos resultados parciais de uma pesquisa que procura investigar um curso de formação de professores para a atuação na educação não formal, desenvolveu-se uma reflexão sobre os limites de uma formação tradicional. Isso, para se pensar em uma proposta de formação que privilegie uma abordagem relacional, buscando a complementaridade dos espaços formais e não formais de Educação como forma de potencializar uma abordagem crítica de Educação Ambiental.

Palavras-chave: Educação formal e não formal. Educação ambiental. Ensino de Ciências.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Trajetórias de um grupo interinstitucional em um programa de formação de educadores ambientais no es Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
JUSTEN, Liana Márcia

A importância do registro de experiências de formação de educadores ambientais motivou a realização desta pesquisa sobre a trajetória de atuação de um grupo de professores e técnicos ambientais, em um programa desenvolvido no Estado do Paraná (1997-2002). A integração de propostas governamentais de Educação Ambiental (EA), desenvolvidas nas redes públicas de ensino e comunidades, visava a implementação dos programas ambientais coordenados pelo governo do estado, em parceria com os municípios, nas gestões 1995/1998 e 1999/2002. Para efetivar ações conjuntas entre as Secretarias de Estado de Educação e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, foram criadas equipes interinstitucionais de EA compostas por professores e técnicos ambientais. A partir das percepções dos dois grupos de participantes do processo sobre suas interações afetivas e profissionais, diferenças conceituais e efetividade do programa, procuraram-se sistematizar aspectos relevantes desse singular processo de formação de educadores ambientais, promovido na esfera política e administrativa governamental, reconhecendo indicativos básicos para a atuação de equipes interinstitucionais e subsidiando a reflexão sobre processos formativos em EA. A atuação conjunta de professores e técnicos ambientais consistiu em uma experiência no terreno da diversidade, possibilitando-lhes o reconhecimento da outridade, o exercício do diálogo entre saberes e fazeres, a convivência com o dissenso e a busca de soluções inclusivas para as questões ambientais - princípios básicos da EA.

Palavras-chave: Formação docente. Política pública. Educação Ambiental. Equipes interinstitucionais.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Fundamentos epistemo-metodológicos da educação ambiental Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato

As relações sociedade-natureza são contextualizadas a partir das analogias orgânica e mecânica ao foco de uma epistemologia ambiental, frente à crise civilizatória no mundo ocidental; nessa linha, o paradigma da complexidade fundamenta a superação das ambiguidades do desenvolvimento sustentável em prol de uma apropriada sustentabilidade socioambiental e, pois, possibilitando práticas de Educação Ambiental criticamente orientadas por uma nova pedagogia do conhecimento, com implicação de novos saberes e construção de novas relações entre pessoas, sociedade e o meio natural, sob uma Ética da Responsabilidade.

Palavras-chave: Relações sociedade-natureza. Epistemologia ambiental. Educação ambiental.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Regionalização do Brasil segundo Roberto Lobato Corrêa Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SILVA, Simone Affonso da

A partir de uma revisão bibliográfica da produção acadêmica do geógrafo Roberto Lobato Corrêa, especialmente dos textos relacionados diretamente à problemática da região e regionalização do Brasil, obteve-se a síntese de uma importante reflexão sobre os “conceitos” de região e organização espacial e a proposta de regionalização do espaço brasileiro dela decorrente, realizada em 1989. Esta difere da Divisão Regional do Brasil oficial tanto pela natureza dos critérios selecionados quanto pelo reagrupamento das unidades federativas.

Palavras-chave: Região. Organização espacial. Regionalização do Brasil. Três Brasis. Roberto Lobato Corrêa.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Colonização e integração kaingang na sociedade paranaense Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
STOCKMANN, Jaime

O trabalho trata da historiografia clássica do índio Kaingang e de fontes históricas como os Relatórios dos Presidentes da Província do Paraná. A política indigenista dos aldeamentos na Província tinha como ponto básico a limpeza de territórios destinados à ocupação de colonizadores; a catequização foi utilizada como método de atração e integração Kaingang na sociedade paranaense; mas a catequese nunca teve uma política bem definida pelo Estado. A política provincial via no índio sua utilização para suprir a mão de obra tão escassa para o desenvolvimento da produção na Província; os índios demonstraram serem exímios no corte de machado para a abertura de estradas. A resistência do Kaingang em contrapor-se aos avanços do colonizador sobre seus territórios demonstrou, no período em que ocorreu a colonização, ser o índio um sujeito na construção de sua história e não um espectador dos acontecimentos no Paraná Provincial.

Palavras-chave: Kaingang. História. Política indígena. Paraná.

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Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset

O autor aborda a capacidade humana de realizar inúmeras atividades e ações que possuem várias dimensões pedagógicas, destacando a importância da Geografia ser auxiliada pela arte de fotografar, nos indicando maneiras pelas quais podemos olhar a paisagem e levar o aluno a desbravar o mundo além da sala de aula. Nessa atividade vários aspectos são abordados sendo destacados um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, pelo qual os indivíduos a partir de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo.

Palavras-chave: Geografia. Fotografia. Percepção. Experiências. Sociais. Cognição.

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