Categoria: Física Artigos |
O Ensino de Física na Terceira Série do Ensino Fundamental Energia Elétrica |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PCHEK, Dejair.
XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF. 26 a 30 de Janeiro de 2009. Vitória - ES.
A Transposição Didática (TD) adequada a ao ensino de Ciências especificamente os conceitos físicos, no Ensino Fundamental (EF), pode ser um divisor de águas para a formação científica. No presente trabalho, desenvolvido na terceira série do EF, foi proposta uma TD para o ensino de energia elétrica e suas aplicações de forma qualitativa. Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, que visava verificar como o currículo de ciências no EF e uma proposta de TD para o ensino de energia elétrica e as aplicações do cotidiano dos alunos. Participaram das atividades práticas 61 alunos (30 alunos da 3ª série A/31 alunos da 3ª série B) do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jardim das Graças de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, localizada em Colombo-PR, no período de 28 de fevereiro a 4 de abril de 2008, em atividades inerentes ao trabalho de pesquisa, mantendo contato direto com os alunos, demais professores e funcionários da Escola de forma a ser uma pesquisa com ênfase na abordagem qualitativa, isto é, enfatizando o processo, aquilo que está ocorrendo e o seu significado., através de uma abordagem construtivista baseada em Vygostky, partindo sempre de uma “prática” partindo das concepções espontâneas dos alunos a construção do conceito físico inerente a proposta de cada aula. O processo de ensino aprendizagem da Física com abordagem construtivista favorece tanto à construção do conteúdo conceitual como à construção de habilidades, visando promover a curiosidade e a formação de um espírito científico, ou seja, que a ciência é uma construção, sendo que a partir deste paradigma podemos realmente atingir o objetivo proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de formamos um cidadão consciente, participativo e transformador da sociedade.
Palavras-chave: Energia elétrica. Ensino da Física. Séries iniciais.
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2676 0 bytes XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/ |
Categoria: Física Artigos |
A física determinando como o golfinho pesca |
Versão: pdf Atualização: 19/4/2013 |
Descrição:
COIMBRA, Débora; VALLE, Anderson Luis do; MELO, Franciele C. C.; MARLETTA, Alexandre.
Através da observação meticulosa da atividade dos golfinhos tucuxi, em Pipa, RN, houve uma discussão sobre como conceitos simples de mecânica, como a adição galileana de velocidades, concorrem para a eficácia das estratégias de caça realizadas por esses mamíferos.
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2546 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/ |
Categoria: Física Artigos |
Levitação eletrodinâmica: o ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para melhoria da |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
PAULA, Anderson Gomes de; VIANNA, Deise Miranda
Este artigo aborda parte do conteúdo do magnetismo para o ensino médio com ênfase em ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Em particular será tratado o fenômeno da levitação eletrodinâmica que fundamentado na indução magnética fornecerá suporte científico necessário para a compreensão de tecnologias correlatas. A motivação desta proposta é a poluição do ar causada pela utilização de algumas tecnologias, como, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Com a orientação do professor de física, propõe-se que os alunos correlacionem as várias causas da poluição do ar, com ênfase nas originadas pelos meios de transporte, possibilitando a discussão sobre a tecnologia de trens de levitação.
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2097 0 bytes Física na Escola, v. 8, n. 1, 2007 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Bola, taco, sinuca e física |
Versão: Atualização: 9/5/2008 |
Descrição:
COSTA, Eden V.
A sinuca é um jogo familiar entre os estudantes. Por isso, é conveniente utilizá-la como exemplo no estudo do movimento de um corpo rígido, e, não apenas nos problemas de colisões, frontais e laterais, como quase sempre aparece nos textos dos livros didáticos de física básica. Neste artigo, faremos a análise dos efeitos da tacada. Discutiremos a tacada alta, a tacada baixa e faremos a análise do movimento da bola-projétil e da bola-alvo. Veremos que a altura do ponto onde o taco atinge a bola determina o tipo de movimento executado. Podemos dizer que a sinuca é um exemplo bastante útil para o estudo da dinâmica do corpo rígido.
Palavras-chave: Corpo rígido. Colisões. Sinuca. Tacada alta e Tacada baixa.
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3495 0 bytes Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. http:// |
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