Categoria: Física Artigos |
Os Raios no Imaginário Popular |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDIEROS, Cleide
Nesta pesquisa, investigamos o Imaginário popular de uma comunidade rural do Estado de Pernambuco acerca do raio. Este trabalho está baseado na concepção sociológica de Imaginário e em uma concepção sobre o fenômeno do raio compatível com pontos de vista da Física contemporânea. Dentro do paradigma qualitativo, utilizamos a abordagem metodológica da entrevista aberta onde foi solicitado aos sujeitos entrevistados que narrassem as estórias ou história por eles conhecidas acerca do raio. Os seus relatos foram agrupados e a sua análise foi realizada de forma essencialmente comparativa e hermenêutica, visando detectar invariantes. As representações buscadas foram aquelas compartilhadas, representações sociais e imagens arquetípicas nos discursos coletados com a finalidade de conferir-lhes um sentido estruturante e unificador. Apoiamo-nos em comparações destes elementos básicos com afirmações míticas semelhantes contidas em outros Imaginários, já registradas na literatura, bem como em seus possíveis paralelos com as próprias representações científicas. Dentre os resultados, detectamos nos discursos analisados uma presença de elementos míticos mesclados com alguns elementos da cultura científica atual.
Palavras-chave: Imaginação popular. Representações sociais. Raios.
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750 0 bytes Revista Abrapec, v. 2, n. 3, 2002 http:// |
Categoria: Física Artigos |
A física do violino |
Versão: Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de
Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.
Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.
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757 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.
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774 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Força Magnética sobre Correntes Elétricas: "Um Motor Linear" |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Reginaldo da; MACEDO, Rodrigo P.; SOUZA, Marcelo G. de; CHIQUITO, Adenilson J.
Neste artigo é descrita a construção de um motor linear para a demonstração direta da ação de um campo magnético sobre uma corrente elétrica, ilustrando claramente os exemplos discutidos em aulas básicas de eletromagnetismo. Adicionalmente, foi incluída uma sofisticação permitindo que o motor funcione como um oscilador. Além disso, verificou-se a operação do motor como um gerador, como predito pela Lei de Faraday.
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795 0 bytes Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003 http:// |
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