Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.; VEIT, Eliane A.

Neste artigo analisamos o comportamento da energia eletromagnética em circuitos do tipo RLC. Discutimos as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos básicos envolvidos neste tipo de circuito e apresentamos dois produtos oriundos de um trabalho de pesquisa: i) um conjunto de atividades de simulação e modelagem computacionais, propostas com o software Modellus, levando em conta tais dificuldades, com o objetivo de auxiliar o aluno a superá-las e ii) um teste sobre a compreensão de conceitos físicos envolvidos em circuitos RLC.

Palavras-chave: Simulação computacional. Modelagem computacional. Concepções alternativas. Circuitos RLC. Energia eletromagnética. Ensino de Física.

Downloads 606  606  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A invenção do conceito de quantum de energia segundo Planck Popular Versão: 
Atualização:  15/8/2012
Descrição:
Studart, Nelson

Há cem anos, a ideia do quantum provocou uma revolução na ciência e a busca de uma nova base conceitual para a física, como enfatizou Einstein. Neste artigo discuto os aspectos essenciais de Planck de 1900 sobre a radiação de corpo negro e a hipótese de quantização de energia.

Palavras-chave: radiação de corpo negro; quantização de energia

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Entrevista com o conde Rumford: da teoria do calórico ao calor como uma forma de movimento Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MEDEIROS, Alexandre

Neste trabalho são apresentadas a história e a obra do conde Rumford na forma de uma entrevista construída. O objetivo central é mostrar a complexidade da teoria do calórico e o papel desempenhado por Rumford para superá-la. Algumas digressões filosóficas resgatam pontos nevrálgicos da ligação entre a história da ciência e a pedagogia da mesma.

Downloads 608  608  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a02.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Laboratório didático de Física a partir de uma perspectiva kuhniana Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
ARRUDA, Sergio de Mello; SILVA, Marcos Rodrigues da; LABURU, Carlos Eduardo

Os estudos atuais sobre o laboratório didático de Física têm se fundamentado na utilização do método hipotético-dedutivo, propondo o desenvolvimento das atividades experimentais como um processo de investigação, o que revela a sua inspiração popperiana. Nesse trabalho, a partir de uma discussão sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn, complementadas pelo pensamento de van Fraassen, uma nova orientação para o laboratório de Física, concebendo-o, não como uma verificação ou falseamento de hipóteses, mas como um processo de adaptação entre a teoria e o experimento.

Palavras-chave: Filosofia da ciência. Relação teoria-experimento. Laboratório didático de física.

Downloads 609  609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V6(1), 2001  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Einstein e a Filosofia Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DAHMEN, Sílvio R.

Albert Einstein teve, ao longo de sua vida, um intenso envolvimento com a Filosofia e com filósofos da ciência, fato que marcou de maneira profunda seu modo de fazer Física. Discutimos neste artigo alguns pontos basilares deste seu envolvimento e de seu texto “Física e Realidade”.

Palavras-chave: Fíısica geral. História da ciência. Filosofia da ciência.

Downloads 611  611  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!E assim se fez o quantum... Popular Versão: 
Atualização:  24/1/2013
Descrição:
FELDENS, Bruno; DIAS, Maria Cardoso; SOARES, Penha e Machado; SANTOS, Wilma.

Neste trabalho, é apresentada a história do nascimento do conceito de quantum de energia, por Max Planck.
Palavras-chave: quantum de energia, distribuição de Planck, história da física.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 461 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica d Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MARTINS, Renata Lacerda Caldas; LINHARES, Marília Paixão; REIS, Ernesto Macedo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Voo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o voo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas ideias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.

Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa, mapas conceituais, ensino de Física.

Downloads 619  619  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. de Pesq. em Educ. em Ciênc., Vol. 9, N.  Site http://www.fae.ufmg.br/abrapec/revistas/V9N1/v9n1a3.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Partículas e Interações Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio

Este artigo apresenta um sumário das partículas elementares e das interações fundamentais, segundo o Modelo Padrão. Na sequência, são apresentados dois mapas conceituais, um para partículas e outro para interações, que esquematizam conceitualmente esse modelo.

Downloads 621  621  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Objetos de aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PhET Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson

O artigo aborda uma ampla classe de recursos instrucionais chamados Objetos de Aprendizagem, que se encontram disponíveis em repositórios na Internet. São essencialmente recursos digitais em diferentes formatos: áudio, vídeo, animação e simulação computacional com certas características específicas no processo de ensino e aprendizagem. Em particular, é proposto o uso das simulações interativas do projeto Physics Educacional Technology (PhET) da Universidade do Colorado.

Palavras-chave: Prática docente. Objetos de Aprendizagem. PhET.

Downloads 627  627  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!A interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki Popular Versão: pdf
Atualização:  28/3/2012
Descrição:
SANTIAGO, Rosana B.; MARTINS, José Carlos

No intuito de apresentar propostas alternativas a abordagens metodológicas para o ensino de física, nesse artigo propomos trabalhar com a interdisciplinaridade da física dos esportes. Desenvolvemos um modelo físico para calcular o valor da força final que atinge o alvo quando o golpe do karatê chamado Gyaku-zuki é aplicado. Este golpe usa o quadril, o braço e punho, resultando num movimento parecido com um soco.

Downloads 630  630  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 10, n. 2, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num2/a06.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »