Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein, o Atomismo e a Teoria do Movimento Browniano Popular Versão: 
Atualização:  18/7/2008
Descrição:
SALINAS, Silvio R.A.

Apresentamos os principais ingredientes da teoria de Einstein para o movimento browniano: o balanço entre atrito viscoso e pressão osmótica, que fornece o coeficiente de difusão das partículas numa solução diluída; a dedução estatística da equação da difusão, que conduz à expressão famosa para o desvio quadrático médio das posições das partículas em suspensão, cabalmente verificada pelas experiências de Perrin.

Downloads 1513  1513  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Experiências em Física Moderna Popular Versão: 
Atualização:  13/7/2010
Descrição:
CAVALCANTE, Marisa Almeida; TAVOLARO, Cristiane Rodrigues C.; HAAG, Rafael

A introdução de física moderna no Ensino Médio é hoje consenso entre os professores de Física, já que o seu entendimento é visto como uma necessidade para a compreensão de fenômenos ligados a situações vividas pelos estudantes, sejam de origem natural ou tecnológica. Muitos esforços têm sido alocados com o objetivo de se desenvolver recursos pedagógicos que permitam aos professores abordar tópicos da Física desenvolvida no século XX [1-17]. Neste trabalho apresentaremos um conjunto de experimentos que permitirá ao professor discutir o conceito de quantum de energia. Tais experimentos permitem dentre outras observações determinar através de dois métodos distintos a constante de Planck. Formas discretas de emissão e absorção de radiação e que são manifestações imediatas do quantum de energia serão apresentadas utilizando material de baixo custo e de fácil reprodutibilidade. Por outro lado, o instrumental construído nos permite também estudar a emissão e absorção característica de LEDs (light emission diode), permitindo a abordagem de conceitos importantes como a ressonância e o princípio de funcionamento de dispositivos semicondutores, fruto das descobertas da física moderna e contemporânea.

Downloads 1735  1735  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Regiões de segurança em lançamento de projéteis Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Lúcia Resende; BONFIM, Valdair

Nosso principal objetivo neste trabalho é a determinação de regiões de segurança em balística. Por região de segurança entendemos a região do espaço tridimensional que fica livre da ação de projéteis. A determinação da região de segurança será reduzida ao cálculo da envoltória de uma família de trajetórias, indexada segundo o ângulo de tiro.

Palavras-chave: Lançamento de projéteis. Resistência do ar. Envoltória. Região de segurança.

Downloads 756  756  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Modelagem Matemática como Metodologia para o Ensino-Aprendizagem de Física Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de

Neste artigo procuraremos mostrar uma proposta de ensino de Física utilizando a modelagem matemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Para que isso seja possível é necessário que o professor de Física conheça as principais características dessa metodologia, pois é durante a dinâmica da modelagem matemática que os conceitos físicos vão sendo introduzidos na bagagem cognitiva do aluno. Essa proposta de ensino de Física, além de torná-lo significativo, possui um caráter interdisciplinar e contextualizado. Concluímos que a modelagem matemática aplicada ao ensino de Física pode dar mais motivação aos alunos, além de se conseguir um ponto de convergência entre essas duas disciplinas.

Palavras-chave: Modelagem matemática. Ensino de Física. Interdisciplinaridade. Constextualização.

Downloads 687  687  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VI EPAEM  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Júri simulado: um uso da história e filosofia da ciência no ensino da óptica Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BONIEK, Venceslau da Cruz Silva e MARTINS, André Ferrer Pinto

Este trabalho descreve uma estratégia didática realizada no nível médio de ensino e fundamentada na história e na filosofia da ciência, que teve como objetivo tornar mais atrativo e significativo o ensino da física e, em particular, o ensino da óptica: o júri simulado.

Palavras-chave: Júri simulado. Óptica. Ensino de Física.

Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009. p.17-20

Downloads 394  394  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a03.pdf
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Temperatura do universo: uma proposta de conteúdo para estudantes do nível fundamental utilizando ma Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Tamila Marques; MILTÃO, Milton Souza Ribeiro

Temos conhecimento, através das atuais pesquisas na área de Ensino de Física, que não é necessário os docentes se concentrarem em memorizações de fórmulas durante suas aulas, eles devem interagir com seus estudantes de forma criativa, com experimentações, melhores recursos metodológicos e boas estratégias avaliativas, a fim de garantir o possível aprendizado do aluno, fazendo-o associar os assuntos dados em sala de aula com o seu cotidiano. Os mapas conceituais, por exemplo, podem ajudar tanto o docente como o estudante a organizar melhor os conteúdos abordados e facilitar na aprendizagem. Conciliando os mapas com conceitos e curiosidades de Astronomia (especificamente a Temperatura do Universo, que engloba quase todos os conteúdos da Física) pode ser uma forma criativa de atrair os estudantes para as aulas de Física, tornando-as mais interessante. Apesar da complexidade dos assuntos de Astronomia, eles podem ser apresentados para uma turma de nível fundamental com uma linguagem mais apropriada e de forma conceitual. O importante é mostrar analogias/comparações com o cotidiano. Para tanto, nesse trabalho foi criado um esquema conceitual, que serviu como ponta-pé inicial para a construção de mapas conceituais para o ensino fundamental, sendo estes construídos com o auxílio de desenhos e figuras, para despertar o interesse do público alvo pela disciplina. Após todas as construções e re-análises, os mapas foram aplicados em duas escolas do município de Feira de Santana - Bahia, Brasil, possibilitando com que os estudantes da 9º ano, que estavam tendo o primeiro contato com assuntos dessa disciplina, pudessem também construir seus próprios mapas de acordo com os conteúdos abordados pelo docente. Assim, esses estudantes puderam buscar nos mapas conceituais uma forma interativa de produzir conhecimentos.

Palavras-chave: mapas conceituais, ensino fundamental, ensino de física.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências – V. 5, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID100/v5_n1_a2010.pdf
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A importância da Física nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental Popular Versão: 
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
SCHROEDER, Carlos.

Este artigo sugere que a importância das aulas de física desde as primeiras séries do ensino fundamental está muito mais no auxílio ao desenvolvimento da autoestima e da capacidade de aprender a aprender das crianças do que em aspectos utilitários, tais como preparar os estudantes para os conteúdos do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental.

Downloads 2052  2052  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.1, p.89-94.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Temática Ambiental e o Ensino de Física na Escola Média: Algumas Possibilidades de Desenvolver o T Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SILVA, Luciano Fernandes; CARVALHO, Luiz Marcelo de

Diversos setores organizados da sociedade têm chamado a atenção para as alterações provocadas pelo homem na natureza e, dentre estas, destacamos aquelas diretamente relacionadas à produção de energia elétrica em larga escala.

Downloads 1491  1491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., Set 2002, vol.24, no.3, p.34  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira; OLIVEIRA Filho, Kepler de Souza

Relatamos neste artigo o desenvolvimento e a aplicação de um CD-ROM de óptica para o ensino médio, cobrindo todos os conteúdos usualmente vistos nessa disciplina. O material contém, além de textos didáticos escritos em linguagem html, 77 animações e 64 imagens geradas por nós, assim como 13 simuladores (Java Applets) disponíveis na internet. Comentamos sobre a aplicação e boa recepção do material por 40 alunos de duas turmas de 3ª série do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino de Óptica. Novas tecnologias. Hipermídia.

Downloads 1360  1360  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ens. Fis., 2007, v.29, n.2, p.267-27.  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!1905: Um ano miraculoso Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro

É impressionante que um único cientista, Albert Einstein, em poucos meses, tenha dado contribuições tão importantes para a Ciência e que alterariam profundamente nossas concepções sobre o espaço e o tempo, bem como sobre a estrutura da radiação. Não é à toa que 1905 foi designado o annus mirabilis – em latim, ano miraculoso, admirável – de Einstein. Entre março e setembro, Einstein produziu cinco trabalhos extraordinários que mudaram a face da Ciência moderna e que tornaram o cientista mais famoso do século passado. Em abril, temos sua tese de doutoramento sobre as dimensões moleculares e, em maio, sua análise do movimento browniano, que possibilitou a confirmação experimental definitiva da existência de átomos e moléculas - teoria atômica da matéria, uma revolução que se estendeu por séculos. Assim, este artigo faz uma incursão por esses trabalhos, que, escritos em estilo conciso e direto, são joias preciosas da cultura universal. Sempre que possível, nos apoiaremos nas palavras de Einstein. Comentaremos também características desse autor e aspectos do contexto da Ciência, da tecnologia e da cultura de sua época, que podem contribuir para um melhor entendimento de sua façanha.

Palavras-chave: Albert Einstein. Espaço e tempo. Teoria atômica da matéria. Movimento browniano.

Downloads 2361  2361  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 6, n. 1, 2005  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol6/Num1/
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »