Categoria: Geografia Artigos |
Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MARTINELLI, Marcello
A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.
Palavras-chave: Atlas geográfico. Ensino pelo mapa.
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1187 0 bytes http://www.uel.br/revistas/ |
Categoria: Geografia Artigos |
Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
MARTINELLI, Marcelo
A concepção de um atlas geográfico para escolares tem como proposta básica a de não ser apenas uma coletânea de mapas, prontos e acabados, mas sim, de compor uma organização sistemática de representações trabalhadas com finalidade intelectual específica. Para a sua coordenação, considera-se o entrelaçamento de duas orientações básicas: o “ensino do mapa”, lastreado nas posturas teórico-metodológicas sobre a construção da noção de espaço e respectiva representação, pela criança e o “ensino pelo mapa”, baseado na promoção do conhecimento do mundo através dos mapas, a partir do próximo, vivenciado e conhecido - o lugar - ao distante desconhecido - o espaço mundial. O conteúdo temático se fundamenta numa lucubração básica do conhecimento geográfico: a natureza em composição com a sociedade. Neste contexto os mapas mostram a natureza com seu específico movimento, sem deixar de entrevê-la e avaliá-la como recurso natural para a sociedade, o que culmina, depois, mediante a intervenção desta, acrescida de ciência, técnica e informação, com a questão ambiental.
Palavras-chave: Atlas geográfico. Mapas. Escala. Localização. Ensino.
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Categoria: Geografia Artigos |
Tutorial sobre o uso de Geotecnologias no estudo de Bacias Hidrográficas na Educação Básica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
FLORENZANO, Teresa Gallotti; MELLO, Eliana Maria Kalil; LIMAL, Suely Franco Siqueira
O uso de sensoriamento remoto e geoprocessamento como ferramenta para estudo de bacias hidrográficas, trazem a possibilidade de análise temporal e visão espacial da problemática ambiental dessas bacias. Neste contexto, desenvolveu-se um tutorial com o objetivo de orientar professores da educação básica na utilização de geotecnologias, para levantamento e análise de informações que evidenciem a degradação das bacias hidrográficas pelo homem, contribuindo com a educação ambiental. O tutorial possibilita gerar banco de dados, carta-imagem, mapa cadastral, mapa temático e fazer análise temporal, propiciando aos educadores e seus alunos a construção de conhecimentos e habilidades que contribuem para a conservação e preservação das bacias hidrográficas. Além disso, ele permite ao educador tornar-se independente na utilização de geotecnologias em outros conteúdos programáticos e ou projetos interdisciplinares de educação ambiental. O material foi testado e avaliado durante o 7° EATUS (Encontro dos ATUS - Atendimento aos Usuários), oferecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a funcionários dessa seção. Os resultados desta avaliação serão incorporados à nova versão do tutorial. Este tutorial será utilizado em 2007 pela Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, no treinamento para professores do ensino básico, com o objetivo de implementar o uso da geotecnologia na educação pública, buscando gerar mudanças de atitudes em educadores e educandos, contribuindo, assim, na formação de pessoas conscientes e preparadas para exercer sua cidadania.
Palavras-chave: Educação. Meio ambiente. Bacias hidrográficas. Geotecnologias. Tutorial. Mapas.
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Categoria: Geografia Artigos |
Sertão Rosiano: Percepção, Cognição e Afetividade Geográfica |
Versão: Atualização: 4/9/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Livia de O sertão rosiano pode ser estudado geograficamente mediante a percepção, a cognição e a afetividade. A percepção será aqui abordada através dos significados atribuídos ao Sertão, tais como: espaço/lugar, próximo/distante, movimento/pausa, intuição/sensação. Enquanto a cognição será tratada do ponto de vista do conhecimento: geografia/história,vereda/água,sertão/ambiância, representação/paisagem. Ao passo que a afetividade será em termos de realidade/imaginabilidade, vivência/existência, amor/ódio, atração/repulsa, beleza/ feiúra. Estas abordagens serão trabalhadas com filtros geográficos: localização, espacialidade, mapeamento, fluxos e outros.
Palavras-chave: Sertão rosiano. Percepção. Cognição. Afetividade. Geografia. Localização. Mapeamento.
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