Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interpretações da Teoria Quântica e as Concepções dos Alunos do Curso de Física Popular Versão: 
Atualização:  23/4/2013
Descrição:
MONTENEGRO, Roberto Luiz; UNUIOR, Osvaldo Pessoa

Este artigo investiga as interpretações “privadas” que os alunos de Mecânica Quântica desenvolvem a respeito desta teoria. Através de questionários, analisamos suas concepções sobre o experimento da dupla fenda, princípio de incerteza, estado quântico, retrodição e postulado da projeção. Correlacionando as respostas de cada aluno, constatamos que diferentes interpretações privadas são frequentemente usadas para analisar diferentes problemas. Outras conclusões sobre os processos cognitivos dos alunos são também obtidas.

Palavras-chave: Ensino de Mecânica Quântica. Pesquisa em ensino de Física. Interpretações da Mecânica Quântica.

Downloads 604  604  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V7(2), 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANTIAGO, Rosana B.; MARTINS, José Carlos

No intuito de apresentar propostas alternativas a abordagens metodológicas para o ensino de física, nesse artigo propomos trabalhar com a interdisciplinaridade da física dos esportes. Desenvolvemos um modelo físico para calcular o valor da força final que atinge o alvo quando o golpe do karatê chamado Gyaku-zuki é aplicado. Este golpe usa o quadril, o braço e punho, resultando num movimento parecido com um soco.

Downloads 604  604  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!As cores da lua cheia Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SILVEIRA, Fernando Lang da; SARAIVA, Maria de Fátima Oliveira

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente presenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores entre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Downloads 605  605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Padrões de Interferência em um Tecido de Cortina Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
RAMOS, Paulo Batista; SOUZA, Rogério Rodrigues de

Com a ajuda de um tecido utilizado em cortinas de decoração encontrado em lojas populares, propomos a observação de vários padrões de interferência que podem ser visualizados com um simples manuseio do tecido.

Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uso das experiências de cátedra no ensino de Física Popular Versão: pdf
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRIGONI, Giovanni Maria

Neste trabalho relatam-se os resultados de uma investigação sobre a aplicação de pequenas experiências de cátedra, realizadas durante aulas teóricas na área da óptica. O objetivo da investigação foi o de avaliar a possibilidade de inclusão dessas pequenas experiências no currículo da disciplina, o seu valor, considerando a existência de aulas de laboratório didático, o valor de utilizar tempo alocado para essas experiências, e o valor dessas experiências relacionado à melhoria do processo de aprendizagem dos alunos. A relação entre ensino teórico e experimentação nas áreas da Física foi considerada, concluindo que existe uma forte ligação intelectual entre as duas fases, e que nem sempre estas são realizadas em uníssono temporal ou sequencialmente. O resultado dessa primeira fase foi a necessidade de um apoio integrado e experimental durante o ensino da teoria. Dessa forma, os alunos compreendem a teoria de forma mais fácil e também a estrutura da aula resulta mais agradável. Na segunda fase do inquérito, as reações dos alunos foram observadas durante a aplicação dos experimentos nas aulas. Também foi avaliado o desempenho dos alunos na resolução de exercícios e desenvolvimento de uma compreensão dos fenômenos físicos descritos nos experimentos. A investigação foi completada com a aplicação de um questionário referente ao nível de satisfação dos estudantes, o efeito das experiências na compreensão dos tópicos e sugestões de melhoria dos experimentos. Em geral, os alunos responderam com entusiasmo à aplicação dos experimentos e indicaram uma melhora do seu processo de aprendizagem, o que ficou comprovado na resolução de exercícios e compreensão da teoria, através da melhoria das notas dos alunos nas turmas nas quais as experiências foram aplicadas.

Palavras-chave: Experiências de Cátedra. Física. Ótica. Ensino aprendizagem.


Downloads 610  610  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Periódicos - UFSC  Site http://www.periodicos.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Evolução de um Grupo de Aprendizagem num Curso de Física de Ensino Médio Popular Versão: pdf
Atualização:  19/4/2013
Descrição:
BARROS, Marcelo Alves; BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto

O objetivo desse trabalho consiste em investigar a dinâmica de funcionamento de um grupo de aprendizagem em física e as relações com as intervenções do professor. Os dados coletados, mediante gravação das aulas em vídeo, referem-se a uma situação didática que ocorreu num curso regular de física do ensino médio. A análise dos dados focalizou três aspectos: as dificuldades encontradas pelos grupos de alunos para se estruturarem como grupo de trabalho, a ação efetiva colocada em prática pelo professor e a evolução dos eventos ao longo de dois semestres. O referencial teórico para análise e interpretação dos dados é de orientação psicanalítica, particularmente o trabalho de Didier Anzieu sobre organizadores psíquicos inconscientes de grupo. Entre os principais resultados encontrados podemos destacar a mudança do grupo de uma configuração inicial em que predominou a indiferenciação e a fusão para uma posição final marcada pela subjetivação e individuação do grupo.

Downloads 613  613  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 1, n. 2, 2001  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revista/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Interferência da Luz: Uma Versão Simplificada do Espelho de Lloyd Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
CATELLI, Francisco; LAZZARI, Fernanda

Uma das várias formas possíveis para demonstrar a interferência da luz é o conhecido “espelho de Lloyd”, o qual pode ser usado para ilustrar uma curiosa transição da óptica geométrica para a Óptica Física. Neste trabalho é descrita uma versão deste dispositivo de simples execução e de muito baixo custo. A fonte de luz é um laser de diodo sem a lente colimadora, e o espelho, uma lâmina de vidro comum. Os resultados obtidos são empolgantes: o contraste das franjas claras e escuras é surpreendente e, adicionalmente, é muito fácil verificar que as franjas observadas são devidas à interferência da luz oriunda dos dois feixes. Provavelmente, trata-se de uma das demonstrações diretas mais simples de interferência da luz. Adicionalmente, esta montagem oferece a vantagem de uma transição bastante natural da Óptica Geométrica para a Óptica Física: os alunos descobrem que as franjas de interferência resultam da sobreposição de duas fontes: uma real e a outra virtual. Nos testes feitos até o momento em sala de aula, os alunos manifestaram grande interesse e motivação pelo assunto.

Downloads 614  614  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Densímetro de Baixo Custo Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo; DOMINGOS, João Batista Júnior; FERREIRA, Norberto Carlos

Este artigo mostra como pode-se construir um densímetro de baixo custo a partir de materiais simples e realizar experimentos com substâncias facilmente encontráveis no mercado.

Downloads 615  615  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 3, n. 1, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Caetano, o quantum de Planck e a expansão do universo Popular Versão: 
Atualização:  29/10/2012
Descrição:
VELOSO, Caetano.

Caetano Veloso na música Livros do seu CD Livro (agraciado no ano passado
com o Grammy, a mais importante premiação musical dos Estados Unidos,
na categoria World Music), se expressa em belos versos.

Palavras-chave: Radiação, quantum de energia.

Downloads 617  617  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A Física e os Adágios Populares  Popular Versão: 
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Ildeu de Castro

O conhecimento popular sobre a natureza e sobre a psicologia humana sempre surpreendeu a Ciência em geral e a Física em particular. Este trabalho registra um pouco desse conhecimento, classificando-o de acordo com sua área no contexto da Física.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 4, n. 2, 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »