Educadores

Ínicio : Geografia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Representação da paisagem por alunos de um 7ª Série do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MANSANO, Cleres do Nascimento; OBARA, Ana Tiyomi; KIOURANIS, Neide Maria Michellan; PEZZATO, Pedro Pezzato.

Foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental de alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental, nas aulas de Geografia, de uma escola pública do município de Maringá (PR). O objetivo do estudo foi identificar as representações e as percepções dos alunos sobre o termo “paisagem”, em relação às paisagens topofílicas e topofóbicas da escola e do bairro. Primeiramente, foi solicitado aos alunos que fizessem uma produção de texto e desenhassem o que consideravam ser uma “paisagem”. Em seguida, foi realizada a brincadeira da câmera fotográfica, em que cada dupla de alunos foi orientada a desenhar uma paisagem bonita e uma paisagem feia. Observamos que a maioria dos alunos associa o termo “paisagem” com a natureza. Observamos, ainda que, para grande parte dos alunos, a paisagem bonita está relacionada à natureza conservada, e a paisagem feia, à natureza degradada e aos elementos do ambiente construído.

Palavras-chave: Bairro. Escola. Percepção ambiental. Paisagem. Representação.

Downloads 7161  7161  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.uem.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Aprendizagem em Geografia por Adolescentes com Deficiência Visual em uma Escola Estadual Regular Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
SGARABOTTO, Aline Lazzari ; DURANTI, Raquel Rosa Tura

O artigo apresenta a realidade observada numa escola com alunos deficientes visuais. As leis que promovem a inclusão escolar permitiram um melhor desenvolvimento dos incluídos em uma escola regular, com outras crianças ditas “normais”. Um bom trabalho de integração consiste em criar situações de ensino-aprendizagem estruturadas para favorecer a vivência de experiências significativas, fortalecendo a autoestima e ensinando o aluno a lidar com seus próprios limites e frustrações. Para que os deficientes visuais possam compreender melhor os conceitos e interagir com o mundo, os educadores devem buscar recursos que permitam a esses alunos aprender através do toque, cheiro ou som, pois os deficientes visuais desenvolvem uma sensibilidade acima do normal para o tato, a audição e o olfato.

Palavras-chave: Geografia. Aprendizagem. Deficientes visuais. Inclusão escolar. Braille.

Downloads 6102  6102  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma AGB - Porto Alegre  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A música como linguagem no espaço geográfico urbano Popular Versão: 
Atualização:  2/5/2013
Descrição:
SCHROEDER, Hélio

O presente artigo é fruto do estudo sobre o uso da música como linguagem de ensino da Geografia. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, em Guarapuava. Utilizando-se de diferentes atividades como entrevistas, trabalhos de campo, relatos e observação de lugares, bem como da linguagem poética das músicas, buscou-se refletir sobre a realidade vivida pelos alunos, articulando-a ao conhecimento geográfico. Assim, os alunos foram construindo o raciocínio geográfico para compreender a sua realidade. Após diversas leituras e análise, percebeu-se que a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de Geografia foi fundamental. Dentre elas, a música foi o recurso de apoio didático pedagógico muito enriquecedor, pois constitui expressões sonoras que podem contribuir na construção do saber de forma lúdica. Além do som, a letra pode contribuir para discussão de diferentes conceitos geográficos. Compreender como utilizar a música como instrumento de ensino para análise do espaço geográfico, especificamente, o espaço urbano, foi, portanto, o objetivo que conduziu e permitiu a realização deste trabalho.

Palavras-chave: Geografia. Espaço urbano. Música. Metodologia. Conhecimento geográfico.

Downloads 4800  4800  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Geografia da Fome": da lógica regional à universalidade Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Bertoldo Kruse Grande de

Geografia da Fome revela a associação harmoniosa da capacidade de argumentar com a segurança científica, um novo modo de pensar e de agir frente à realidade alimentar e nutricional e também uma abordagem pioneira no dimensionamento da fome coletiva como um fenômeno geograficamente universal. Admitiu, com base nas especificidades regionais, que as contribuições parciais poderiam compor um mapeamento caracterizador da universalidade do problema, permitindo construir uma imagem diferente do Brasil e do mundo, possibilitando a estruturação de um plano universal de combate à fome, abrindo novos caminhos para aqueles que buscam a correção de desequilíbrios regionais e a eliminação do subdesenvolvimento. Nesse livro-manifesto, Josué de Castro reinterpretou o papel da geografia clássica, incorporando uma das dimensões explicativas mais importantes, que é a da análise política, para desvendar a significação e consequências do desenvolvimento espacial desigual. A releitura de Geografia da Fome mostra que seus delineamentos conceituais e propositivos continuam vivos e constituem instrumentos indispensáveis para repensar criticamente a realidade brasileira e, em particular, a nordestina. Geografia da Fome, no seu cinquentenário, torna-se um livro atual pela sua mensagem estimuladora e perturbadora.

Palavras-chave: Nutrição. Alimentação. Fome. Geografia.

Downloads 4761  4761  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 6.00 (7 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!"Lugar do lixo é no lixo": estudo de assimilação da informação Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2008
Descrição:
TAVARES, Carla; FREIRE, Isa Maria

O presente estudo investiga a assimilação da informação "lugar do lixo é no lixo" por meio da análise de depoimentos textuais e gráficos de três grupos de alunos da 4ª série do Ensino Fundamental. Para isso, foram utilizadas como base as oficinas de reciclagem artesanal de papel do Projeto Recicloteca da ONG Ecomarapendi, transformadas em agregado de informação e denominadas oficinas experimentais. Esse tipo de abordagem define sua inserção na ciência da informação e sua responsabilidade social na comunicação do conhecimento, tendo sido tecida uma rede conceitual unindo fios da informação e da educação ambiental. Além da constatação da presença de barreiras de comunicação, os resultados da pesquisa apontaram que a informação foi assimilada por número significativo de crianças, revelando a coerência e a atualidade dessa pesquisa na problemática dos resíduos sólidos [lixo].

Palavras-chave: Assimilação da informação. Estudo de usuários. Informação ambiental. Lixo. Educação ambiental. Oficinas de reciclagem artesanal de papel.

Downloads 3949  3949  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!Educação Ambiental para uma sociedade sustentável: apropriando-se dos meios tecnológicos para intera Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
MIODUSKI, K. A.; FRANCISCO, A. C.

O presente estudo busca melhorar o ambiente de aprendizado e oportunizar novas ferramentas para os professores e alunos, os quais buscam novos suportes educacionais como a internet, é neste processo que a construção das cartilhas virtuais como os blogs e sites gratuitos vêm preencher uma lacuna no aprendizado de sala de aula, propondo interagir igualmente nas tecnologias, objetivando a educação ambiental e a sustentabilidade. Desta forma a dinâmica entre os grupos (professores e alunos) ocorrerá em espaços não apenas materializados como a sala de aula e em alguns momentos pelas práticas ambientais, mas também no ambiente virtual. A internet é bem recebida pelos alunos e com o professor atuando e direcionando o conhecimento nestes espaços, a aproximação do real aprendizado fomentará a base de um conhecimento autônomo, expandindo-se para todos os usuários da internet os quais terão as mesmas oportunidades e acesso as estes materiais construídos pelos próprios professores.

Palavras Chave: Educação ambiental. Internet. Interdisciplinaridade. Tecnologia. Aprendizagem.

Downloads 3922  3922  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A importância da utilização de jogos aplicados ao ensino de Geografia Popular Versão: 
Atualização:  30/4/2013
Descrição:
VERRI, Juliana B.

