Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana

Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.

Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.

Downloads 651  651  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilizando tecnologia computacional na Análise Quantitativa de Movimentos: uma atividade para alunos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MAGALHÃES, Mônica G. Menezes de, et al.

Neste artigo é descrito o projeto ''Análise Quantitativa de Movimentos", que está sendo desenvolvido por alunos e professores de quatro escolas públicas da região de São Carlos-SP, sob a orientação da equipe do CDCC/USP.

Downloads 1666  1666  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Jun. 2002, v.24, n.2, p.97.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Utilização da Olimpíada Brasileira de Astronomia como Introdução à Física Moderna no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  15/7/2010
Descrição:
MARQUES, Adilio Jorge; SILVA, Cláudio Elias da

É possível utilizar um projeto ou atividade extracurricular, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (hoje também de astronáutica), doravante OBA, para introduzir a física moderna no Ensino Médio? Esta é a proposta deste trabalho a partir da experiência no Colégio Santo Inácio no Rio de Janeiro, RJ, ocorrida no primeiro semestre de 2004. A OBA atinge desde o Ensino Fundamental até alunos do 3° ano do Ensino Médio. Com tal faixa de atuação, durante os meses de março e abril até a prova da Olimpíada, em maio, foram realizadas aulas expositivas aos participantes sobre aspectos da astronomia. A questão inicial era melhor preparar nossos alunos para o exame da V OBA. Porém, com as exposições e discussões, muitos alunos desejaram e foram além do esperado, buscando um maior aprofundamento em questões que estão fora da grade curricular e dentro do que se estabeleceu por física moderna e contemporânea.

Downloads 1605  1605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza

Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.

Downloads 1610  1610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso das experiências de cátedra no ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRIGONI, Giovanni Maria

Neste trabalho relatam-se os resultados de uma investigação sobre a aplicação de pequenas experiências de cátedra, realizadas durante aulas teóricas na área da óptica. O objetivo da investigação foi o de avaliar a possibilidade de inclusão dessas pequenas experiências no currículo da disciplina, o seu valor, considerando a existência de aulas de laboratório didático, o valor de utilizar tempo alocado para essas experiências, e o valor dessas experiências relacionado à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A relação entre ensino teórico e experimentação nas áreas da Física foi considerada, concluindo que existe uma forte ligação intelectual entre as duas fases, e que nem sempre estas são realizadas em uníssono temporal ou sequencialmente. O resultado dessa primeira fase foi a necessidade de um apoio integrado e experimental durante o ensino da teoria. Dessa forma, os alunos compreendem a teoria de forma mais fácil e também a estrutura da aula resulta mais agradável. Na segunda fase do inquérito, as reações dos alunos foram observadas durante a aplicação dos experimentos nas aulas. Também foi avaliado o desempenho dos alunos na resolução de exercícios e desenvolvimento de uma compreensão dos fenômenos físicos descritos nos experimentos. A investigação foi completada com a aplicação de um questionário referente ao nível de satisfação dos estudantes, o efeito das experiências na compreensão dos tópicos e sugestões de melhoria dos experimentos. Em geral, os alunos responderam com entusiasmo à aplicação dos experimentos e indicaram uma melhora do seu processo de aprendizagem, o que ficou comprovado na resolução de exercícios e compreensão da teoria, através da melhoria das notas dos alunos nas turmas nas quais as experiências foram aplicadas.

Palavras-chave: Experiências de Cátedra. Física. Ótica. Ensino aprendizagem.


Downloads 612  612  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Periódicos - UFSC  Site http://www.periodicos.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso da Pesquisa em Ensino de Física na prática docente Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
STUDART, Nelson

Há sinais alvissareiros de que vem crescendo o número de pesquisadores da área de Pesquisa em Ensino de Física (PEF) no Brasil e América Latina. Têm escolhido a RBEF como instrumento de divulgação dos resultados de suas pesquisas.

Downloads 1824  1824  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., set 2001, v.23, n.3, p.25.  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Usando um LED como fonte de energia Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
ALVES, Esdras Garcia; SILVA, Andreza Fortini da

Com a crescente demanda de energia elétrica e a atual preocupação com a preservação ambiental, as energias limpas se transformaram em necessidades urgentes. A energia solar é uma excelente alternativa. As células fotovoltaicas - dispositivos construídos com materiais semicondutores - podem transformar a energia solar diretamente em energia elétrica.

Downloads 786  786  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 1, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Updating the Physics Curriculum in High Schools: a Teaching Unit About Superconductivity Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Ostermann, Fernanda ; Moreira, Marco Antônio

O artigo trata da implementação em uma unidade didática sobre supercondutividade em turmas de duas escolas de ensino médio através da disciplina de Estágio supervisionado. Os autores buscaram estabelecer analogias com a física clássica à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel.

Palavras-chave: ensino médio, física contemporânea.

Downloads 462  462  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma visão do espaço na mecânica newtoniana e na teoria da relatividade de Einstein Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Esse trabalho apresenta uma exposição conceitual, sem qualquer recurso ao formalismo matemático, das ideias de espaço e de tempo desde a mecânica newtoniana, que se fundamenta no conceito de espaço absoluto, e das grandes transformações introduzidas pela teoria da relatividade de Einstein.

Palavras-chave: espaç̧o absoluto, espaço-tempo, mecânica, relatividade.

Downloads 624  624  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Viagem Pela Física e Astronomia Através do Teatro e da Dança Popular Versão: 
Atualização:  20/8/2010
Descrição:
CARVALHO, Silvia Helena Mariano de

Neste artigo fazemos o relato de um projeto desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina Ciências, que teve como ponto de partida o caráter conceitual e histórico da Ciência, geralmente omitido pelo ensino atual. O ponto central do projeto foi uma peça de teatro e atividades paralelas, como a construção de maquetes e confecção de cartazes, complementaram e ilustraram o tema da peça. Tal atividade permitiu-nos levantar, junto aos alunos, importantes discussões a respeito da produção científica, tais como: a falibilidade e transitoriedade da Ciência, a visão do cientista como um homem comum e a finalidade da produção científica. O projeto culminou com a apresentação teatral e exposição das atividades. Os resultados foram avaliados através da participação dos alunos no projeto e da análise de algumas questões levantadas em sala de aula. Estes mostraram-se bastante satisfatórios levando-nos à conclusão de que é possível unir Ciência e Arte em prol de uma educação mais dinâmica e complementar.

Downloads 2095  2095  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 7, n. 1, p. 11, 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »