Educadores

Ínicio : Física : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Uma Reflexão sobre Prática e Ações na Formação de Professores para o Ensino de Física Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
FERREIRA, Doralice Bortoloci; VILLANI, Alberto

Nesse artigo é mostrada a trajetória do grupo e sua evolução para afastar seus medos da física possibilitando assim, assumir com segurança o seu ensino. Durante o trabalho houve, ainda, a verificação de alguns impasses sofridos pela professora/pesquisadora em sala de aula e que poderiam resultar em uma possível mudança metodológica na sua prática. Ao final do curso novas possibilidades de explicação foram necessárias, levando-se em conta as indagações e situações que a professora colocou para sua reflexão durante todo o trabalho.

Palavras-chave: Formação de professores. Ensino de Física. Mapas conceituais.

Downloads 563  563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Abrapec, v. 2, n. 2, 2002  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Problemas abertos e seus problemas no laboratório de Física: uma alternativa dialética que passa pel Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LABURÚ, Carlos Eduardo

Este trabalho realiza uma análise crítica de uma proposta de investigação para as atividades de laboratório, originária de problemas abertos de lápis e papel, que vem sendo disseminada na literatura. Como alternativa, propõe-se uma metodologia de investigação que se sustenta não só no discursivo dialógico, mas que realça o papel do discurso univocal e da necessária integralidade entre as várias etapas dessa metodologia para que se alcance o objetivo pedagógico desta proposta metodológica.

Palavras-chave: Problemas abertos. Método de investigação. Laboratório de física. Discurso.

Downloads 565  565  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V8(3), 2003  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Ondas de água: uma revisão ao nível médio Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
SANTOS, Almir Guedes dos; BARROS, Fernando de Souza

A presente revisão é motivada pela carência de textos sobre as propriedades de ondas de água em física elementar. São abordados os tratamentos existentes na literatura para a descrição das propriedades básicas de ondas de água, dando-se preferência aos modelos simplificados do fenômeno da onda. A discussão sobre as propriedades das ondas é um complemento essencial para o aluno do ensino médio e quase um imperativo para o fomento de ações de preservação ecológica do nosso litoral. Torna-se assim necessário antecipar a demanda desse material educacional nas escolas brasileiras.

Downloads 575  575  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 9, n. 2, 2008  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num2/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Representações mentais dos alunos em Mecânica Clássica: três casos Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MOREIRA, Marco Antonio; LAGRECA, Maria do Carmo Baptista

Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados durante dois semestres letivos com a finalidade de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi também realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que nos permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais “elaborados” os modelos mentais, mais facilmente os alunos podem compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula. Este trabalho complementa outro no qual apresentamos as categorias as quais chegamos: proposicionalistas, modelizadores proposicionalistas e modelizadores imagísticos. Cada caso que aqui relatamos ilustra detalhadamente uma destas categorias.

Palavras-chave: Modelos mentais. Representações mentais. Conceitos físicos.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Investigações em Ensino de Ciências – V3(2), 1998  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do pla Popular Versão: 
Atualização:  24/4/2013
Descrição:
NARDI, Roberto; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de

O presente artigo procura mostrar a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra, obtidas a partir de um estudo psicogenético anteriormente realizado sobre as ideias que evoluem para a noção de campo de força (NARDI, 1990). A análise das entrevistas clínicas, realizadas numa amostra de 45 sujeitos escolhidos aleatoriamente entre estudantes de 1º e 2º graus de São Paulo, Brasil, permitiu também comparar os dados obtidos com os trabalhos realizados por NUSSBAUM e NOVICK (1979) e apontar algumas sugestões a serem consideradas na construção de atividades de ensino sobre o tema.

Palavras-chave: Noções de estudantes. Espaço, forma e força gravitacional da Terra.

Downloads 581  581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma  Investigações em Ensino de Ciências – V1(2), 1996  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Análise de um estilingue e espirais de caderno: Um estudo de caso Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Pablo; RINO, José Pedro

As constantes de mola de espirais de caderno e de tubos de látex foram determinadas utilizando procedimentos experimentais acessíveis à maioria dos laboratórios. Mostramos que as espirais de caderno seguem a lei de Hooke enquanto o tubo de látex tem uma força de restauração não linear com a deformação. Determinou-se a velocidade que um projétil de alguns gramas pode atingir ao ser arremessado por um estilingue feito com tubos de látex. A quantidade de movimento adquirida por pequenos projéteis arremessados desta maneira pode ser fatal.

Palavras-chave: Constante elástica. Estilingue. Lei de Hooke.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n.   Site 
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sobre as origens das definições dos produtos escalar e vetorial Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
MENON, M.J.

Nos livros-texto de física e de matemática utilizados em cursos básicos universitários, as operações de multiplicação de dois vetores (produtos escalar e vetorial) são introduzidas apenas como definições, sem nenhuma referência ou discussão a respeito das razões formais e/ou motivações que levaram ao estabelecimento de tais estruturas. Neste trabalho, apresentamos uma breve revisão didática sobre as origens dessas definições, discutindo os resultados pertinentes, formais, estabelecidos por Hamilton no contexto da álgebra de quatérnions e certas "adaptações" feitas por Gibbs e Heaviside, as quais deram origem ao ramo da matemática que hoje é popularmente conhecido como "álgebra vetorial". Comentamos algumas desvantagens decorrentes dessas "adaptações", fazendo referência a outros sistemas algébricos práticos e formalmente bem fundamentados (álgebras de Grassmann e Clifford). Indicamos e comentamos alguns artigos e trabalhos, básicos e também recentes, nos quais o assunto pode ser aprofundado.

Palavras-chave: álgebra vetorial, quatérnions.

Downloads 582  582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Rev. Bras. Ensino Fís., v. 31, n. 2, 2009  Site http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/06.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
LIMA, Magali Fonseca de Castro; SOARES, Vitorvani

A utilização de jogos como instrumento pedagógico no ensino das ciências vem sendo bastante aplicada atualmente. Este trabalho apresenta uma estratégia envolvendo o jogo e a cinemática que pode ser empregada pelos professores para atrair os seus alunos para o aprendizado.

Palavras-chave: Prática docente. Jogos. Cinemática.

Downloads 583  583  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol11/Num1/a07.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Sustentação aerodinâmica: denunciando os erros do mecanismo físico Popular Versão: pdf
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
OLIVEIRA, Pedro Magalhães

Ao arrepio de concepções porventura “clássicas”, o objetivo deste artigo é apresentar uma argumentação válida que explique, clara e convenientemente, o mecanismo da sustentação aerodinâmica. Pretende-se, assim, dirimir interpretações, outrora apresentadas em textos de física, que não fazem sentido quando aplicadas ao fenômeno aerodinâmico, tanto as que por tradição se baseiam em Bernoulli, quanto as que buscam seus fundamentos em Newton.

Downloads 584  584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Física na Escola, Vol. 10, n. 1, 2009  Site http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol10/Num1/a08.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Física Artigos
Fazer Download agora!Simulação e modelagem computacionais no auxílio à aprendizagem significativa de conceitos básicos de Popular Versão: 
Atualização:  27/3/2012
Descrição:
DORNELES, Pedro F.T.; ARAUJO, Ives S.; VEIT, Eliane A.

Neste artigo analisamos o comportamento da energia eletromagnética em circuitos do tipo RLC. Discutimos as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos básicos envolvidos neste tipo de circuito e apresentamos dois produtos oriundos de um trabalho de pesquisa: i) um conjunto de atividades de simulação e modelagem computacionais, propostas com o software Modellus, levando em conta tais dificuldades, com o objetivo de auxiliar o aluno a superá-las e ii) um teste sobre a compreensão de conceitos físicos envolvidos em circuitos RLC.

Palavras-chave: Simulação computacional. Modelagem computacional. Concepções alternativas. Circuitos RLC. Energia eletromagnética. Ensino de Física.

Downloads 586  586  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n.   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 »