Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Memórias da educação em ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
NARDI, Roberto

Registros elaborados nas últimas décadas, como artigos, atas de eventos, relatórios de grupos de pesquisa e entrevistas realizadas recentemente com pesquisadores em exercício, permitiu recuperar alguns detalhes dos caminhos traçados pela pesquisa em ensino de Física no Brasil. A interpretação de certos efeitos de sentido atribuídos pelos entrevistados e outros contidos nos registros analisados, permite-nos perceber a pluralidade dessa área de estudos, a diversidade de fatores considerados importantes para sua constituição e as características da pesquisa nessa área.

Palavras-chave: Educação em Ciências. Ensino de Física. Pesquisa em Ensino de Física, Memória de Pesquisadores no Brasil. Análise de Discurso.

Downloads 717  717  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Conflito entre escolas de pensamento da Matemática: exploração de pontencialidades para a melhoria d Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
BASTOS, Bernardo Leopardi Gonçalves B.; BASTOS, Jenner Barretto Filho

Neste trabalho exploramos alguns aspectos das concepções surgidas durante a primeira metade do século XX sobre os fundamentos da matemática. Tratamos do conflito entre quatro escolas de pensamento rivais (a logicista, a intuicionista, a formalista e a conjuntista) no que se refere às potencialidades capazes de prover uma melhoria dos ensinos da matemática e da física principalmente nos níveis médio e superior. São tentadas também algumas conexões com a situação do ensino da mecânica quântica e com o conceito de aprendizagem significativa. São discutidos traços da riqueza conceitual do termo intuição.

Palavras-chave: Escolas de pensamento da matemática. Ensino de matemática. Ensino de física.

Downloads 718  718  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V8(1), 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma oficina de física moderna que vise sua inserção no ensino médio Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
Este trabalho mostra como é possível discutir os fundamentos da Física Moderna no Ensino Médio, a partir do estudo do comportamento dual. Para isso uma pesquisa intensa foi realizada e resultou na construção de materiais didáticos de baixo custo, voltado a realidade brasileira e que vem sendo apresentado aos professores através da realização de Oficinas. Este equipamento permite, através de uma metodologia adequada, a execução de uma série de experiências que busca atender uma melhor compreensão dos fenômenos da interferência e difração, bem como o comportamento corpuscular da radiação, fornecendo a base para o entendimento adequado do princípio da dualidade e conseqüentemente, um amplo panorama da física deste século.

Palavras-chave: difração, física moderna, interferência.

Downloads 729  729  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A física do violino Popular Versão: 
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de

Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.

Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.

Downloads 730  730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um Instrumento Pedagógico para Situações de Controvérsia e Conflito Cognitivo Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
LABURU, C. E.; ARRUDA, S. M.

Este trabalho faz uma analogia entre os programas de pesquisa de Lakatos e a dinâmica das ideias dos estudantes durante a sala de aula. Esta analogia revelou-se uma maneira produtiva de análise do desenvolvimento dos conceitos dos estudantes durante um processo de discussão. Com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutibilidade de Posner et al. (1982), pudemos enriquecer a análise baseada previamente nos programas. Mostramos com um exemplo vídeo-gravado durante uma aula que a nossa abordagem pode ser efetivamente usada como um instrumento analítico para ajudar o professor a entender e melhorar o seu processo de ensino-aprendizagem. Mapas conceituais e diagrama adi como instrumentos de apoio ao ensino dos conceitos de calor e temperatura comtemplando uma visão integradora.

Downloads 741  741  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física vol. 20, no  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Atividades experimentais de demonstrações em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teor Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro

Neste trabalho apresentamos algumas características das atividades de demonstração que permitem fundamentar o seu uso em sala de aula a partir da teoria de Vygotsky. Tal fundamentação traz, a nosso ver, orientações relevantes para a otimização do processo de ensino e aprendizagem a partir do uso de tais atividades em sala de aula. A seguir, são descritos alguns dados resultantes da aplicação efetiva dessa proposta em sala de aula, seguidas de algumas reflexões a eles relacionadas.

Palavras-chave: Atividades de demonstração. Teoria de Vygotsky. Ensino de Física.

Downloads 747  747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), 2005  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap Popular Versão: pdf
Atualização:  22/4/2013
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.

Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.

Downloads 747  747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2  Site http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Articulações entre o Enfoque CTS e a Pedagogia de Paulo Freire como Base para o Ensino de Ciências Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
TEXTO EM PORTUGUÊS

NASCIMENTO, Tatiana Galieta; LINSINGEN, Irlan von
Resumen: En este artículo se presentan unas relaciones teóricas entre el enfoque CTS y la filosofía educacional de Paulo Freire. Se explotan tres puntos de convergencia que por supuesto no agotan las posibilidades de articulación entre estas frentes pedagógicas y que no se quedan cerradas en sí mismas sino que dialogan entre sí. Son ellos: (i) el abordaje temática y la selección de los contenidos y materiales didácticos; (ii) la perspectiva interdisciplinar del trabajo pedagógico y el papel de la formación del profesorado; (iii) el papel del educador en el proceso de la enseñanza y aprendizaje, y en la formación para el ejercicio de la ciudadanía. Tenemos en cuenta que la articulacción de estas proposiciones educacionales es una ganancia para los dos: para el enfoque CTS por conferirle una base educacional sólida y coherente (no siempre explícita en el enfoque CTS) y, a la vez, para la pedagogía y método Paulo Freire (y sus desdoblamientos en la enseñanza de las ciencias) por hacer oportuno el abordaje de temas actuales de dimensión social, política y económica, en particular en el ámbito de la enseñanza de la ciencia y la tecnología.

Palabras clave: CTS. Educación progresista de Paulo Freire. enseñanza de las ciencias. Educación científico-tecnológica. Ciudadanía.

Downloads 754  754  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Convergencia, núm. 42, septiembre-diciembre 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Física moderna no ensino médio: o espaço tempo de Einstein em tirinhas Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
CARUSO, Francisco

Faz-se um breve apanhado do impacto da contribuição de Einstein referente aos seguintes conceitos: espaço, tempo, simultaneidade, massa e energia. Apresentam-se alguns objetivos relacionados a um projeto de educação através de histórias em quadrinhos, no qual este trabalho se insere, e um conjunto de sete tirinhas originais, que pode ser utilizado pelos professores de Ensino Médio como suporte para uma abordagem lúdica e divertida da Física Moderna, evidenciando as contribuições de Einstein para a consolidação da importante revolução científica que foi a sua Teoria da Relatividade.

Palavras-chave: Espaço-tempo; Física; Educação em Ciência; Quadrinhos.

Downloads 756  756  Tamanho do arquivo 3.48 KB  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Força Magnética sobre Correntes Elétricas: "Um Motor Linear" Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVA, Reginaldo da; MACEDO, Rodrigo P.; SOUZA, Marcelo G. de; CHIQUITO, Adenilson J.

Neste artigo é descrita a construção de um motor linear para a demonstração direta da ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica, ilustrando claramente os exemplos discutidos em aulas básicas de eletromagnetismo. Adicionalmente, foi incluída uma sofisticação permitindo que o motor funcione como um oscilador. Além disso, verificou-se a operação do motor como um gerador, como predito pela Lei de Faraday.

Downloads 762  762  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 (10) 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »