Categoria: Física Artigos |
O Professor Artista-Reflexivo e Física, a Pesquisa em Ensino de Física e a Modelagem Analógica |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
QUEIROZ, Glória; GUIMARÃES, Luiz Alberto; BOA, Marcelo Cordeiro Fonte
Esse trabalho apresenta características estéticas e técnicas do saber docente de equipe de professores de Física de escola privada no município de Niterói/RJ, capturadas a partir da observação, vídeo-gravação e análise de suas aulas de Eletricidade. Foram captados episódios de ensino, os quais foram examinados à luz do paradigma do artista-reflexivo. A criatividade e a sensibilidade percebidas revelaram que o grupo desenvolveu analogias pedagógicas próprias, ricas em imaginação e incorporação de consensos provenientes de pesquisas em Educação em Ciências. Realiza-se ainda um estudo comparativo entre pesquisas educacionais sobre o tema da Eletricidade e a ação didática dos professores no ensino médio.
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647 0 bytes Revista ABRAPEC, v. 1, n. 3, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Viajando pelo Sistema Solar: um jogo educativo para o ensino de astronomia em um espaço não-formal d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
BERNARDES, Adriana Oliveira; GIACOMINI, Rosana
Apresentamos neste trabalho o jogo educativo “Viajando pelo Sistema Solar”, desenvolvido com o intuito de estimular o interesse por ciências em alunos do Ensino Fundamental, 1° segmento. O jogo, produzido através de uma parceria entre um clube de astronomia e um colégio estadual, ambos localizados em Itaocara, Rio de Janeiro, priorizou a utilização de materiais de baixo custo e fáceis de serem encontrados no mercado. Sua aplicação ocorreu inicialmente em um espaço não formal de educação (no clube de astronomia), no qual o jogo mostrou-se um excelente recurso para um primeiro contato com o tema por alunos na faixa etária entre seis e 12 anos.
Palavras-chave: Prática docente. Ensino Fundamental. Jogo educativo. Astronomia. Sistema solar.
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647 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a11.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Discussão e Re-estruturação Conceitual Através da Interação de estudantes com as Visitas Guiadas do |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
REZENDE, Flávia; BARROS, Susana de Souza
Pesquisas realizadas ao longo de mais de duas décadas mostram que a instrução convencional em física, que prioriza o formalismo matemático, não facilita aos alunos a compreensão qualitativa dos conceitos. Contrariamente ao esperado, foi também observado que os alunos têm dificuldades para extrair informações relevantes de situações experimentais. Desta forma, a simulação de fenômenos físicos no computador, que leva em conta as concepções dos alunos, apresenta-se como uma alternativa, que tanto pode facilitar a identificação dos conceitos e relações entre eles como também ajudar à compreensão conceitual a partir do controle de variáveis e da discussão. Aproveitando o potencial educacional da hipermídia, um sistema denominado “Força & Movimento” (“F&M”, Rezende, 1996) foi desenvolvido a partir de um levantamento das dificuldades conceituais em mecânica de calouros universitários. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a interação de um grupo de calouros com as visitas guiadas do sistema “F&M”. São discutidas algumas das dificuldades conceituais dos alunos já identificadas na literatura, que reaparecem na interação, assim como a possibilidade do sistema contribuir para sua superação. Os resultados apontam para a mudança de pontos de vista na maioria dos estudantes. E, mesmo que esta não possa ser considerada como o equivalente à reestruturação conceitual, mostram que há um componente na direção do desenvolvimento conceitual, que é mais lento e gradual, (diSessa, 1988) do que apenas a comparação entre o teste e a entrevista poderia evidenciar. O fato de existirem mudanças de ponto de vista dos alunos indicou que as visitas guiadas do sistema “F&M” podem facilitar a reestruturação conceitual, servindo principalmente como um espaço de reflexão e integração de suas concepções ao conhecimento científico.
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666 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Questões Epistemológicas nas Iconicidades de Representações visuais em Livros Didáticos de Física |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre; MEDEIROS, Cleide
Neste artigo analisamos um certo tipo de mensagem filosófica a respeito da natureza da ciência comunicada de forma tácita por algumas representações visuais contidas em livros didáticos de Física. Nosso intento, entretanto, não é fazer uma análise das representações visuais existentes nos livros didáticos em todas as suas características, mas apenas apontar um certo tipo de uso daquelas representações que veicula mensagens ingênuas a respeito da produção do conhecimento científico. Para fazer esta análise, construímos um referencial teórico que enfoca a questão das representações visuais, das idealizações, dos experimentos e do realismo na ciência. Com o objetivo de corporificar tais considerações teóricas, três exemplos de figuras, retiradas de três influentes livros didáticos, são analisados do ponto vista histórico e epistemológico. As conclusões a que chegamos podem servir como um alerta para aqueles empenhados em elaborar textos de Física que além de ricamente ilustrados, pretendam também passar uma visão mais cuidadosa da natureza da ciência.
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673 0 bytes Revista Abrapec, v. 1, n. 1, 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Do relativismo no ensino de Física ao objetivismo na Física |
Versão: Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LABURU, Carlos Eduardo; SILVA, Marcos Rodrigues da
Analisaremos, neste trabalho, o contraste entre o construtivismo no ensino de física e o objetivismo metodológico da física. Faremos ver que muitas das perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ontológicas construtivistas encontram-se no centro das críticas de parte da literatura em educação científica. Mostraremos também que as críticas, particularmente, epistemológicas e ontológicas são sustentadas por eminentes físicos. Nossa preocupação principal, concentrar-se-á nos aspectos construtivistas que transferem pressuposições de caráter epistêmico e ontológico do processo de ensino-aprendizagem, de estatuto relativista, para a compreensão da própria natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Por final, tentaremos ver em que medida não é necessário o comprometimento com uma epistemologia realista a fim de tornar a postura objetivista na física sustentável.
Palavras-chave: Construtivismo. Relativismo. Objetivismo. Ensino de Física.
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676 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V5(2), 2000 http:// |
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