Categoria: Física Artigos |
Calor e Temperatura no Ensino Fundamental: relações entre o ensino e a aprendizagem numa perspectiva |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
AGUIAR JR., Orlando Nesse trabalho, iremos examinar, em caráter exploratório e preliminar, as possibilidades e contribuições de um Modelo de Ensino como instrumento auxiliar ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de ensino de ciências, voltados para a promoção de mudanças cognitivas. Para isso, serão descritos os instrumentos utilizados no planejamento de um curso introdutório de Calor e Temperatura junto a alunos/as de 8ª série do ensino fundamental, e analisados seus resultados. O Modelo proposto procura estabelecer patamares pedagógicos concebidos a partir das tríades sucessivas que marcam a evolução do conhecimento causal em termos intra, inter e trans-objetais (Piaget e Garcia, 1987). A avaliação dos resultados do trabalho, a partir da análise dos materiais escritos produzidos pelos estudantes ao longo do processo, nos levam a afirmar a complexidade intrínseca da aprendizagem humana, entendendo por complexidade fenômenos históricos, irreversíveis, imprevisíveis e indeterminados (Prigogine e Stengers 1997/1984). Concluímos com reflexões acerca do alcance das mudanças efetivadas no ensino de ciências e da improcedência de uma leitura linear de seus resultados. A análise do modelo será conduzida em termos do ensino, da aprendizagem e, sobretudo, das relações entre ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Calor e temperatura. Ensino e aprendizagem. Modelo de ensino.
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687 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V4(1), pp. 7 |
Categoria: Física Artigos |
A física do violino |
Versão: Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
DONOSO, José Pedro; TANNUS, Alberto; GUIMARÃES, Francisco; FREITAS, Thiago Corrêa de
Neste artigo apresentamos uma descrição ao geral da física do violino, analisando os conceitos que lhes dão sustentação física e que revelam toda a riqueza e o potencial pedagógico do assunto. Destacamos as contribuições de físicos como Helmholtz, Savart, Raman e Saunders no esforço para descrever a vibração produzida pelo arco nas cordas, e por compreender as propriedades acústicas do instrumento. Descrevemos a função de cada uma das componentes do instrumento e discutimos a importância dos modos normais de vibração dos tampos e do cavalete na resposta acústica do violino. A ressonância acústica da caixa do violino (ressonância de Helmholtz) será discutida fazendo-se um paralelo entre osciladores mecânico, elétrico e acústico. Discutiremos a resposta acústica do violino e descreveremos a produção de seu som caraterístico, que resulta da forma de onda originada pela excitação das cordas pelo arco, influenciada pelas vibrações e ressonâncias do corpo do violino, seus tampos e o cavalete.
Palavras-chave: Violino. Acústica. Ressonância. Instrumentos musicais. Helmholtz.
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710 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
A opinião dos alunos sobre as aulas de eletricidade: uma reflexão sobre fatores intervenientes na ap |
Versão: pdf Atualização: 22/4/2013 |
Descrição:
DIAS, Ana Cristina Garcia; BARLETTE, BARLETTE, Vania Elisabeth; MARTINS, Carlos Alberto Gomes
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a autoculpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.
Palavras-chave: aprendizagem, motivação, Eletricidade, dificuldades de aprendizagem.
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728 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID76/v4_n1_a2009.pdf |
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