Este trabalho tem como objetivo analisar e traçar melhorias relativas ao ensino de Geografia, tendo em vista a compreensão e aprendizado dos alunos, de modo que esse aprendizado não se torne apenas saber ou conhecer algo, mas que possa incluir outras habilidades. Foi neste sentido que surgiu o interesse de avaliar e propor jogos para a sala de aula no ensino de Geografia. A aplicação de jogos tende a tornar o ensino de Geografia mais eficiente contendo nesse processo um alto valor educativo e motivador.

Palavras–Chave: Jogos. Ensino. Geografia. Aprendizagem.

Downloads 3769  3769  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site 
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A fotografia como instrumento de auxílio no ensino da Geografia Popular Versão: 
Atualização:  4/9/2013
Descrição:
TRAVASSOS, Luiz Eduardo Panisset

O autor aborda a capacidade humana de realizar inúmeras atividades e ações que possuem várias dimensões pedagógicas, destacando a importância da Geografia ser auxiliada pela arte de fotografar, nos indicando maneiras pelas quais podemos olhar a paisagem e levar o aluno a desbravar o mundo além da sala de aula. Nessa atividade vários aspectos são abordados sendo destacados um processo de percepção onde a cena é definida em função do um ponto de vista de onde é observada e outro, que diz respeito a um aspecto cognitivo, pelo qual os indivíduos a partir de seus interesses e necessidades, estruturam e organizam sua interface com o real e o mundo.

Palavras-chave: Geografia. Fotografia. Percepção. Experiências. Sociais. Cognição.

Downloads 3705  3705  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A conservação do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis) no Estado do Paraná: uma experiência d Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
CARRILLO, Andrea Caro; BATISTA, Daniela Biondi

No presente trabalho, avaliou-se a experiência de Educação Ambiental do "Projeto de Conservação do Papagaio-da-Cara-Roxa (Amazona brasiliensis)", no ensino formal, realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), no litoral norte do Estado do Paraná. A experiência teve o intuito de fomentar tanto no corpo docente, quanto no corpo discente, a discussão sobre valores e princípios que norteiam as relações homem/natureza, desenvolvendo-se, assim, uma interação mais responsável com o meio ambiente. Foram desenvolvidos módulos-educativos sobre o papagaio-da-cara-roxa e seu ambiente, direcionados a 795 estudantes do Ensino Fundamental, nos Municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba. Para analisar a eficácia das atividades, os estudantes responderam a testes antes e depois do processo educativo que mediram mudanças obtidas com relação ao incremento de conhecimento, postura e valorização do papagaio-da-cara-roxa e de seu ambiente. Os resultados indicaram que a utilização do exemplo de uma espécie, ameaçada de extinção e que ocorre próximo às comunidades envolvidas no processo de conservação, serviu de base para a associação do tema específico para com uma realidade ambiental mais ampla e contextualizada localmente.

Palavras-chave: Conservação da natureza. Espécie-bandeira. Paranaguá e Guaraqueçaba.

Downloads 3518  3518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Geografia Artigos
Fazer Download agora!A atualização do conceito de quilombo: identidade e território nas definições teóricas. Popular Versão: 
Atualização:  9/4/2008
Descrição:
SCHMITT, Alessandra; TURATTI, Maria Cecília Manzoli; CARVALHO, Maria Celina Pereira de

O presente artigo trata das novas definições sobre comunidades de quilombo, elaboradas a partir da necessidade de reconhecimento oficial destas para que lhes seja assegurado o direito constitucional de propriedade sobre suas terras. Discute-se aqui o abandono de uma visão cristalizada pela historiografia clássica baseada no isolamento dos quilombos, bem como de sua formação única por meio das fugas, em prol de um conceito ampliado que alça o território e a identidade - especialmente ligados à resistência - à condição de elementos fundamentais na determinação destes agrupamentos sociais denominados remanescentes de quilombo.

Palavras-chave: Remanescentes de quilombo. Identidade. Território. Resistência.

Downloads 3510  3510  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 »