Categoria: Física Artigos |
Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana |
Versão: Atualização: 24/4/2013 |
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo
Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.
Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.
|
615 0 bytes Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001 http:// |
Categoria: Física Artigos |
Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.
|
626 0 bytes Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N. http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf |
Categoria: Física Artigos |
Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET |
Versão: pdf Atualização: 27/3/2012 |
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson
O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.
Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.
|
638 0 bytes Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf |
|