Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Medição da eficiência de uma célula fotovoltaica: Uma proposta de baixo custo para fins didáticos Popular Versão: 
Atualização:  10/12/2018
Descrição:
COSTA, Thiago Queiroz; CHERPINSK, Usley da Silva

O artigo traz discussões relacionadas à matriz energética brasileira, sobretudo relacionado às energias renováveis, a proposta deste trabalho é desenvolver um kit experimental de baixo custo para se medir a eficiência de uma fotocélula ou célula fotovoltaica ou simplesmente célula para fins didáticos com foco na educação básica.

Palavras-chave: Célula fotovoltaica. Ensino de física. Experimento.

Downloads 370  370  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol16-Num2/a13.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Fotografando estrelas com uma câmera digital Popular Versão: pdf
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
OURIQUE, Pedro Antônio; GIOVANNINI, Odilon; CATELLI, Francisco

Diversas possibilidades de uso da câmera fotográfica digital no ensino de astronomia são apresentadas neste trabalho. As técnicas aqui descritas envolvem recursos acessíveis e de baixo custo quando comparados com equipamentos profissionais que são usados para este fim. Na primeira parte do trabalho são apresentadas configurações da câmera que permitem obter imagens do céu noturno; na segunda parte são descritas estratégias didáticas de ensino de astronomia por meio destas imagens.

Palavras-chave: ensino de astronomia, câmera digital, identificação de constelações, cor das estrelas, determinação do polo celeste sul, movimento dos planetas.

Downloads 500  500  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Superações conceituais de estudantes do ensino médio em medição a partir de questionamentos de uma s Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; SILVA, Osmar Henrique Moura da; SALES, Dirceu Reis de

No ensino médio, professores de matérias científicas comumente abandonam atividades experimentais quantitativas e um dos principais motivos para isso acontecer se deve a pouca compreensão de como enfrentar com os estudantes o tratamento de dados experimentais. Nesse nível escolar, investigações em ensino de ciências voltadas às atividades experimentais que envolvem mensurações indicam que os estudantes vêm para a sala de aula com um conjunto de ideias problemáticas sobre medição, que se encontram reunidas na literatura com a denominação de paradigma Pontual. Tais ideias se encontram diametralmente opostas às científicas. Diante disso e considerando que as atividades experimentais permeiam muitos dos conhecimentos científicos, torna-se necessário o aprofundamento de estudos sobre o processo educacional relacionado à medição. Além de diferenciar-se de outras investigações quanto à amostra e metodologia empregada, esta pesquisa procura compreender até que ponto os alunos do primeiro ano do ensino médio conseguem construir uma aproximação com o conceito científico de medição, denominado de paradigma de Conjunto, quando estão envolvidas apenas questões provocativas e experimentos preparados para induzir essa construção.

Palavras-chave: medição, física, ensino médio.

Downloads 518  518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Introdução ao Magnetismo Popular Versão: pdf
Atualização:  28/8/2013
Descrição:
Neste artigo pretende-se dar uma noção básica do magnetismo ou para muitos uma revisão, rever o desenvolvimento histórico do magnetismo situando-o no cenário da física e finalmente introduzir as principais propriedades básicas dos diferentes materiais magnéticos existentes.

Palavras-chave: Bússola. Eletromagnetismo. Força magnética. Ímã. Magnetismo.

Downloads 527  527  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://www.cbpf.br/~labmag/miguel.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo de cinemática com câmara digital Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; MARTINS, José Arthur; Martins; SILVA, Fernando Siqueira da

O recurso de múltiplas fotos, disponível na maioria das câmeras digitais populares, é aqui empregado na organização de uma situação de aprendizagem em cinemática. O foco deste trabalho é a transposição didática que pode advir de uma aprendizagem significativa; obtida através do envolvimento dos alunos na coleta, manipulação e interpretação dos dados, além da re-significação dada aos objetos do quotidiano. Para isso, é estudado o movimento de um automóvel, com base em dados retirados diretamente do velocímetro deste. A medida direta da distância percorrida é comparada com aquela obtida a partir da área de um gráfico v vs. t. As incertezas das medições são discutidas com base na lei de trânsito vigente.

Palavras-chave: aprendizagem significativa, cinemática, situação de aprendizagem, transposição didática.

Downloads 530  530  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n.   Site http://www.sbfisica.org.br/rbef/indice1.php?vol=32&num=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um problema muito "quente'' abala os muros da Física Clássica Popular Versão: pdf
Atualização:  19/7/2013
Descrição:
Em fins do século XIX algumas questões pairavam no ar à espera de respostas, dentre estas, vamos destacar duas, uma era sobre a maneira como a luz e o calor do Sol chegam até a Terra, a outra era explicar porque os corpos, mesmo sendo de diferentes materiais, quando aquecidos emitem luz sempre da
mesma cor.

Palavras-chave: Ondas. Radiação de corpo negro. Temperatura.

Downloads 532  532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma revisão sobre aspectos fundamentais da teoria de Piaget: possíveis implicações para o ensino de  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GOMES, Luciano Carvalhais; BELLINI, Luzia Marta

Este artigo tem como objetivo mostrar as implicações do empirismo, inatismo e construtivismo no processo ensino-aprendizagem de física. Para tanto, são apresentadas algumas reflexões sobre o conceito de epistemologia e as diferentes formas de entender a origem do conhecimento, incluindo alguns pontos fundamentais da teoria construtivista de Piaget, a saber: assimilação, acomodação, interacionismo, equilibração e adaptação. Conclui-se que a teoria piagetiana do conhecimento é uma teoria com fortes argumentos para subsidiar a prática pedagógica de professores de física.

Palavras-chave: ensino de física, epistemologia, empirismo, inatismo e construtivismo.

Downloads 554  554  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
PRAXEDES, Gilmar; PEDUZZI, Luiz O.Q.

Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler – do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.

Palavras-chave: história da ciência, filosofia da ciência, ensino de física.

Downloads 555  555  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., vol. 31 no. 3, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/081202.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê? Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

A Alfabetização Científico-Tecnológica (ACT), cada vez mais, tem sido postulada enquanto dimensão fundamental numa dinâmica social crescentemente relacionada ao desenvolvimento científico-tecnológico. Contudo, o rótulo ACT abarca um espectro bastante amplo de significados. Os objetivos balizadores são diversos e difusos. Neste trabalho, discute-se ACT segundo duas perspectivas, denominadas de reducionista e ampliada. A reducionista, em nossa análise, desconsidera a existência de construções subjacentes à produção do conhecimento científico-tecnológico, tal como aquela que leva a uma concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia. Relacionamos a esta compreensão de neutralidade os denominados mitos: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. A perspectiva ampliada, proposta neste trabalho, busca a compreensão das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), associando o ensino de conceitos à problematização desses mitos.

Palavras chave: Alfabetização Científico-Tecnológica. Ciência-Tecnologia. Sociedade.

Downloads 556  556  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Ensaio - Volume 03 / Número 1 – Jun. 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!O perfil epistemológico do conceito de tempo a partir de sua representação social  Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA JÚNIOR, Adahir Gonzaga da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso; BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega

O objetivo deste trabalho é identificar o Perfil Epistemológico da Representação Social sobre o conceito de tempo de licenciandos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com relação ao Perfil, utilizamos a teoria de Bachelard e a epistemologia do tempo de Martins, enquanto na Representação Social foi usada a teoria de Moscovici. A metodologia utilizada neste trabalho foi baseada na Teoria do Núcleo Central de Abric. A análise do material permitiu apontar as características mais marcantes do núcleo central do perfil epistemológico do conceito de tempo, a partir da representação social dos licenciandos, em que percebemos indicativos do realismo ingênuo ao empirismo.

Palavras-chave: Perfil epistemológico. Representação social do tempo.

Downloads 557  557  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., V. 9, N. 2  Site http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/view/128
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »