Categoria: Física Artigos |
Apresentação e avaliação de material de sustentação e experimentação em ensino de Física |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
LIMA, Valderez Marina do Rosário; HARRES, João Batista Siqueira; BORGES, Regina Maria Rabello; ROCHA FILHO, João Bernardes da
Este artigo descreve e avalia o uso de um conjunto didático modular não-comercial destinado ao ensino de Física, no Ensino Médio, desenvolvido tanto para sustentação de experimentos gerais quanto para aplicação exclusiva em certos experimentos próprios do ensino da Mecânica. O material foi avaliado em sala de aula, em um curso de Licenciatura em Física, por licenciandos que utilizaram o conjunto ao longo de seus estudos. O artigo apresenta os resultados da pesquisa, a partir da análise das respostas dos licenciandos a um questionário. Os resultados sugerem que o material se constitui em um bom incentivo à proposição de atividades de laboratório no ensino de Física porque facilita a realização de experimentos de Mecânica e também de outros tópicos que exigem meios de sustentação. Os estudantes também assinalaram que o conjunto confere praticidade e ludicidade à experimentação, é de utilização simples e de fácil reprodução, sendo disseminado de forma livre, permitindo que professor e escola evitem os custos elevados de produtos comerciais destinados ao mesmo fim.
Palavras-chave: ensino de Física, experimentação, material de sustentação.
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563 0 bytes Experiências em Ensino de Ciências - V. 4, N. 1, 2 http://www.if.ufrgs.br/eenci/artigos/Artigo_ID69/v4_n1_a2009.pdf |
Categoria: Física Artigos |
As licenciaturas em Física das universidades brasileiras: um diagnóstico da formação inicial de prof |
Versão: Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
GOBARA, Shirley Takeco; GARCIA, João Roberto Barbosa
Este artigo apresenta os resultados preliminares de um projeto que teve como objetivo geral realizar um levantamento sobre os cursos de Licenciatura do Brasil. As informações que compõem esse levantamento foram obtidas inicialmente de um banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, que disponibiliza informações sobre as instituições que oferecem os diferentes cursos de graduação do Brasil. A partir desses dados, levantaram-se as instituições que oferecem cursos de Licenciatura em Física e utilizando-se de um questionário, buscou-se as informações sobre as condições de oferta e do número de egressos, dos últimos cinco anos, dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil. Esse projeto foi proposto tendo em vista o quadro complexo da formação de professores para o ensino médio, em particular, o problema que tem sido objeto de debate na esfera educacional que é o déficit de professores de física para atuar nas escolas de ensino médio. Finalmente, discute-se sugestões de organização institucional e possíveis percursos de formação desses profissionais que apontem alternativas para uma mudança do quadro atual.
Palavras-chave: Licenciaturas. Formação docente. Ensino de física.
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1746 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
Categoria: Física Artigos |
Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades |
Versão: pdf Atualização: 23/4/2013 |
Descrição:
ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de; ABIB, Maria Lúcia Vital dos Santos
Nesse trabalho foi analisada a produção recente na área de investigações sobre a utilização da experimentação como estratégia de ensino de Física, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão sobre as diferentes possibilidades e tendências dessas atividades tendo em vista subsidiar o trabalho de professores e pesquisadores do ensino no nível médio. A análise dos dados teve como referência os trabalhos publicados entre 1992 e 2001 na Revista Brasileira de Ensino de Física (SBF), em seu encarte Física na Escola e também no Caderno Catarinense de Ensino de Física (UFSC). Foram investigadas a área temática das publicações e diversos aspectos metodológicos relacionados com as propostas de atividades experimentais, como a ênfase matemática empregada, o grau de direcionamento das atividades, o uso de novas tecnologias e a relação com o cotidiano. Os resultados obtidos revelaram que a experimentação continua sendo tema de grande interesse dos pesquisadores apresentando essa estratégia ampla gama de enfoques e finalidades para o ensino de Física.
Palavras-chaves: Atividades experimentais, ensino de física, laboratório de física.
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806 0 bytes SBFísica http://www.sbfisica.org.br |
Categoria: Física Artigos |
Bola, taco, sinuca e física |
Versão: Atualização: 9/5/2008 |
Descrição:
COSTA, Eden V.
A sinuca é um jogo familiar entre os estudantes. Por isso, é conveniente utilizá-la como exemplo no estudo do movimento de um corpo rígido, e, não apenas nos problemas de colisões, frontais e laterais, como quase sempre aparece nos textos dos livros didáticos de física básica. Neste artigo, faremos a análise dos efeitos da tacada. Discutiremos a tacada alta, a tacada baixa e faremos a análise do movimento da bola-projétil e da bola-alvo. Veremos que a altura do ponto onde o taco atinge a bola determina o tipo de movimento executado. Podemos dizer que a sinuca é um exemplo bastante útil para o estudo da dinâmica do corpo rígido.
Palavras-chave: Corpo rígido. Colisões. Sinuca. Tacada alta e Tacada baixa.
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3501 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
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